Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0267.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/27/05 22:05:32
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Um bebedouro para burros no Centro santista

A curiosa história foi relatada pela Prefeitura Municipal de Santos, em sua página Web criada em 1998:

A coluna metálica restante, em 2005
Foto: Carlos Pimentel Mendes, 20/8/2005

Coluna de metal é parte de bebedouro

Matar a sede dos burros e cavalos que puxavam as carroças que transportavam o café e outras mercadorias que chegavam de São Paulo, pela estrada de ferro São Paulo Railway até o cais do Porto de Santos, era a função do bebedouro existente na Praça Antonio Teles, onde há até hoje uma coluna de metal, que fazia parte dele.

Servia também posteriormente, para amarrar os animais. Ela está localizada bem em frente à Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda, antiga Recebedoria de Rendas, ao lado direito da Rua Brás Cubas, de quem vai em direção ao cais, e mede 1 metro e 40 cm de altura, com 52 cm de circunferência.

Bebedouros como este, foram construídos provavelmente no início deste século (N.E.: século XX), quando Santos começou a ter água encanada, em substituição aos chafarizes. A Diretoria de Cultura, da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes lembra que esta coluna de metal é o último vestígio da época dos muares.

Há dez anos (N.E.: portanto, em 1988), ela foi retirada pela Prefeitura para reforma da praça, mas, com a mobilização de comerciantes locais, liderados por Antonio de Andrade, e do jornal A Tribuna, a coluna voltou poucos dias depois, para o seu local de origem. Talvez pouca gente saiba o que significa aquela pequena coluna de metal, bem na beira da calçada, mas ela já teve grande utilidade.

Carroças dominavam a paisagem nas praças da República e Antônio Telles, no início do século XX
Foto: Calendário de 1979, editado pela Prodesan - Progresso e Desenvolvimento de Santos S.A., com o tema Imagens Antigas e Atuais

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais