Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0260b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/10/06 15:47:13
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MEDICINA
Hospital fechava quando o doente saía (1)

Leva para a página anterior
Texto publicado por Fernando Martins Lichti na Poliantéia Santista, volume III da obra conjunta com a História de Santos de Francisco Martins dos Santos, em 1996:
 

O Hospital de Isolamento, então em final de construção

Imagem: detalhe de foto publicada no álbum Exploração do Littoral - 1ª secção - Cidade de Santos á fronteira do Estado do Rio de Janeiro, da Commissão Geographica e Geologica do Estado de S. Paulo, impresso por Typographia Brazil de Rothschild Co., S. Paulo, 1915.

 Acervo da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio (SHEC) de Santos

Hospital Municipal de outrora

O Hospital Municipal funcionava no bairro do Saboó e era destinado ao tratamento de variolosos. Foi construído, mantido e administrado pela Intendência Municipal. Só se mantinha aberto quando havia doentes internados, como aconteceu no dia 21 de março de 1904, ocasião em que o Intendente Municipal, dr. Manuel Galeão Carvalhal, ordenou seu fechamento por haver obtido alta o único enfermo.

Pouco depois, era reaberto para receber outro varioloso, por determinação do chefe do Executivo, desembarcado de bordo do navio nacional S. Luís a 9 de dezembro de 1904.

Segundo comunicação do Intendente à Câmara, feita a 9 de dezembro de 1904, "a Administração procederá a melhoramentos precisos e necessários ao Hospital Municipal, em consonância com o médico interno, procurando, desse modo, cercar de todo o conforto e comodidade os enfermos ali recolhidos".

Todavia, o Hospital Municipal foi entregue ao Governo do Estado, que, pela unidade competente, o administraria e orientaria seus serviços. Isso ocorreu em 1905, consoante termo de 1º de dezembro de 1905.

Anos depois, voltou a ser instalado junto à Santa Casa da Misericórdia de Santos, na Av. São Francisco, no morro, onde hoje está o túnel Prefeito Rubens Ferreira Martins e de onde saiu, em 1945, com seu prédio condenado quando do desabamento do Monte Serrat. Aí funcionou muitos anos como Pavilhão de Isolamento Dr. Sotter de Araújo. O Hospital Municipal de outrora tornou-se o embrião do Hospital Guilherme Álvaro, hoje mantido pelo governo do Estado e instalado em frondosa chácara na Rua Dr. Oswaldo Cruz, nº 197.

Praça dos Andradas, com o prédio da Câmara e Cadeia semi-encoberto pelo tradicional arvoredo, tendo ainda à direita o casario que seria demolido depois para a construção da Estação Rodoviária. O prédio visto na elevação do morro é o Pavilhão de Isolamento dr. Sotter de Araújo, que funcionou durante muitos anos junto à velha Santa Casa de Misericórdia de Santos
Foto publicada com a matéria

 

Esta é a ata de inauguração do Hospital de Isolamento:
 

Acta da inauguração official do novo Hospital de Isolamento, construído pela Commissão de Saneamento de Santos

Aos dez dias do mez de Abril do anno de 1913, nesta cidade de Santos, presentes, em um dos pavilhões do Hospital de Isolamento, o representante do Presidente do Estado de São Paulo, Secretários de Estado, Senadores, Deputados, altas autoridades do Estado e do Município, Director do Serviço Sanitario, Inspectores Sanitarios, Engenheiros da Commissão de Saneamento e convidados, foi lavrada a presente acta, assignada pelas pessoas presentes, commemorando a inauguração official e a entrega do novo Hospital de Isolamento à Commissão Sanitaria de Santos.

O Hospital foi projectado elo engenheiro sanitario Mauro Alvaro e construido pela Commissão de Saneamento de Santos.

Santos, 10 de Abril de 1913

Oscar Rodrigues Alves, representando o Exmo. Sr. Presidente do Estado, F.Sr. Francisco de Paula Rodrigues Alves
(...)


Reprodução no acervo do historiador Waldir Rueda, de Santos/SP

Leva para a página seguinte da série