Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0250e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/27/13 07:36:20
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ENSINO
A educação... e as antigas escolas (5)

Leva para a página anterior
Tradicionais colégios, que muito santista recorda com saudade, independentemente de serem públicos ou particulares, marcados por professores que se destacaram na Cidade, e por eventos que também fizeram história. Na obra conjunta História de Santos/Poliantéia Santista (volume III, 1996, São Vicente/SP), os autores Francisco Martins dos Santos e Fernando Martins Lichti registram:
 


Primitivas instalações do então chamado Gymnasio Santista
Imagem: captura de tela - cartão postal negociado em 2/2008 no site de leilões Ebay/Itália

Colégio Santista
(Dirigido pelos Irmãos Maristas)

Em 1904 chegaram a Santos os primeiros Irmãos Maristas franceses. Eram seis Irmãos chefiados pelo Irmão Gondulfo, primeiro diretor e fundador do estabelecimento. Inicialmente foi alugado um prédio na Rua Constituição, esquina com a Rua Amador Bueno, e, no dia 4 de abril, iniciaram-se as aulas do Gymnasio do Sagrado Coração.

Já no dia seguinte, o pequeno prédio, não comportando o número de alunos, fez necessária a aquisição de uma casa chamada de palacete, na Rua Constituição, esquina com a Rua 7 de Setembro. Era uma residência grande para uma família, mas pequena para um colégio. Por esta razão, foi necessário ampliá-la em altura e largura. Infelizmente nada restou desta primeira habitação, destruída pelo incêndio em 1953.


Antigo prédio do Colégio Santista, destruído completamente por um incêndio em 1953
Foto enviada a Novo Milênio por Ary O. Céllio, de Santos/SP

Desde então, com a aquisição de casas vizinhas, a propriedade foi sempre aumentando. Em 1955, foi inaugurado o prédio da Rua Henrique Porchat e, em 1965, a parte da Portaria, Secretaria e Gabinetes de Química. Das cinzas do velho prédio, surgiu o majestoso Ginásio Esportivo. Atualmente, a área total do terreno do Colégio tem 11.560 m² e a área construída, em 4 andares, cerca de 12.320 m².

Hoje, após 92 anos de atividades, o Colégio Santista proporciona a seus alunos estudos sérios, disciplina constante, ambiente familiar e horas de lazer, tanto dentro do colégio como na Colônia de Férias, em Boracéia, no Litoral Norte. O Certificado de 2º Grau e de Técnico em Química é cobiçado por muitos santistas e estudantes de municípios vizinhos.

Os setores religiosos e de orientação pedagógica e educacional constituem o ponto alto do estabelecimento. A maneira mais humana invadiu o Colégio Santista quando este, a pedido de inúmeras famílias, abriu, a partir de 1970, as suas portas às meninas, irmãs de muitos alunos, introduzindo assim um ambiente mais harmonioso e familiar.

Quanto às atividades extra-classes, o Colégio Santista oferece a seus alunos: Centro Cívico, Parque Infantil, várias quadras de voleibol, basquete, futebol de campo e de salão, magnífico ginásio esportivo, Colônia de Férias em Boracéia, excelente Centro Audiovisual, serviço médico qualificado, creche Lar Feliz, eventos esportivos intercolegiais, intermunicipais, interestaduais através de Olimares, excursões turísticas e culturais, a reorganização de Bandas Marciais, um sistema de vídeo-cassete, computação, atividades e ocupações próprias para alunas, como o Corpo de Baile, Ginástica Rítmica e outras...

O valor dos estudos ministrados por um colégio mede-se pelos frutos produzidos; entre os antigos alunos do Colégio Santista contam-se políticos, religiosos, médicos, engenheiros, contabilistas e muitos outros cidadãos ilustres.

Os cursos ministrados pelo Colégio Santista são:

Pré-escolar - Destinado às crianças a partir de 4 anos de idade. Para este curso são escolhidas "tias", especializadas e de grande dedicação pelas crianças.

Curso de 1º Grau - As primeiras e segundas séries são dirigidas por "tias" e, nas restantes, há maior diversificação de mestres, de acordo com a complexidade das disciplinas.

Curso de 2º Grau - Preocupado com o futuro de seus educandos, o Colégio Santista aprofundou-se no estudo da Lei 7.044/82, que elimina a obrigatoriedade do Ensino Profissionalizante, mas visa a dar preparação mais firme e ampla para o trabalho no futuro. Eis por que aumentou a carga horária e as aulas de Laboratórios em Física, Química e Biologia, com período integral de estudos. Assim fazendo, capacita seus alunos para enfrentarem qualquer exame vestibular, dando-lhes indispensável e boa preparação básica para seguirem todas as profissões liberais.

Curso Noturno de Técnico em Química - Com duração de 3 anos e reconhecido pelo Governo, oferece, para seus alunos, excelentes colocações de trabalho nas empresas situadas na Baixada Santista.

Curso Vespertino de Técnico em Química - Oferecido aos alunos que freqüentam as aulas do 2º Grau pela manhã. Ficam dispensados do Núcleo Comum, completando, à tarde, apenas as disciplinas referentes à Química: Química Orgânica, Química Inorgânica, Processos Industriais, Análise Química e outras. No final do curso, o aluno do Colégio Santista sai com 2 certificados: de 2º Grau e de Técnico em Química.

O Colégio Santista sempre cuidou de ministrar estudos aprimorados. Desde o começo deram-se aulas de escrituração mercantil. Em 1909, o presidente Nilo Peçanha aprovou o Curso Ginasial, equiparando-o ao oficial, ministrado no Colégio D Pedro II; diversas outras aprovações vieram por ocasião da reforma do Ensino. Em 1906, fundou-se o Curso de Contabilidade, substituído em 1963 pelo Técnico em Química Industrial.

Atualmente, com novos métodos pedagógicos, a direção do Colégio é auxiliada pela Associação de Pais e Mestres, Associação de Antigos Alunos Maristas, Serviço de Orientação Religiosa, Serviço de Orientação Pedagógica, Educacional Disciplinar e outros.

A cidade de Santos mostrou-se reconhecida ao Colégio Santista, dando a uma de suas praças o nome do fundador dos Maristas: Praça Champagnat (Venerável Marcelino José Bento Champagnat); a uma escola, o nome de um de seus fundadores: Escola Irmão José Genésio; a uma rua, o nome do Irmão Gondulfo, e a outra, o nome do Irmão Isidoro.

No decorrer dos anos verificou-se ser o Colégio Santista um Centro de Formação Humana e Cristã. No dia 4 de abril de 1996, completou seus 92 anos de Tradição e Cultura, e se propõe a continuar, nos anos vindouros, a aprimorar a educação integral de seus alunos, mediante o desenvolvimento harmônico de todos seus valores humanos e cristãos.

Percebe-se que o seu olhar não é propósito vago de continuidade, mas sim de solidariedade para com o passado e o futuro, numa perene atualização dos princípios deixados pelo Pai e Fundador Marcelino Champagnat, transformando os seus alunos em bons cristãos e ótimos cidadãos.


O Colégio Santista foi instalado em 1904.  O novo conjunto de prédios da escola foi construído de 1955 a 1965, com frentes para as ruas 7 de Setembro (vista nesta foto) e Henrique Porchat. O ginásio de esportes dá frente para a Rua da Constituição e o estacionamento de veículos tem acesso pela Rua Braz Cubas. Na década de 1970, o prédio principal também abrigou a Faculdade de Comunicação de Santos, da Sociedade Visconde de São Leopoldo (Unisantos)
Foto: Poliantéia Santista, Fernando Martins Lichti, 1996, S. Vicente/SP

Em 1987 o Colégio Santista teve uma profunda alteração estrutural, com a saída dos Irmãos Maristas. Sua comunidade religiosa, nele residente, foi transferida do local, que passou a destinar todas as suas dependências em função das próprias atividades educacionais.

A Associação Brasileira de Educação e Cultura (Abec) assumiu a direção do colégio, em 1987. Essa tradicional entidade educacional continuou a ser propriedade dos Irmãos Maristas, que permanecem como seus responsáveis. Sob a nova estrutura foi nomeado seu diretor geral, em 1988, o irmão Joaquim Panini e seu diretor executivo, o prof. Carlos Alberto Peres. A Abec nomeia o seu corpo diretivo, fixa a sua orientação pedagógica e administrativa e fiscaliza o seu funcionamento. Obviamente, como Colégio Marista, o seu programa educacional se complementa com o ensino e a prática religiosa. O Beato Champagnat disse - e isso se tornou um lema dos Irmãos Maristas: "Educar é formar bons cristãos e virtuosos cidadãos; para educar uma criança é preciso amá-la".

O Colégio Santista, dentre as suas atividades, mantém: o tradicional Grêmio Estudantil São Luiz; atividades desportivas; aulas de religião, com catequese infantil e catequese juvenil; grupos de base, preparando os alunos para uma vivência filantrópica; capela para orações, meditações e missas; música, com o Coral Raios de Sol e a banda musical infanto-juvenil; Serviço Social, com a Creche Lar Feliz e apoio à Casa João Paulo II; orientação vocacional, com testes para ajudar na definição profissional dos alunos; informática, dando maior suporte pedagógico; laboratórios para ciências físicas, biológicas e químicas muito bem aparelhados; danças folclóricas; a Expo-Santista expondo os melhores trabalhos de seus alunos; o Parquinho, como excelente aparelhamento de lazer aos alunos da Pré-escola e do 1º ano do 1º grau.

A área do tradicional Colégio Santista foi, ainda, mais ampliada com as demolições das residências do colégio que davam frente para a Rua Henrique Porchat; com a aquisição de cinco casas na Rua Brás Cubas, quatro na Rua Henrique Porchat e duas na Rua Sete de Setembro. Com frente para a Rua Brás Cubas foi instalado o estacionamento de veículos da escola, com capacidade para 50 carros e 12 ônibus escolares. O colégio dispõe de uma excelente biblioteca, com sala de leitura, sala das crianças, sala de acervos, seção de vídeos, hemeroteca, gibiteca, musiteca e brinquedoteca.

Em 1996 a diretoria do Colégio Santista está assim constituída: diretor-geral, Irmão Antônio Benedito de Oliveira; diretor executivo, prof. Plínio Pereira de Carvalho, e diretor administrativo, prof. Carlos Alberto Peres. Os diretores dos colégios maristas, geralmente, têm mandato de seis anos.

O Colégio Santista surgiu com a denominação de Ginásio Sagrado Coração de Jesus e com esse nome funcionou de 4 de abril de 1904 a 26 de abril de 1927; passou a Ginásio Santista Municipal, de 26 de abril de 1927 a 3 de fevereiro de 1943; Colégio Santista, de 3 de fevereiro de 1943 a 27 de dezembro de 1987, quando passou a denominar-se Colégio Marista de Santos.


Logo do centenário do Colégio Santista, mudando para Colégio Marista de Santos, em 2005
Imagem publicada em encarte publicitário em jornais de janeiro de 2005


SANTISTA - A foto é de out/1950 e mostra a oficialidade do batalhão escolar do Colégio Santista. Nela estão Pedro Vítor Delamare e Luís Fernando Ribeiro Gomes (fila mais alta), Rubens Miranda de Carvalho, Vicente Vinage, Antônio Belarmino Mendonça Franco, Jorge Abud, Henderson Azevedo e Álvaro Lopes Mendes Rollo (quarta fila).
Foto e legenda publicadas em 20 de fevereiro de 2009 na seção Foto do Passado do jornal santista A Tribuna (página A-13)


Em 1944, a turma do quarto ano ginasial do tradicional Colégio Santista. O primeiro aluno (da direita para a esquerda) da fila de baixo é Mário Covas (que seria depois governador do Estado de São Paulo). O quinto, no mesmo sentido e na mesma fila, é Plínio Metropolo Dias
Foto: acervo de Ernesto Teixeira Nascimento, publicada em 17 de junho de 2005 na seção Imagem do passado do jornal santista A Tribuna


Colégio Santista na década de 1960
Foto: Jairo Sérgio, divulgada em seu perfil na rede social Facebook (acesso: 27/3/2013)


Colégio Santista na década de 1960
Foto: Jairo Sérgio, divulgada em seu perfil na rede social Facebook (acesso: 27/3/2013)


Colégio Santista na década de 1960
Foto: Jairo Sérgio, divulgada em seu perfil na rede social Facebook (acesso: 27/3/2013)


Colégio Santista na década de 1960
Foto: Jairo Sérgio, divulgada em seu perfil na rede social Facebook (acesso: 27/3/2013)


Time do Grêmio São Luiz do Colégio Santista na década de 1960. Jairo Sérgio é o segundo agachado a partir da esquerda, e Rubens Amaral está segurando a bola
Foto: Jairo Sérgio, divulgada em seu perfil na rede social Facebook (acesso: 27/3/2013)

Leva para a página seguinte da série