Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0250v.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/24/07 21:34:36
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ENSINO
A educação... e as antigas escolas (22)

Leva para a página anterior
Tradicionais colégios, que muito santista recorda com saudade, independentemente de serem públicos ou particulares, marcados por professores que se destacaram na Cidade, e por eventos que também fizeram história. O Ginásio Luso Brasileiro estava situado na Avenida Conselheiro Nébias, 309 (local depois ocupado por instalações do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac), sendo destacado nesta propaganda publicada no jornal santista A Tribuna, em 28 de novembro de 1946:
 


Vista da frente do novo GINÁSIO, completamente remodelado
Foto publicada com a matéria

Um novo ginásio para Santos

Garantindo a educação da mocidade, num ambiente de ordem e disciplina, despertando-lhe o senso de responsabilidade e formando sua consciência coletiva

Arcadas que fazem relembrar um brilhante passado de serviços prestados à mocidade de Santos.

Reorganizado, e sob nova orientação, retoma o GINÁSIO LUSO BRASILEIRO sua gloriosa trajetória, adaptando seus métodos de ensino às necessidades do pensamento moderno. Seu CURSO DE COMÉRCIO funciona à noite, propiciando aos que trabalham durante o dia a obtenção de um diploma, habilitando o cidadão a servir, conscientemente, sua Pátria, produzindo para o seu e para o benefício da sociedade em que vive.

Vista da frente do novo GINÁSIO, completamente remodelado.

Na seção Imagem do passado, o jornal santista A Tribuna, publicou, em 7 de novembro de 2003:


Foto publicada com a matéria

O casarão, localizado na Avenida Conselheiro Nébias, foi construído em 1900. A foto é do aposentado Oscar Bezerra da Rocha e, para ele, é mais que uma bela imagem. Isso porque a fotografia mostra parte de sua família reunida em 1908, época em que a avenida ainda não tinha pavimentação. A casa não existe mais. Hoje o local abriga a sede municipal do Serviço Nacional do Comércio (Senac).

Leva para a página seguinte da série