Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0262f.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/11/11 12:24:31
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - M.PESCA
Museu de Pesca... e Macaé (6)

Leva para a página anterior
O lobo-marinho Macaé foi empalhado em 1996 e levado para o Museu de Pesca, como registra a publicação digital Online Unisanta, em seu caderno Regional de 31 de agosto a 14 de setembro de 1996 (consulta em 11/11/2011):
 

Imagem: captura de tela do site

 

Macaé, empalhado, é atração do Museu de Pesca

 

FotoPor Claudia Ruiz

O Museu de Pesca de Santos abriu as portas no último dia 25 de agosto para visitação ao leão marinho mais famoso da região. Macaé, que morreu vítima de problemas estomacais após ter vivido no Aquário Municipal durante 22 anos, foi empalhado e hoje encontra-se preservado para as futuras gerações.

Uma equipe formada por biólogos, um químico e dois artistas plásticos foi a responsável pela taxidermia (empalhamento) realizada no animal. O trabalho foi longo - tendo levado mais de seis meses para sua conclusão - e apresentou um custo elevado, atingindo cerca de US$ 5.600. O trabalho foi possível apenas graças ao patrocínio de 21 empresas e entidades educacionais.

A taxidermia consiste em retirar todo o interior do animal e curtir a pele, que, depois de preparada, recebe um enchimento de espuma de poliureto. Os olhos do animal empalhado foram importados da Espanha e receberam um camada de fibra de vidro, o que deu um aspecto vivo a ele.

A bióloga responsável pelo trabalho, Cássia de Freitas, garante que o processo executado em Macaé é um dos mais modernos em relaçao a técnicas e materiais utilizados. "Também a visitação será de grande utilidade para chamar a atenção do governo sobre a problemática do Museu, que já está fechado há nove anos", declarou a bióloga.

A opinião pública se divide. Segundo Carlos Eduardo dos Santos, 7 anos, a exposição do Leão Marinho é uma novidade e serve para matar as saudades. Já Camila Alvarenga, 6 anos, não gostou de ver Macaé taxidermizado. Para ela é uma imagem muito triste e só serve para aumentar as lembranças.
 
Os interessados em conhecer o novo lar de Macaé devem agendar dias e horários com a Administração do Museu, localizado à Avenida Saldanha da Gama, s/n - Ponta da Praia.

Leva para a página seguinte da série