Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0250i.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/25/09 21:15:27
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ENSINO
A educação... e as antigas escolas (9)

Leva para a página anterior
Tradicionais colégios, que muito santista recorda com saudade, independentemente de serem públicos ou particulares, marcados por professores que se destacaram na Cidade, e por eventos que também fizeram história. Na edição de 27 de agosto de 2004 do Diário Oficial de Santos (incorporando a correção publicada nesse jornal em 1/10/2004), a coluna Memória Santista registrou:
 
MEMÓRIA SANTISTA
Auxiliadora da Instrução

A Auxiliadora fica na Praça Rubens F. Martins, 8
Foto: Antônio Vargas/PMS

O Grupo Escolar Auxiliadora da Instrução tem sua origem na Sociedade Filantrópica Auxiliadora, fundada em 30 de agosto de 1878, que tinha como principal objetivo instruir gratuitamente a população. Em 1885, a instituição, que funcionava na Rua Sete de Setembro, abrigava a única unidade escolar da Cidade que lecionava para alunos escravos.

A partir de 1º de agosto de 1914, o grupo torna-se uma das primeiras escolas municipais de Santos (outra entidade, a Escola José Bonifácio, também funcionava como instituição municipal de ensino, desde 1907 e até 1917), reunindo as antigas classes da Sociedade Auxiliadora e outras do próprio Município. Seu nome foi uma homenagem à organização filantrópica, que doou o prédio e todo o mobiliário.

Dirigido por pessoas importantes como Silvério Fontes e Luiz de Faria, a Auxiliadora da Instrução tem como patrono Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, fundador da primeira estrada de ferro do Brasil.

Em 1950, a unidade muda para o novo prédio, localizado na antiga Praça do Mercado - área das casas populares da Bacia do Macuco -, atual Praça Rubens Ferreira Martins, 8, onde funciona até hoje.

Na década de 1970, o grupo escolar se transforma em Escola Municipal de Primeiro Grau, oferecendo ensino de 1ª a 8ª série. Atualmente, a EMEF. Auxiliadora da Instrução possui cerca de 500 alunos, de 1ª a 4ª série.


No dia 24 de abril de 1907, o então intendente municipal Francisco Corrêa de Almeida Moraes sancionou a lei nº 258, criando a Academia de Commércio de Santos, a primeira escola profissionalizante do País. No prédio da foto, onde funcionava o Grupo Escolar Auxiliadora da Instrução, na Rua 7 de Setembro, esquina com a Rua Braz Cubas, também foi instalada a Academia. O edifício foi demolido nos anos 1950

Foto e legenda publicadas na seção Foto do Passado do jornal santista A Tribuna,

em 24 de abril de 2009, página A-10

Leva para a página seguinte da série