Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0260i.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/08/06 15:12:49
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MEDICINA
As instituições de assistência social

Em 1939, diversas entidades atuavam nesse campo, complementando também a ação hospitalar
Leva para a página anterior
Na sua edição especial de 26 de janeiro de 1939, comemorativa do centenário da elevação de Santos à categoria de cidade - exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda -, o jornal santista A Tribuna publicou esta matéria (grafia atualizada nesta transcrição):
 
Assistência social em Santos

Asilos, patronatos, recolhimentos e estabelecimentos para proteção e assistência à infância e à adolescência

Eficientes e valiosos são os recursos de que dispõe a cidade para esse serviço de assistência social.

A Associação Protetora da Infância Desvalida, fundada a 13 de maio de 1888, mantém o Asilo de Órfãos, à Av. Rodrigues Alves, n. 120, abrigando cerca de 270 menores de ambos os sexos, tendo capacidade para 350 asilados. Amparada pela população santista e pelos poderes públicos, aquela instituição vem prestando à infância desvalida serviços de grande benemerência.

Dirigido por irmãs de caridade, que ministram aos asilados todos os cuidados, o Asilo de Órfãos possui instalações completas e eficientes, inclusive uma capela para o culto religioso e um confortável hospital para tratamento dos menores ali internados. O seu patrimônio é de 1.930:700$. Conta 364 associados, que, mensalmente, contribuem para auxiliar a despesa com a manutenção do filantrópico estabelecimento, a qual atinge a 220:000$000, anualmente.

Outra instituição merecedora do amparo público e popular é a Associação Creche-Asilo Anália Franco, instalada também confortavelmente em prédio próprio, à Av. Ana Costa, n. 277, e que abriga 221 órfãos, sendo 179 do sexo masculino e 42 do feminino. Foi fundada em 28 de junho de 1922 e a sua despesa anual eleva-se a 135:000$000.

O Orfanato Santista é, igualmente, um asilo digno do mesmo amparo. Fundado em 25 de janeiro de 1927, está instalado em prédio próprio, à Avenida Conselheiro Nébias n. 680. Possui um patrimônio de 230 contos de réis e registra 350 associados. O número de meninos, atualmente, sob os cuidados daquele estabelecimento, é de 95, custando a sua manutenção 62:500$00 anualmente.

Há, ainda, o Asilo Olavo Ferrez, instalado em prédio próprio, à Rua Júlio Conceição n. 105. Fundado em 11 de janeiro de 1925, mantém e educa 43 órfãos de ambos os sexos, orçando a sua despesa anual em 35 contos de réis.

Não há muito foi, ainda, estabelecido em prédio confortável, à Avenida Conselheiro Nébias, um recolhimento para órfãos, mantido por irmãs de caridade. Esse recolhimento funciona anexo ao Colégio Maria Imaculada e nele há internadas 46 meninas, que recebem tratamento e instrução adequados, graças ao auxílio do povo santista, sempre propenso à prática da mais nobre das virtudes humanas - a caridade.

Temos o Instituto d. Escolástica Rosa, o popular estabelecimento profissional de ensino, da Avenida Bartolomeu de Gusmão, antes mantido pela irmandade da Santa Casa, em virtude de legado feito àquela instituição de caridade pelo benemérito santista João Octávio dos Santos, e atualmente incorporado ao patrimônio do Estado. O instituto possui um magnífico dispensário de puericultura dirigido pelos mais abalizados pediatras de Santos. Ali são tratados clinicamente, com todo o interesse, os adolescentes desvalidos, contribuindo eficientemente para a obra de assistência à infância.

Finalmente, a Assistência à Infância de Santos, instalada confortavelmente em prédio próprio, à Avenida Conselheiro Nébias n. 388, que presta à infância de Santos serviços relevantes, mantendo um dispensário para lactantes. Essa importante associação foi fundada em 11 de junho de 1914 e tem atualmente internadas 37 crianças, entre um mês e 3 anos de idade.

O serviço de ambulatório atende diariamente de 50 a 60 crianças e o lactário fornece o precioso alimento, puro e higienizado, a 180 crianças, também diariamente. A despesa anual com a manutenção desse importante serviço eleva-se a 240:000$000. Além de um quadro de filantropos associados, a Gota de Leite, como em geral todos os asilos de Santos, é subvencionada pelo Município e pelo Estado.

Atualmente, como já acentuamos no capítulo relativo aos hospitais, a benemérita instituição está em vésperas de inaugurar o novo e magnífico hospital infantil, anexo à sua sede, o qual foi orçado em 900 contos de réis.

 Leva para a página seguinte da série