Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0227c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 20/11/08 12:14:27
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ESCOLÁSTICA
Foi a 1ª escola profissionalizante nacional - 3

Leva para a página anterior

O grande prédio escolar defronte à praia guarda muitas histórias pouco conhecidas dos santistas e mesmo alguns segredos. Poucos sabem, por exemplo, que o Instituto Escolástica Rosa foi a primeira escola profissionalizante do Brasil, muitos não lembram que sua finalidade original era funcionar como orfanato, outros nem sabem que ali existe uma capela em homenagem a Dom Bosco - restaurada em 2003, depois de anos sem uso. O centenário da escola foi assim registrado pelo semanário santista Jornal da Orla, em sua edição de 15 e 16 de novembro de 2008 (página 3):


Foto: Leandro Amaral, publicada com a matéria

PATRIMÔNIO

Escolástica centenária

Nathalia Ilovatti

A primeira escola profissionalizante do Brasil comemora este mês seu centenário contando a história do fundador, João Octavio dos Santos, da sua construção e da trajetória que percorreu até tornar-se a Escola Técnica Dona Escolástica Rosa —como é conhecida hoje. A Fundação Arquivo e Memória organizou uma exposição de painéis com textos e fotos mostrando o passado e presente da escola. Há imagens de formandos, ex-alunos nas aulas práticas e curiosas informações no pátio do colégio.

O Dona Escolástica Rosa foi idealizado por João Octávio dos Santos, filho da escrava cujo nome batiza a escola e apadrinhado pelo conselheiro João Octávio Nébias, que cuidou de sua educação e o encaminhou nos negócios. Quando pediu a Júlio Conceição que escrevesse seu testamento, em 1899, deixou parte de seus bens à Santa Casa e a um Instituto Educacional que pudesse abrigar meninos pobres e órfãos. Nomeou Júlio Conceição para cuidar da construção do prédio, que foi projetado por Ramos de Azevedo, e a Santa Casa da Misericórdia de Santos como a administradora da escola.

O Instituto só foi inaugurado oito anos após a morte de João Octávio, e seus restos mortais foram colocados dentro do monumento localizado no pátio central da escola.

No início, o Escolástica Rosa oferecia os cursos de Artes Gráficas, Datilografia e Estenografia, Confecções e Corte, Flores e Chapéus, Plástica e Escultura, Carpintaria Naval, Desenho Profissional, Eletrotécnica, Mecânica e Marcenaria. Esse tipo de ensino teve papel importante no desenvolvimento de Santos. "O capitalismo estava se desenvolvendo e era necessário que a mão-de-obra fosse mais especializada. Os cursos profissionalizantes vieram para suprir essa carência e, na época, um profissional que o tivesse feito era considerado um dos melhores em sua área e conseguia arrumar um emprego com facilidade", explica o historiador José Dionísio de Almeida.

Ao longo dos anos, algumas mudanças ocorreram: a arquitetura passou de neoclássica a barroca, com a construção dos arcos do prédio; uma nova unidade foi construída, que mais tarde desmembrou-se e se tornou a Etec Aristóteles Ferreira; o Governo do Estado passou a ser o responsável pela unidade de ensino e, em 2004, o Centro Paula Souza passou a administrá-la.

Atualmente, a Etec Dona Escolástica Rosa tem cursos de Administração, Nutrição e Dietética, Metalurgia, Segurança do Trabalho, Contabilidade e Secretariado, além de classes descentralizadas com os cursos de Logística e Meio Ambiente e o Ensino Médio.

A exposição está aberta para visitação e a entrada é franca. Av. Bartolomeu de Gusmão, 111. Tel.: 3236 9986.


Foto: Leandro Amaral, publicada com a matéria

Hotel-escola - A Secretaria de Turismo de Santos planeja implantar na Etec Escolástica Rosa um hotel-escola que proporcionará aos alunos adquirirem conhecimentos práticos nas áreas de Hotelaria e Gastronomia. O prédio deverá sofrer pequenas alterações para o projeto. A hospedagem terá capacidade para poucos hóspedes e será cobrada, mas os cursos técnicos serão gratuitos, como manda o testamento de João Octávio. No entanto, ainda não há previsões para a implantação do empreendimento.


Local preserva capela...
Foto: Leandro Amaral, publicada com a matéria


... móveis do início do século passado...
Fotos: Leandro Amaral, publicadas com a matéria


...e murais em azulejos
Fotos: Leandro Amaral, publicadas com a matéria


Gravuras talhadas em madeira indicam os cursos oferecidos no início das atividades
Fotos: Leandro Amaral, publicadas com a matéria

Leva para a página seguinte da série