Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0256.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/15/07 23:00:18
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
No tempo das casas de banhos

Existiram dois estabelecimentos desse tipo em Santos, no século XIX

Em uma cidade com clima abafado, bastante quente e pouca ventilação, e antes da popularização do encanamento de água para os domicílios, um tipo de estabelecimento fez sucesso no século XIX: as casas de banhos. Duas foram instaladas em Santos, como relata a publicação Cartilha da História de Santos, do falecido jornalista Olao Rodrigues, editada em 1980 e impressa na Gráfica da Prodesan:


Casa de Banhos de José Caballero, que se vê à porta acompanhado do cãozinho
Imagem: bico-de-pena do artista Ribs

Tinham bom movimento as casas de banhos

Santos teve duas casas de banhos, a primeira das quais, por volta de 1870, na Praça dos Andradas nº 25, denominada Ao Cisne Santista, de propriedade de J.J. Marty.

Anos depois, ou em 1884, passou à propriedade de Bernardo Ferreira dos Santos. Ao que parece, ele não se deu bem com o negócio, pois passou-o no ano seguinte à firma Valentim João Pereira & Cia. que reformou e ampliou a casa, dotando-a de bilhares e jogo de bolas.

A segunda casa do gênero surgiu a 23 de maio de 1876, e dispunha de capacidade para fornecer até 20 banhos diários. Localizava-se na Rua Antonina nº 7, que era trecho da atual 15 de Novembro, entre Frei Gaspar e Comércio. Seu proprietário, o espanhol José Caballero, solteirão, natural de Vigo, tornou-se Irmão da Santa Casa, de cuja Irmandade tanto se afeiçoou que, ao morrer, a deixou como herdeira.

As duas casas de banho tinham bom movimento, com freguesia própria.

Em maio de 1886, além de homem de recursos financeiros, José Caballero tirou a sorte grande de Montevidéu, ganhando a bolada de 50.000 pesos. Distribuiu quase tudo a amigos e a pessoas necessitadas, à Sociedade Portuguesa de Beneficência, à Humanitária dos Empregados no Comércio, à Emancipadora 27 de Fevereiro e à Santa Casa de Misericórdia.

Quando morreu a 16 de dezembro de 1903, José Caballero herdou seus bens e haveres à Irmandade da Santa Casa da Misericórdia. Manifestando pelo tempo afora sua gratidão, a Irmandade ergueu-lhe busto nos jardins do hospital no sopé do Morro do Fontana, removendo-o para o ajardinamento também do hospital atual do Jabaquara, em cuja base se encontra uma urna com as cinzas do seu protetor e benfeitor.


Anúncio da Casa de Banhos de José Caballero, em 1887
Publicado no Indicador Santista - 1887, de Adauto Lima, Vicente de Carvalho e Moraes Jr., impresso na Tipografia a Vapor do Diário de Santos, Santos/SP, 1887
Acervo: Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio de Santos

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais