Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0266c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/28/04 11:58:45
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - J. BOTÂNICO
Um jardim em homenagem a Chico Mendes (3)

Leva para a página anterior
Reformado em 2001, o Jardim Botânico Municipal Chico Mendes foi nos anos seguintes readequado para se integrar à rede Brasileira de Jardins Botânicos, e recebeu novos equipamentos, inclusive um estádio municipal para a prática de esporte amador.

A reforma de 2001 foi assim registrada pelo Diário Oficial de Santos, na edição de 4 de outubro de 2001:

O ex-jogador Pagão (no destaque): praça esportiva será batizada com seu nome
Imagem: reprodução da matéria, com foto maior registrada por Benê Pontes

OBRAS
Obras do estádio municipal estão em fase de conclusão

O novo estádio municipal, que será sede de futuros campeonatos de futebol amador na Cidade, está com suas obras em fase de conclusão. A praça esportiva será inaugurada no próximo dia 26, às 10 horas, e receberá o nome de Paulo César de Araújo, o Pagão, numa homenagem ao ex-jogador que brilhou no vitorioso time do Santos Futebol Clube de Pelé e cia.

Na última terça-feira, funcionários da Prodesan atuavam em várias frentes de trabalho, procurando acelerar os serviços de pintura, elétrica e de instalação de alambrados. O estádio está localizado na parte dos fundos do Jardim Botânico Chico Mendes, na Zona Noroeste, e oferece toda a infra-estrutura de um moderno centro esportivo para os amantes de futebol.

O campo possui 45 x 90 metros e é dotado de iluminação para jogos noturnos; o gramado conta com um sistema especial de drenagem, que proporciona o escoamento rápido da água das chuvas, e as arquibancadas de concreto armado são espaçosas (80 cm de assento) e têm capacidade para acomodar, confortavelmente, 1.080 torcedores em seus quatro blocos.

A inauguração do estádio municipal será marcada pela realização de jogo festivo com a participação de antigos jogadores do Santos que foram companheiros de Pagão.

Santista, nascido em 27 de outubro de 1934, Pagão conquistou inúmeros títulos pelo Santos, time pelo qual jogou entre 1955 e 1962. O jogador também defendeu, entre 62 e 65, o São Paulo Futebol Clube. Iniciou a carreira na várzea da Cidade e também vestiu a camisa da Portuguesa Santista e do Jabaquara. Pagão faleceu em abril de 1991.

O mesmo Diário Oficial de Santos, na edição de 24 de setembro de 2004, destacou:

ESPORTE E LAZER
Dirigente afirma que Estádio Municipal vai impulsionar futebol amador

Inauguração será domingo com o jogo entre Karametade e veteranos do SFC

"A inauguração do estádio municipal vai propiciar o renascimento do futebol de várzea. Um verdadeiro prêmio a todos os esportistas da Cidade que sonhavam com este momento". Está é a opinião do diretor-administrativo da Associação Santista de Futebol Amador (Asfa), George de Souza, que manifestou entusiasmo com a construção da praça esportiva dentro do Jardim Botânico Chico Mendes, na Zona Noroeste.

O estádio, com capacidade para quase 2 mil pessoas e dotado de toda infra-estrutura, será entregue pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Esportes (Semes), à comunidade, no próximo domingo, às 10 horas, com um jogo envolvendo uma equipe de veteranos do Santos e de artistas integrados por componentes do Conjunto Karametade. O local recebe o nome de Paulo César de Araújo, Pagão, um dos craques do timaço do Santos FC, na era Pelé.

Campeonatos - George de Souza se mostrava otimista, já que o estádio vai propiciar a reativação, de uma forma mais ampla, dos campeonatos amadores, festivais esportivos, bem como, da criação de escolinha de futebol para o surgimento de novos valores.

Ex-ponta esquerda e que atuou na várzea vicentina e santista, George lembra que a Cidade já teve quase 50 campos e mais de 100 times, como Barreiros, Vila Hayden, XI Santista, Largo São Bento, Juventude de Nova Cintra, Morávia etc. "Era um celeiro de craques que despontavam para o futebol profissional, como Pitanga, Teodoro, Clodoaldo, Negreiros e outros", lembra.

Novas equipes

O crescimento do setor da construção civil e o aproveitamento de espaços para novas obras foi aos poucos diminuindo o número de campos de futebol na Cidade. "Hoje para a várzea só ficou os campos do Bandeirantes, Eletropaulo e agora do Estádio Municipal que vai dar novo impulso", diz.

Ele frisa que em 45 anos de várzea, esta é a primeira vez, que uma Prefeitura dá um apoio significativo para o futebol amador com a construção de um estádio. "A Prefeitura e o pessoal da Semes estão de parabéns". O dirigente conta que a Asfa já está filiando quase 70 equipes para futuros campeonatos.

Drenagem

O estádio municipal possui campo com medidas oficiais (45 x 90 metros) e conta com iluminação para jogos noturnos; gramado com drenagem especial para escoamento da água, alambrado, arquibancadas de concreto para 1.080 pessoas, salas de administração, almoxarifado, cantina, banheiros e vestiários.


George de Souza afirma que a Asfa já está filiando quase 70 equipes para futuros campeonatos
Fotos: Cândido Gonzalez, publicadas com a matéria

Estádio Municipal na ZNO passa por últimos retoques

O novo Estádio Municipal Paulo César de Araújo, Pagão, no Jd. Botânico Chico Mendes, está recebendo os últimos retoques para sediar a partida inaugural, marcada para domingo, às 10 horas, entre um selecionado de ex-jogadores alvinegros, o grupo Karametade e convidados. Os fãs poderão conhecer de perto ídolos como Vavá (ex-integrante do grupo), Wagninho, Pepe, Mury e Márcio. Já no time de veteranos do Santos, estarão Clodoaldo, Pita, Lino, Lima, Abel Verônico, Gilberto Costa, Manoel Maria e outros.

A programação terá início às 10 horas, com shows de dança de rua a cargo de um grupo de 150 crianças da Secult, que integram o Projeto Nacional de Dança de Rua Infantil e do projeto Pirlimpimpim, além do grupo Adrenalina. Haverá ainda coreografia sobre personagens de circo, com direção do coreógrafo Ricardo de Andrade. Na seqüência, haverá o jogo entre os integrantes do Karametade e veteranos do Santos FC.

Leva para a página seguinte da série