Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0276e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/26/05 10:14:37
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - A MAIS ESPORTIVA
Um exercício diferente

É o Radio Taiso, de origem japonesa

A prática de uma modalidade japonesa de exercício físico foi registrada em 23 de março de 1997 pelo jornal santista A Tribuna, no caderno AT Especial:


A turma do professor Arata Kami chama a atenção pela plástica dos movimentos,
feitos junto ao mar, de manhã bem cedo, sempre ao som de música japonesa. É contagiante
Foto: Walter Mello, publicada com a matéria

SAÚDE

Radio Taiso, uma ginástica junto ao mar

Todos os dias, às 6h30, um grupo de praticantes se reúne no Boqueirão para fazer os exercícios japoneses

José Luiz Araújo
Da Reportagem

Eles vão chegando aos poucos. Um vem de carro, outro de ônibus, tem quem chegue a pé. Vêm de vários lugares da Cidade, têm idades variadas, problemas diferentes. São empresários donas-de-casa, estudantes, profissionais liberais. O que eles têm em comum? A pontualidade britânica, o gosto pelo que estão fazendo e, principalmente, a afirmação, categórica, dos benefícios à saúde. São os adeptos da Radio Taiso, ginástica criada em Tóquio, no Japão, há 70 anos.

Comparando com o que temos aqui, é algo parecido com a ginástica localizada (ou rítmica) - aquela feita em academia, com o acompanhamento de música. As diferenças básicas são duas: a música é japonesa e suave, e os movimentos são leves. Podem praticar a Radio Taiso pessoas de oito a 80 anos, ou mais.

Em algumas épocas do ano - principalmente quando há horário de verão e os relógios estão adiantados 60 minutos - eles chegam à Praia do Boqueirão quando o sol ainda nem deu o ar da graça: às 6h30. De segunda a domingo. Nem mesmo com chuva leve deixam de se reunir. Nesse caso, ficam embaixo da marquise da fonte luminosa.

Olho no relógio, o instrutor apita: é o sinal do início da aula. Arata Kami, presidente da Associação Japonesa de Santos, tem 63 anos, nasceu em Fukuoka, Japão, e há 43 anos veio para Santos. Às 6 da manhã, em ponto, ele já está na praia, e em uma pequena agenda anota o nome de quem vai chegando.

Apesar do perfeccionismo e da disciplina tão característicos dos japoneses, esse tipo de chamada não significa obrigatoriedade de presença. É apenas uma forma de Arata Kami saber quem está participando das aulas e, com o tempo, poder chamar a todos pelo nome.

Nas fábricas - Claro que como nem sempre há casa cheia, às vezes a aula conta com 70, 100, 130 pessoas. Quando ninguém falta, chega a ter 200. Todas em busca de alimento para o espírito e para o corpo.

A primeira música é cantada apenas pelos japoneses (que formam a maioria dos praticantes), devido à dificuldade do idioma. Mas é apenas uma. As demais são apenas tocadas no pequeno aparelho de som alimentado por pilhas.

A aula tem início com exercícios de respiração e de alongamento. Durante cerca de 40 minutos, os alunos fazem exercícios para a cabeça, o tronco, os braços e as pernas. Sempre com movimentos harmoniosos.

Arata Kami explica que a Radio Taiso não tem nada a ver com o Tai-Chi-Chuan ou a Yoga. É ginástica mesmo. No Japão, revela, é comum que, nas fábricas e nas escolas, empregados e alunos, antes do início das atividades, se entreguem à Radio Taiso.

No Brasil, onde foi introduzida há 18 anos, a prática já conta com dez mil adeptos, principalmente nos bairros de São Paulo. Em Santos, já completou três anos. A princípio, as aulas eram na sede da Associação Japonesa de Santos, e desde novembro do ano passado, passaram para a areia da Praia do Boqueirão.

Vantagens - "A Radio Taiso é boa para tudo. Para todas as partes do corpo e para a mente. Resolvemos trazê-la para a praia não só para divulgá-la, mas porque é o melhor lugar que existe. Tem espaço, ar puro e a energia da natureza. Não é obrigado, mas é bom que o aluno venha com roupas brancas. Elas transmitem limpeza e paz. E é mais bonito", filosofa um sorridente Arata Kami.

Vai longe o tempo em que as dores na coluna, principalmente na parte cervical, tiravam o sono de Iray Ferreira, de 5 anos, praticante de Radio Taiso desde o primeiro dia em que Arata Kami resolveu levá-la à praia. "Antes eu fazia Yoga, agora, só uso a parte do alongamento. Os exercícios para as demais partes do corpo vêm da Radio Taiso. Nunca mais senti dores na coluna. Larguei até a fisioterapia e a acumpuntura".

Giuse Pina, que se diz sentir com apenas 50 anos, é praticante há seis meses e conta que seu problema de pressão foi totalmente resolvido. No início, eu não percebi o motivo. Mais tarde, com mais aulas, entendi que era por causa da Radio Taiso. Hoje me sinto bem mais disposta, com o corpo mais ágil. Acordo às 6 da manhã todos os dias e minha filha, que tem bem menos idade, somente às 10 horas. Além do mais, há sempre a generosidade, a sabedoria e a tranqüilidade do Arata".

Um derrame deixou seqüelas em Tereza Nascimento, de 62 anos, que chegou a se aposentar por invalidez. Um deles foi a depressão. Ela tinha medo de tudo, inclusive de sair de casa ou de dirigir. Nem conversar com as pessoas direito ela conseguia. Tinha que tomar calmantes. A conselho do médico, foi andar na praia e o pessoal da Radio Taiso a atraiu. "Estou há três meses e já me sinto uma outra pessoa. Parei de tomar calmantes, voltei a sair e até a dirigir", confessa.

A cada dia aumenta o número de adeptos. Muitos chegam por curiosidade, experimentam e acabam ficando. Não é pequena a legião de praticantes que antes somente andava pela beira da praia. Agora, caminham, param para os 40 minutos de Radio Taiso e continuam a atividade aeróbica.

Não é necessário nada. Nem inscrição e nem conhecer alguém para ser apresentado. Quer mais três bons motivos? É de graça, não atrapalha quem tem que trabalhar logo cedo e dá para fazer vários novos amigos. É só chegar.