Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0260j.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/08/06 15:21:05
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MEDICINA
Hospitais santistas em 1939

Em 1939, Santos tinha seis hospitais, além de outras entidades congêneres
Leva para a página anterior
Na sua edição especial de 26 de janeiro de 1939, comemorativa do centenário da elevação de Santos à categoria de cidade - exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda -, o jornal santista A Tribuna publicou esta matéria (grafia atualizada nesta transcrição):
 
Serviços de hospitalização e assistência geral em Santos

Santos oferece, neste capítulo, um exemplo frisante do elevado espírito de generosidade de seu povo e do louvável interesse com que se dedica aos serviços de hospitalização e assistência em geral. Seis são os hospitais existentes, a saber:

1º) Santa Casa de Misericórdia - É o mais importante da cidade, não só pela sua tradição, como pela capacidade hospitalar e serviços correlatos. O hospital é dirigido por uma irmandade, constituída pelos elementos representativos da cidade. Foi fundado em 1543, por Braz Cubas. Em 1837, foi edificada uma parte no local onde hoje se encontra.

Apesar da situação premente que aquela tradicional instituição vem atravessando, desde que o governo da República suprimiu, em 1931, o imposto de caridade que era arrecadado pela Alfândega local e distribuído a diversas instituições pias, a pobreza, os embarcadiços e marítimos nacionais e estrangeiros e as classes necessitadas, em geral, encontram ali toda sorte de recursos médicos, farmacêuticos e hospitalares, jamais regateados pela Santa Casa, que trata diariamente, em média, de 500 enfermos hospitalizados, além de outros serviços clínicos e de assistência médica e cirúrgica.

Depois da hecatombe ocorrida em 1928, com o desmoronamento de parte do Monte Serrate, que afetou grandemente o antigo hospital, a Irmandade mandou construir, em terreno de sua propriedade, na Vila Belmiro, outro grande e moderno hospital, cujas obras acham-se atualmente semi-paralisadas, em virtude da escassez de numerários com que luta a irmandade para sua conclusão, mau grado o auxílio que lhe tem sido dispensado pela Municipalidade.

Além de um perfeito serviço hospitalar, a Santa Casa possui, na encosta do Morro São Bento, a cavaleiro da cidade, o pavilhão para tuberculosos, onde são tratados os enfermos atacados pelo bacilo de Kock. E no louvável propósito de contribuir para solução desse importante problema social, mandou construir e mantém, em Campos de Jordão, um Sanatório Modelo, para onde são removidos os doentes mais afetados pela terrível peste branca.

É subvencionada anualmente pelos governos federal, estadual e municipal. A sua despesa mensal orça, em média, em um conto de réis.

2º) Hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência - É este outro estabelecimento hospitalar de grande importância e que honra a cidade, pela sua moderna, modelar e completa instalação. Foi fundado em 1860, no Paquetá, pela colônia lusa local. Tem cerca de 300 leitos e serviços de ambulatório e policlínico.

O novo hospital foi inaugurado no amplo e magnífico local onde hoje se acha, à Avenida Bernardino de Campos, no ano de 1922. De então para esta parte vem desenvolvendo os seus serviços, tendo inaugurado, recentemente, uma nova e importante seção - a da Maternidade.

Como dissemos, as suas instalações são completas e modelares, nada deixando a desejar. Possui, no corpo do edifício, uma capela e, nos fundos, com frente para a Rua São Paulo, um bem montado necrotério.

Dispõe de farmácia própria e não recebe subvenção alguma dos poderes públicos, sendo mantido pelos associados e pelas taxas estabelecidas para os serviços hospitalares.

3º) Hospital do Isolamento - O Hospital do Isolamento pertence ao Serviço Sanitário do Estado. Destina-se a segregar os doentes de moléstias epidêmicas e contagiosas. É um belo conjunto de confortáveis pavilhões, simetricamente construídos num grande parque ajardinado, com toda perfeita técnica e rigorismo científico. Tem capacidade hospitalar para 100 enfermos.

Possui farmácia e laboratório próprios, além de outras importantes seções especializadas, que completam as instalações daquele importante estabelecimento do Governo do Estado, como sejam a seção de desinfecção, de remoção especial de enfermos etc.

Está confiado à direção do Delegado de Saúde de Santos e todo pessoal de que dispõe está subordinado a esse departamento local do Serviço Sanitário.

4º) Casa de Saúde de Santos S/A - Este estabelecimento particular foi fundado em setembro de 1924, à Av. Conselheiro Nébias, e em 1937 passou por grandes reformas, tendo sido construído novo pavilhão com as mais modernas instalações, permitindo aos enfermos o maior conforto possível.

Dispõe de 2 apartamentos completos, 4 semi-apartamentos e 6 quartos especiais, todos eles com água corrente, quente e fria, serviço telefônico, luz indireta, sinalização moderna para chamada de enfermeiras etc., além de mais 8 quartos com água corrente etc., e 1 enfermaria com 6 leitos.

Para os doentes em convalescença e para os de clínica médica, possui a Casa de Saúde de Santos 1 pavilhão isolado, com 6 cômodos e uma enfermaria com 7 leitos.

A capacidade desta Casa de Saúde é de 70 leitos. Conta para o serviço hospitalar e de ambulatório de 2 salas de operações, 2 salas de curativos, a mais moderna instalação de Raios X, da General Electric, instalação de raios ultravioleta, de banhos de luz, eletricidade médica etc., além dos serviços complementares de moderna cozinha, lavanderia etc., e um parque que serve para o repouso dos enfermos. A média diária de enfermos hospitalizados é de 35.

5º) "Nursing-House" (Hospital Anglo-Americano) - Foi construído e é mantido pelas colônias britânica e norte-americana de Santos. Construído em 1926, à Rua Tolentino Filgueiras, canto da Av. Washington Luiz, vem servindo eficientemente os seus associados. Como os demais, mantém modelares seções clínica e cirúrgica, luxuosamente instaladas, e tem capacidade para abrigar 60 doentes internados.

6º) Hospital Infantil da Gota de Leite - Conquanto este estabelecimento hospitalar não esteja ainda funcionando, por não se acharem concluídas as obras, pode ser, contudo, desde já, incluído entre os hospitais locais, pois que dentro em breve se tornará realidade a louvável e humanitária iniciativa dessa benemérita instituição, que tomou a si a nobilitante tarefa de dotar a cidade de um grande hospital infantil, construído com os preceitos da moderna higiene, no amplo terreno da Av. Conselheiro Nébias.

Para a conclusão dessa importante obra, a Prefeitura contribuiu, neste exercício, com um auxílio de duzentos contos de réis, além de outros recursos que têm sido proporcionados para o mesmo fim, pelo Governo do Estado e pela população santista.

Assistência Pública - Possui, ainda, o Município, um perfeito serviço de Assistência Pública de Urgência (Pronto Socorro), mantido pela Prefeitura. Esse serviço, criado pelo Município em 1937, foi inaugurado em dezembro do mesmo ano.

Para acudir aos acidentados na via pública e prestar socorros urgentes, existem duas modernas ambulâncias, devidamente aparelhadas. O serviço clínico é desempenhado por sete profissionais, com revezamento, auxiliados por igual número de enfermeiros. A hospitalização dos acidentados é feita atualmente na Santa casa, em virtude de contrato estabelecido entre a respectiva Irmandade e a Prefeitura.

Ambulatórios e Serviços de Assistência a enfermos - Quanto a ambulatórios e serviços de assistência a enfermos, além dos serviços denominados "Externos", dos hospitais e casas de saúde, enumerados neste capítulo, temos instalações magníficas e importantes, como sejam: o Asilo de Inválidos, que abriga cerca de 200 párias em condições que enobrecem seus associados e diretores; a Cruz Vermelha Brasileira (filial em Santos), que mantém um perfeito serviço de policlínica e profilaxia de sífilis, prestando assistência médica diária a numerosos enfermos; o modelar Ambulatório Gaffrée e Guinle (instalado com todas as prescrições científicas, para tratamento de doentes não acamados, e que se dedica especialmente à profilaxia da sífilis, custeado exclusivamente pela Companhia Docas de Santos; a Assistência Auxílio aos Necessitados, que distribui gratuitamente medicamentos aos enfermos, auxiliando, ainda, pecuniariamente, a pobres; a Sociedade de Assistência aos Lázaros e Defesa contra a Lepra, que mantém no Leprosário Modelo Santo Ângelo, em Mogi das Cruzes, dois pavilhões destinados ao abrigo dos hansenianos de Santos; a Associação de Assistência aos Insanos, que construiu e mantém anexo ao manicômio de Juqueri, um pavilhão destinado ao abrigo dos insanos de Santos, dedicando-se, atualmente, com o auxílio pecuniário do Município e sob os auspícios do governo do Estado, a construir a colônia regional de insanos, no amplo terreno onde funcionava antigamente o Instituto Santa Emília, no Guarujá.

Além dessas instituições de assistência a enfermos, outras existem, de caráter beneficente, tais como: a Sociedade S. Vicente de Paula, a Associação Promotora de Instrução e Trabalho para Cegos, Loja Maçônica Fraternidade de Santos, Sociedade Italiana de Beneficência, Sociedade Espanhola de Socorros Mútuos e Instrução, Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio, Associação das Mães Cristãs, Rotary Clube de Santos, Prato de Sopa Monsenhor Moreira, Sociedade Amiga dos Pobres (Albergue Noturno), Associação Beneficente dos Empregados da Companhia Docas, Cooperativa dos Empregados da S. Paulo Railway, Sindicato dos Estivadores, Sindicato dos da S. Paulo Railway, Sociedade Beneficente dos Guardas Aduaneiros de Santos, Montepio Comercial, Sociedade Beneficente dos Chauffeurs, etc. etc., as quais mantêm dispensários para seus associados, alguns bem instalados e importantes, dispondo de ambulâncias próprias, como o Sindicato dos Estivadores, a Associação Beneficente dos Empregados da Cia. City e a Companhia de Seguros Segurança Industrial.

 Leva para a página seguinte da série