Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0263e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/07/12 22:55:17
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - DIA DE PESCARIA
Histórias de pescador (5)

Leva para a página anterior
Foto-legenda publicada no jornal A Tribuna, em 13 de março de 2012, página A-1:


TROFÉU DE PESCA – Aproveitando um momento de folga, Jeferson Freitas dos Santos foi ao Píer do Pescador, na Ponta da Praia, em Santos, para algumas horas de lazer. Tentava apanhar ao menos um peixe, quando veio a surpresa: no anzol, um polvo. O molusco seria servido na noite de ontem mesmo

Foto: Irandy Ribas, publicada com a matéria, na primeira página

Matéria publicada no jornal santista A Tribuna, em 15 de março de 2012, página A-8: 


A pesca foi uma sorte para Jeferson Freitas dos Santos. E para o fotógrafo Irandy, que passava no local

Foto: Irandy Ribas, publicada com a matéria

Polvo pescado com anzol. Isso é normal?

Captura provoca dúvidas sobre aparecimento do animal no deck

César Miranda
Da Redação
Com colaboração de Tatiane Calixto

A captura de um polvo, na segunda-feira, no Deck do Pescador, tem rendido ainda boas discussões nas rodas de amigos que gostam de pescar naquele trecho da Ponta da Praia, em Santos.

Desde janeiro último já foram retirados d'água, próximo ao deck, cerca de 15 polvos. E o fato segue suscitando dúvidas. A principal é: por que vem aparecendo tantos nos anzóis dos pescadores?

Segundo o pesquisador do Instituto de Pesca (órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo), Acácio Ribeiro Gomes Tomás, a tendência é que continuem surgindo. Ele explica que o aparecimento dos moluscos pode ser atribuído, possivelmente, ao término da dragagem do Canal do Estuário, realizada pela Codesp.

Em razão do aumento da profundidade, segundo o pesquisador, o maior volume de água que penetrou no ambiente estuarino permitiu a entrada de uma quantidade maior de salinidade, um cenário bem propício para atrair os polvos.

De acordo com a chefe do escritório de Santos do Ibama, Ingrid Maria Furlan Oberg, as pedras que ficam nas imediações e também em torno da Fortaleza da Barra Grande ajudam a formar um ambiente perfeito para os moluscos.

No entanto, o que surpreendeu Ingrid foi a forma como o pescador capturou o polvo. "O que eu nunca tinha visto, na verdade, é pesca de polvo no anzol". Segundo especialistas, em geral, o animal é capturado por redes de arrasto e com potes.

Especialista em polvos, o pesquisador do Instituto de Pesca afirma que o molusco capturado é um Octopus vulgaris, tipo que representa mais de 90% das capturas registradas pela estatística de produção pesqueira do Instituto de Pesca.

Essa espécie faz apenas uma única desova em sua existência, que não ultrapassa 18 meses e, dependendo do molusco, pode chegar a ter de quatro a seis quilos. Uma curiosidade é que a fêmea morre após a reprodução e o macho não resiste muitos minutos após a cópula.

Como principal característica, a espécie dispõe de duas fileiras de ventosas justapostas em cada tentáculo. No gênero Eledone, que ocorre em águas além de 50 metros, há somente uma fileira.

Surpresa

15 polvos

 foram pegos próximos ao local, somente neste ano

 

Explicações técnicas à parte… - Os pescadores se dizem surpresos com os polvos. Eles suspeitam ainda que as iscas vivas atraem as espécies. "Peguei um no começo do mês. Era um pouco menor do que esse último. Pedi para um amigo tirar porque não sabia como fazer", diz o aposentado Aílton Strillazi Barbosa.

"Não sei por qual motivo, mas até outros peixes têm sido mais capturados aqui no deck. Nas últimas semanas, já vi sair muitas ciobas, corvinas, robalos", comenta o aposentado Silvio Matos.

O aposentado Daniel Remião confirma o fato. "Fazia tempo que não via tantos barcos na frente do deck. No último domingo eu contei mais de 40 parados. Um amigo comenta que pegou 14 pescadas de diversos tamanhos".

Charge publicada no jornal A Tribuna, em 15 de março de 2012, página A-4:


Imagem: charge de DaCosta, publicada em A Tribuna

Matéria publicada no jornal A Tribuna, em 18 de março de 2012, página A-8:


Plataforma ficou mais concorrida depois que um cidadão teve a sorte grande. Mas isso depende de mar calmo e fase da lua, diz o pescador...

Foto: Vanessa Rodrigues, publicada em A Tribuna

Agora, todos acham que vão pegar um polvo na pescaria

Deck do Pescador, na Ponta da Praia, ficou mais concorrido após a captura de moluscos

Da Redação

Ficou mais difícil garantir um espaço no Deck do Pescador, na Ponta da Praia, em Santos, após a captura de pelo menos oito polvos na semana passada. O fato, considerado pouco comum, atraiu pescadores até de fora da região, que ontem se espremiam na plataforma em busca de repetir o feito.

"Vamos ver se a gente também consegue levar um para casa", comentava a advogada Olga Tanabi,de 55 anos, que veio de São Bernardo do Campo acompanhada do filho, do cunhado e do sobrinho só para passar o dia no local. "Foi uma indicação de um amigo que também pesca. Quem sabe a gente dá sorte, né?", dizia, otimista.

Mesmo objetivo tinha o pescador João Roberto dos Anjos, de 60 anos, que chegou a presenciar uma dessas capturas, dias atrás, e queria garantir a sua também. Mas sua experiência na atividade indicava que não seria dessa vez.

"Pelo visto, hoje só vai dar corvina", comentou, explicando que polvos geralmente surgem quando o mar está calmo - sobretudo em lua nas fases minguante e crescente. "É quando saem em busca de alimento".


... João Roberto dos Anjos. Sem problema: "O que não falta é peixe"

Foto: Vanessa Rodrigues, publicada em A Tribuna

A ausência deles, porém, era compensada pelas histórias daqueles que tiveram o privilégio de fisgá-los. O pescador Marcos Belelli, por exemplo, relatava aos colegas o que tinha feito com os três moluscos que capturou na semana passada. "Fiz um monte de polvo à vinagrete. Uma delícia!".

Com mais de 35 anos de experiência no ramo, ele conta que o momento é bom para quem gosta desse tipo de pescado. "É época de procriação, o que facilita bastante a pesca".

Mas é preciso um pouquinho de técnica: "A isca, por exemplo, tem que ser de camarão ou de sardinha". Outra dica fundamental, segundo Marcos, é ter bastante paciência. "Não é como um peixe que se vê em abundância. Por isso, não pode ter pressa para pescá-lo".

De resto, é ter sorte - o que nunca é demais. "Todo pescador, laiás, precisa de um pouco". Porém, mesmo que não tenha, ele diz ser raro alguém voltar com as mãos vazias. "Se não pega polvo, pega corvina, pega robalo, cioba... O que não falta é peixe".


E ELA APROVEITA... - "Quero que apareçam muito mais peixes. O movimento melhora" - Vânia Magalhães, comerciante

Foto: Vanessa Rodrigues, publicada em A Tribuna

Comércio ganha - E, se os pescadores estão satisfeitos, mais ainda os comerciantes que atuam nas imediações. Um exemplo é Vânia Magalhães, de 42 anos, que mantém uma lanchonete no local. "No que depender de mim, quero que apareçam muito mais peixes, sejam polvos, corvinas ou até de outras espécies. O movimento sempre melhora nessas ocasiões, principalmente nos finais de semana".

Os ambulantes também gostam. Pelo menos dois aproveitavam a aglomeração de pessoas para incrementar suas vendas. "Onde tem gente, tem dinheiro", resumiu um deles, bastante satisfeito.

Leva para a página seguinte da série