Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0250n.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/23/05 18:31:30
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ENSINO
A educação... e as antigas escolas (14-A)

Leva para a página anterior
Tradicionais colégios, que muito santista recorda com saudade, independentemente de serem públicos ou particulares, marcados por professores que se destacaram na Cidade. Como aquele que os santistas alcunharam de Pai da Instrução, citado na coluna Memória Santista, publicada no dia 23 de julho de 2004 no Diário Oficial de Santos:
 

Adolpho Porchat de Assis ficou conhecido como Pai da Instrução
Foto: acervo/Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS), publicada com a matéria

MEMÓRIA SANTISTA
Porchat de Assis

Conhecido como Pai da Instrução, devido à atuação como educador, Adolpho Porchat de Assis nasceu em Santos, dia 20 de julho de 1868. Após iniciar estudos na Escola do Padre Barroso, em Santos, estudou em Itu e transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde graduou-se em Medicina em 1885.

Em Santos, atuou como médico da Câmara Municipal, da Associação Beneficente das Docas, Santa Casa e outros. Destacou-se no combate às epidemias de peste bubônica e febre amarela.

Foi o principal incentivador dos Jogos Florais, concurso literário realizado
entre 1912 e 1915. Trabalhou como jornalista em vários periódicos da Cidade e foi redator do Anuário Santista, publicação do Diário de Santos.

Além disso, foi cônsul do Uruguai em Santos e um dos fundadores do Clube Atlético Santista, em 1913. Consagrou-se como um dos primeiros professores
do Liceu Feminino Santista e diretor da Associação Instrutiva José Bonifácio. Lecionou também no Instituto Escolástica Rosa.

Faleceu no ano de 1933 e foi sepultado o Cemitério do Paquetá. Como homenagem, ainda em vida, em 1929, uma das vias públicas da Vila Belmiro passou a se chamar Adolpho Assis. Em 1968, o então prefeito Sílvio Fernandes Lopes deu o nome de Porchat de Assis à Escola de Educação Infantil localizada na Ponta da Praia.

Leva para a página seguinte da série