Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0250z1.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/31/07 11:55:32
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ENSINO
A educação... e as antigas escolas (26-B)

Leva para a página anterior
Tradicionais colégios, que muito santista recorda com saudade, independentemente de serem públicos ou particulares, marcados por professores que se destacaram na Cidade, e por eventos que também fizeram história. Construído em 1915, num bairro que então começava a se desenvolver com o nome de Vila Macuco, o antigo "Grupo Escolar de Villa Macuco" - chegou ao século XXI como escola estadual, denominada "Visconde de São Leopoldo" - permanece no mesmo local de sua criação, na Rua João Guerra.

Sua história foi relembrada em 1986, logo após o seu 70º aniversário, em monografia feita por um grupo de alunos e conservada no arquivo da escola:

Certificado de conclusão do primário, assinado pelo 1º diretor, José Olivar da Silva, em 1933

Imagem: reprodução, do acervo da escola

 

E.E.P.S.G."VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO"

 

A escola

A E.E.P.S.G. "Visconde de São Leopoldo", situada à Rua João Guerra nº 251, no bairro do Macuco, em Santos, foi criada no governo do dr. Rodrigues Alves, tendo começado a funcionar a 18 de fevereiro de 1915, com a denominação de "Grupo Escolar Vila Macuco".

Para organizar a escola, foi nomeado como seu diretor o professor José Olivar da Silva, que permaneceu em sua direção por 20 anos.

Dotado de ótimas instalações e contando com os melhores equipamentos didáticos da época, a unidade escolar propiciou, desde seu início, ensino de nível excelente.

A 22 de agosto de 1922, passou o "Grupo Escolar de Vila Macuco" a denominar-se "Grupo Escolar Visconde de São Leopoldo", numa justa homenagem à figura do ilustre santista conselheiro José Feliciano Fernandes Pinheiro.

Nestes 70 anos de sua existência, o "Visconde de São Leopoldo", um dos mais tradicionais estabelecimentos de ensino de Santos, vem prestando relevantes serviços à juventude santista, em sucessivas gerações.

Em 10 de fevereiro de 1982 houve a integração com o Colégio Estadual d. Ruy Ribeiro Couto, que vinha funcionando no mesmo prédio, e passou a denominar-se então "Escola Estadual de 1º e 2º Grau Visconde de São Leopoldo".

Esta escola contribui para o desenvolvimento do país.

Essa monografia feita em 1986 continua:

Quadro no corredor da escola relaciona os dirigentes em 1961

 do Clube Filatélico Escolar "Sir Rowland Hill", fundado em 25/10/1957
Foto: reprodução, do acervo da escola

 

E.E.P.S.G."VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO"

 

Parte Administrativa

A E.E.P.S.G."Visconde de São Leopoldo" é composta por um determinado número de funcionários que ajudam a escola a realizar sua função escolar, que é educar crianças desde os 7 anos até aos 14 anos (essa idade só é válida aos alunos não repetentes), por escriturárias que ajudam o bom andamento das notas, passando-as para os boletins escolares e oferecendo informações às mães de alunos que estudam lá e até mesmo às pessoas que querem desde o início uma educação aprimorada e sadia e adquirem e submetem seus filhos à excelente educação que no Visconde de São Leopoldo serão cultivadas pelos próprios estudantes, é também composta por inspetores de alunos que observam atentamente os alunos para evitar possíveis aborrecimentos (esse método é mais realizado com as crianças do primário que são crianças pequenas e de pouca idade), o "Visconde de São Leopoldo" é composto principalmente por um diretor que dirige a escola e administra a parte de funcionamento da escola, a escola contém uma assistente de direção que durante a ausência do diretor assume a diretoria da escola e quando o diretor está presente auxilia-o em seus problemas relativos à escola.

A Escola Visconde de São Leopoldo conta com o apoio de uma coordenadora pedagógica que orienta os alunos quando algo de sua casa ou da escola os perturba, dificultando a aprendizagem na escola ou até o entrosamento dessa criança com seus amigos de classe.

Quadro Administrativo:

1 coordenadora pedagógica

5 serventes

5 escriturários

4 inspetores de alunos

1 diretor

1 assistente de direção.

As raças predominantes:

A E.E.P.S.G."Visconde de São Leopoldo" é composta por 1.500 alunos que são divididos em diferentes raças.

A maior parte das crianças que compõem o Visconde de São Leopoldo são filhos de portugueses, espanhóis, japoneses, italianos e a maioria filhos de nordestinos.

No E.E.P.S.G."Visconde de São Leopoldo" não há preconceitos quanto a raça ou cor, as crianças são igualmente tratadas sem sub-julgar as crianças de cor.

Corpo docente e discente:

A escola E.E.P.S.G."Visconde de São Leopoldo" é composta por 88 professores, que ensinam seus alunos de maneira delicada e compreensiva.

A escola possui 44 classes divididas em 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º, 1º colegial e supletivo, em variados períodos divididos em manhã, tarde e noite.

As matérias ensinadas nesses períodos são várias, divididas em:

1ª série: Língua Portuguesa.

2ª série: Língua Portuguesa, Estudos Sociais, Matemática e Ciências.

3ª série: Língua Portuguesa, Ciências Físicas e Biológicas, Estudos Sociais, Matemática.

4ª série: Língua Portuguesa, Educação Artística, Educação Física, Estudos Sociais, Matemática e Ciências.

5ª série: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Artística, História, Geografia, Ciências, Matemática e Educação Física.

6ª série: Língua Portuguesa, Educação Artística, Educação Física, Geografia, História, Educação Moral e Cívica, Matemática, Ciências e Língua Inglesa.

7ª série: Língua Portuguesa, Educação Artística, Educação Física, História, Geografia, Matemática, Ciências, Língua Inglesa e Educação para o Trabalho.

8ª série: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Artística, História, Geografia, Organização Social e Política do Brasil, Ciências, Matemática, Educação para o Trabalho e Educação Física.

1º colegial: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Inglesa, Educação Artística, História, Geografia, Biologia, Matemática, Educação Física, Física, química, Programa de Informação Profissional (PIP).

Supletivo: as matérias do supletivo o grupo não conseguiu obter, mas devem ser as mesmas da 8ª série.

A escola E.E.P.S.G."Visconde de São Leopoldo" possui o 1º grau completo como foi citado acima e possui o 1º colegial não profissionalizante.

A escola oferece diversos esportes durante a educação física masculina e feminina, entre eles o volley com disputas para campeonato, o handebol, disputado entre as diversas séries do ginásio, a queimada, não muito praticada, a escola oferece gincanas e festas como a de Miss Primavera, Miss Caipirinha, em 1985 houve a comemoração pelos 70 anos da Escola Estadual Visconde de São Leopoldo, a festa junina e outras.

A E.E.P.S.G."Visconde de São Leopoldo", todas as segundas-feiras, hasteia a Bandeira com três classes, duas do primário e uma do ginásio.

Diretores:

O 1º diretor da Escola Estadual de 1º Grau Visconde de São Leopoldo, que ficou na diretoria da escola desde 1915 até 1935, foi o d. José Olivar da Silva.

Durante seus 50 anos foi feito um quadro dos diretores que ajudaram a escola a progredir e conseguimos vários nomes como:

1915 - professor José Olivar da Silva

1938 - Theotonio de Sant'Anna Espinhel Júnior

1954 - Euricel Flávio de Andrade

1955 - Filipina Lourdes Leopold Só

1956 - José Paulo Guimarães Silva

1959 - Geny Horta Barboza

1962 - Fausto Newton Mattos Santos

1963 - Isaura de Barros Mainardi

1985 - professor Sebastião José Nunes

1986 - professor João Scudelli Neto

 

[...]



As sorridentes alunas faziam parte do 3º ano primário "D" Feminino do Grupo Escolar Visconde de São Leopoldo, classe da professora Carmen Maria Thereza Giordano de Marcos, a quem pertence a foto, tirada em 15 de junho de 1956
Foto publicada com essa legenda na seção Imagem do Passado,

no jornal santista A Tribuna, em 5 de janeiro de 2007

Instalações da escola, em 2007:


Portão de ferro, original


As instalações, na Rua João Guerra


Detalhe do teto da entrada principal


O professor Francisco Carballa e a diretora Elizabeth Gonçalves Marques, no corredor principal
Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 17 de dezembro de 2007

Leva para a página seguinte da série