Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0250t.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/13/06 11:37:21
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ENSINO
A educação... e as antigas escolas (20)

Leva para a página anterior
Esta matéria foi publicada na edição especial comemorativa do cinqüentenário do jornal santista A Tribuna (exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda), em 26 de março de 1944 (grafia atualizada nesta transcrição):
 
Instituto Musical "Santa Cecília"

Um estabelecimento de ensino de arte especializada que vem cumprindo fielmente seu programa

Entre os estabelecimentos que se dedicam ao ensino da música, em nossa cidade, honrando as tradições da cultura de Santos, figura em lugar de destaque o Instituto Musical "Santa Cecília", fundado pela sua atual diretora, a professora d. Maria Amélia Martins da Cunha, que vem imprimindo ao referido instituto uma orientação segura e eficiente, em ordem a ombreá-lo com os melhores, no gênero, existentes em nosso Estado, não só pelos seus métodos de ensino, dos mais modernos, como pelos professores que nela lecionam.

Reconhecido e fiscalizado pelo governo, de conformidade com o decreto-lei n. 9.798, de 7 de dezembro de 1938, vem o Instituto Musical "Santa Cecília" despertando no coração da mocidade santista o gosto pela arte da música, no seu sentido mais amplo, pois por ela tem passado várias gerações de estudantes que, graças à eficiência dos ensinamentos ali ministrados e pela dedicação e competência do seu corpo docente, ocupam, hoje, lugar de destaque nos estabelecimentos de ensino desta cidade e da capital, transmitindo aos seus alunos as proveitosas lições recebidas no tradicional estabelecimento da Avenida Conselheiro Nébias.

Numerosas turmas já foram diplomadas pelo Instituto Musical "Santa Cecília", em solenidades levadas a efeito periodicamente, e onde os alunos revelaram apreciáveis aptidões para a música, honrando, assim, o nome da padroeira da mesma escola.

Freqüentam presentemente o Instituto Musical "Santa Cecília" 198 alunos, dos cursos de violino, piano, canto, teoria, solfejo, harmonia, história da música, análise harmônica e pedagogia musical. Esse elevado número de alunos diz bem da eficiência do ensino ali aplicado.

Amplamente instalado, em prédio moderno, condizente com a sua evolução, prosseguem os dirigentes do Instituto no louvável propósito de aprimorar cada vez mais os métodos de ensino adotados pela sua dedicada diretora, que tem sabido, como poucas, fazer do ensino da arte em nossa cidade, um verdadeiro sacerdócio, vencendo não poucos empecilhos para levar avante a sua finalidade.


"Diplomandas de 1943 do Instituto Musical Santa Cecília. Vêem-se, no clichê, também, D. Idílio José Soares, bispo de Santos, que presidiu a festa de formatura, ralizada no dia 28 de dezembro; o paraninfo, maestro Samuel Arcanjo, catedrático do Conservatório de São Paulo; d. Maria Amélia M. da Cunha, diretora do Instituto; d. Ambrosina Sales Gomide Ribeiro dos Santos, presidente da L.B.A.; e o prof. Alberto Marino, fiscal do governo"
Foto-legenda: revista Flama, janeiro de 1944 (ano XXIII, nº 1)

Leva para a página seguinte da série