Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0266a.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/28/04 11:51:05
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - J. BOTÂNICO
Um jardim em homenagem a Chico Mendes (1)

Leva para a página anterior
Para proporcionar mudas de plantas destinadas à arborização constante da Cidade, especialmente dos seus parques e jardins, fazendo o cultivo e a reposição de espécimes vegetais, a Prefeitura mantinha, desde o princípio do século XX, o Horto Municipal, inicialmente funcionando "no fundo do bairro do Jabaquara, ao fim da Av. Rangel Pestana (junto ao morro daquele nome)", como descrevem Francisco Martins dos Santos e Fernando Martins Lichti, na obra conjunta História de Santos/Poliantéia Santista (1996, volume III, São Vicente/SP).


Gramado no Jardim Botânico, em 1998
Foto: Tadeu Nascimento/Decom-Prefeitura Municipal de Santos

Fernando continua, informando que aquele antigo Horto "foi extinto, criando-se novo e grande Horto no bairro do Bom Retiro, onde, técnica e cientificamente, sob a direção de engenheiros especializados, são plantados, produzidos e selecionados as espécies e exemplares que devem ir para os parques-jardins da praia ou para os jardins de outros pontos da cidade."

E completa: "O Horto Municipal passou a denominar-se Chico Mendes, em 1989 (N.E.: Chico Mendes foi um ambientalista que lutou pela preservação da Amazônia, tendo sido assassinado em Belém do Pará pouco tempo antes dessa homenagem), e foi transformado, pelo prefeito David Capistrano Filho, em Jardim Botânico Municipal de Santos, a 25 de setembro de 1994, dele recebendo grande impulso. É um lindo parque ecológico, com 90 mil m², situado na Rua João Fracarolli, na Zona Noroeste. Além dos canteiros de mudas, estufas, sementeiras, mantém mais de uma centena de diversificadas plantas. É um local aprazível, com lagos, sombras, bancos, play-ground e muito espaço para lazer das famílias".


Interior do Jardim Botânico, em 1998
Foto: Prefeitura Municipal de Santos

Sobre esse local - que nos anos seguintes passaria por reforma de readequação, além de incluir um estádio municipal -, a Prefeitura Municipal de Santos também cita, em páginas Web criadas em 1998:


Canteiros de mudas do Jardim Botânico, em 1998
Foto: Prefeitura Municipal de Santos

Verde que te quero verde

Com 90 mil metros quadrados, o Jardim Botânico Municipal Chico Mendes é considerado a segunda maior área verde de Santos, perdendo apenas para os jardins da orla da praia, cuja extensão é de sete quilômetros. Mesmo instalado no meio da Zona Noroeste, uma das regiões mais populosas da Cidade, é possível encontrar no Jardim Botânico muita paz e tranqüilidade.

Fonte no Jardim Botânico Chico Mendes, em 1998
Foto: Prefeitura Municipal de Santos

Vários santistas, moradores ou não das proximidades, visitam o Jardim Botânico para caminhar, fazer cooper, sentar à sombra das árvores e contemplar as belezas naturais que no lugar são abundantes. O parque possui mais de 300 espécies cultivadas no local, algumas em extinção, como pau-brasil, cedro e mogno.

Além de um excelente canto da Cidade para descobrir e ter contato com a natureza, o Jardim Botânico exerce outras atividades como plantar e cultivar espécies para preservar e contribuir com a arborização de ruas, praças e jardins.

O local recebe em média 3 mil pessoas a cada mês que, além de contemplar a natureza, participam de atividades como a Trilha no Jardim, um passeio monitorado, que percorre 11 estações, cada uma com um tipo diferente de coleção de plantas. A Trilha no Jardim acontece às terças e quintas, com turmas às 8 e às 9 horas.


Interior do Jardim Botânico, em 1998
Foto: Prefeitura Municipal de Santos

Entre as espécies encontradas no Jardim estão plantas nativas da Amazônia, como a pupunha, açaí, mogno, seringueira, jenipapo, cajá-manga, entre outras. Na coleção de palmeiras, há 65 diferentes espécies entre elas a Imperial, usada na arborização da Av. Ana Costa.

Quem visita o Jardim Botânico logo é alertado de que pode pisar na grama. O contato mais próximo com a terra é fundamental para conhecer as espécies e sentir seus diferentes aromas e texturas. No parque existem três lagos, com patos, marrecos e gansos, além de cascata e de uma ilha com macacos.

Interior do Jardim Botânico, em 1998
Fotos: Tadeu Nascimento/Decom-Prefeitura Municipal de Santos

Outra atração é o espaço para a venda de plantas, cuja renda é revertida para os participantes do Projeto Terra, uma parceria entre a Secretaria de Higiene e Saúde e a Secretaria de Meio-Ambiente, onde pacientes dos Núcleos de Atendimento Psicossocial, em acompanhamento terapêutico, aprendem a cultivar plantas, ervas medicinais e jardins.


Um dos lagos, em 1998
Foto: Tadeu Nascimento/Decom-Prefeitura Municipal de Santos

A unidade municipal ainda promove trilhas, projetos de educação ambiental e programas com pacientes de saúde mental e portadores de doenças cardíacas, demonstrando que a proximidade com a natureza faz muito bem para a saúde,tanto para o corpo quanto para a mente. É só experimentar. O Jardim Botânico Chico Mendes fica na Rua João Fracarolli s/nº, Jardim Bom Retiro, aberto diariamente das 7 às 18 horas, com entrada gratuita.


Interior do Jardim Botânico, em 1998
Foto: Prefeitura Municipal de Santos

Leva para a página seguinte da série