Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0276g.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/12/05 22:15:44
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - A MAIS ESPORTIVA
Olimpíadas incrementam o judô santista

Leva para a página anterior


Rogério Sampaio, ao ganhar o ouro olímpico no judô em Barcelona, em 1992
Fotograma: arquivo, programa da TV Bandeirantes apresentado em 10/6/2004 às 19h17

Tendências as mais variadas, procedentes dos mais distantes pontos da Terra, convergem para Santos e principalmente para as suas praias, quando o assunto é exercício corporal. E o judô é um exemplo significativo, crescendo significativamente na região a partir dos resultados obtidos nos Jogos Olímpicos realizados em 1992 na cidade espanhola de Barcelona, como citado nesta matéria, publicada no caderno AT Especial do jornal santista Jornal da Orla em 25 de julho de 1993:


Movimento nos clubes e nas academias apresenta crescimento
Foto publicada com a matéria

JUDÔ
Esporte ganha espaço e forma novos campeões

Zuleide de Barros

A cidade do futebol já não é mais a mesma. O esporte que projetou o nome de Santos nos quatro cantos do mundo, na época do endiabrado Pelé e dos rapazes de ouro da Vila Belmiro, já não atrai tanto as crianças como antigamente. O judô está ampliando cada vez mais o seu espaço, não só em Santos, mas em toda a região, transformando a cidade num celeiro de atletas campeões.

O interesse cada vez maior pela modalidade de esporte começou a ser observado antes mesmo de o judoca Rogério Sampaio obter a medalha de ouro na Olimpíada de Barcelona, no ano passado. Mas o ouro trouxe novo alento aos jovens, provocando uma verdadeira corrida às academias. "Era de se esperar essa explosão de talentos, que se vê agora, diante da quantidade de atletas", afirma o professor José Gomes de Medeiros, que desde 1964 dá aulas de judô na Associação Atlética dos Portuários. As turmas foram se ampliando em quase todos os clubes e academias da Baixada. Grupos de crianças com apenas quatro anos de idade já começam a praticar o esporte.

Recorde - Nada menos que sete medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze foram trazidas por atletas da Baixada Santista, que obtiveram destaque no recente Campeonato Sul-Americano de Judô, realizado em Buenos Aires, Argentina. Praticante do esporte desde os quatro anos, o atleta Luiz Fernando Reis Franco, campeão sul-americano na categoria meio-médio, está seguindo os passos de Rogério Sampaio.

Aos 20 anos de idade, Luiz Fernando já acumula uma série de títulos brasileiros. Mas o sul-americano foi a primeira competição de nível internacional que participou, mostrando uma excelente performance, graças aos treinamentos diários. O judô está no sangue do jovem atleta, que é filho do professor José Aderbal Sardinha, campeão na década de 60.

Luiz Fernando não pretende parar por aí. Paralelamente ao esporte, o atleta cursa o terceiro ano da Escola Panamericana de Arte, em São Paulo. Os estudos têm dificultado um pouco as viagens. Mas além de perseguir o ouro olímpico, o judoca tem planos de entrar no seleto clube da publicidade e da propaganda.

A meta de Luiz Fernando é participar da Olimpíada de 96, em Atlanta, Estados Unidos. Mas, antes disso, pretende marcar seu nome no circuito internacional do esporte. Ele já se prepara visando aos Jogos Pan-Americanos do ano que vem, o Campeonato do Colorado, EUA, e o Circuito Europeu. Garra e preparo físico não lhe faltam, pois tem como técnicos o campeão olímpico Rogério Sampaio e Ivo Nascimento. O preparador físico é Fernando Terras.

Drama na seleção - Se por um lado a explosão do judô contribuiu para divulgar mais o esporte, por outro dificultou muito a vida dos atletas. É que o exagerado número de competidores, todos de excelente nível, dificultou a busca por um patrocínio. O professor José Medeiros acredita que as empresas não detectaram a importância do judô na região, uma vez que em outras modalidades de esporte os atletas não encontram tanta dificuldade para arranjar patrocinadores.

"Santos é uma terra privilegiada. Depois do desempenho de Rogério Sampaio na Olimpíada, os atletas da Baixada passaram a acreditar mais neles", afirma. O professor Medeiros aponta o judoca Fabiano de Oliveira Ramos, da AA dos Portuários, como outra grande promessa no esporte. "Ele foi considerado o atleta mais técnico do VI Torneio Sakura de Judô, competição realizada logo depois do Sul-Americano, na qual obteve mais uma medalha de ouro".

Para se ter uma idéia da performance dos santistas, basta lembrar que Santos já participou com três e até quatro judocas na seleção que é composta por sete atletas. "É um drama selecionar as equipes, com tanta gente boa", observa Medeiros, que é técnico da seleção santista feminina. Daí todo o trabalho para obter um patrocínio. Mesmo com a ajuda da Academia de Judô Rogério Sampaio e da Secretaria Municipal de Esporte de Santos (Semes), Luiz Fernando está encontrando dificuldades para arcar com as despesas das viagens internacionais. "São competições importantes para o meu crescimento individual e que me darão cancha lá fora", analisa.

Como só a equipe de seniores tem o patrocínio direto do Banco do Brasil, os atletas das demais categorias são obrigados a custear suas despesas de viagens, bastante elevadas. Luiz Fernando calcula em 1.500 dólares, no mínimo, a viagem para o Colorado, EUA. Este é um problema que também está sendo enfrentado pela campeã sul-americana Adriana Capela, atleta do CR Tumiaru, de São Vicente. Na viagem para o campeonato de Buenos Aires ela contou com o patrocínio do Grupo Cargo, através da Cargomar e Cargonave. Ela agora tenta manter os patrocinadores para as próximas viagens internacionais.

Além de Luiz Fernando dos Reis Franco e de Adriana Capela, também obtiveram medalha de ouro no Sul-Americano: Rogério Sampaio Cardoso, Rúbia Araújo Santos, Andréia Berti Rodrigues, Andressa Aparecida Bariani e Fabiano de Oliveira Ramos. As medalhas de prata ficaram com Luciane Cristina de Oliveira Sansão, Cristina Silva Sebastião e Isadora Espírito Santo Gonçalves. Magda Coelho, do Guarujá, ficou com a medalha de bronze.

No VI Torneio Aberto Sakura de Judô, os destaques ficaram com Fabiano de Oliveira Ramos, Andréia Berti Rodrigues e Cristina Silva Sebastião, que obtiveram medalhas de ouro.


O judoca Luiz Fernando Reis Franco, campeão sul-americano na categoria meio-médio
Foto publicada com a matéria


Rogério Sampaio, ao ganhar o ouro olímpico no judô em Barcelona, em 1992
Fotograma: arquivo, programa da TV Bandeirantes apresentado em 10/6/2004 às 19h17