Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0228i.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/18/05 10:12:51
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - LUGARES
Cidade dos búfalos e das baleias (8)

Monte Cabrão
Leva para a página anterior
Vivendo quase todos na diminuta área insular, os santistas raramente conhecem a área continental do município, ou mesmo alguns locais só acessíveis por via aquática. É o caso de Monte Cabrão, perto da divisa com Bertioga, onde a comunidade continua vivendo sua vida pacata quase que da mesma forma como foi descrita pela jornalista Leda Mendes Mondin, na série Conheça Seu Bairro, publicada em 1983 (dia 10 de março) no jornal santista A Tribuna:
 
Monte Cabrão, do vento gostoso e da água pura

O vento sempre sopra gostoso, revirando folhas e roupas estendidas nos varais. Essa brisa é uma das características de Monte Cabrão, um lugarejo entre as águas do Canal de Bertioga e as encostas praticamente intocadas de um morro.

O núcleo faz parte de Santos, mas leva uma vida completamente diferente daquela do Município-sede. O comércio se resume a alguns barzinhos, não há mais do que 15 casas, um estaleiro e garagens para barcos. Além disso, só mesmo ar puro, tranqüilidade, pássaros e borboletas colorindo ainda mais as copas das enormes árvores. De água encanada, ninguém precisa: existem várias nascentes que fornecem água geladinha, transparente e leve.
[...]

Esse local foi visitado em 2005 pelo internauta Cláudio Santos Pinto, que enviou a Novo Milênio estas imagens e o comentário: "...fui até Monte Cabrão, que conheci através do seu site, e tirei algumas fotos do lugar (bem amadoras, mas...) e resolvi lhe enviar. O Seu Durval que é citado no site, (que se esconde quando vê uma máquina fotográfica apontando pra ele), continua lá, firme. Dessa vez, como era dia de semana, o movimento era só da molecadinha indo para a escola. Passamos o dia no bar do Seu Durval escutando as suas histórias. (...)". Eis as imagens:


"A gente perde totalmente a noção de que se está num estado grande como São Paulo e tão perto de cidades movimentadas como Santos e Guarujá" (1983)


"...chalés bem  cuidados, cercados por árvores, varais cheios de roupa..." (1983)


 "...só mesmo ar puro, tranqüilidade..." (1983)


"O comércio se resume a alguns barzinhos" (1983)


É lá que fica o maior barzinho do lugar - o do Durval" (1983)


"... o comerciante Durval, que além de ter um bar, mantém uma garagem para barcos..." (1983)


"A maior parte das casas está concentrada logo na entrada" (1983)


"A gente descobre as casas de outras famílias, algumas muito antigas no lugar" (1983)


"Cenas características de um lugarejo à beira d'água..." (1983)


"... embarcações espalhadas pelas margens..." (1983)


"... guardadas em  barracões" (1983)


"Cenas características de um lugarejo à beira d'água:  embarcações espalhadas pelas margens, fundeadas ao largo, guardadas em  barracões" (1983)


"Quando se olha de repente, de longe, até parece que Monte Cabrão acaba logo adiante" (1983)
Fotos: Cláudio Santos Pinto, abril de 2005