Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0222k.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/05/05 10:21:13
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - QUILOMBOS (11)
O local do Quilombo do Jabaquara

Homenagem marca a localização da entrada desse reduto negro
Leva para a página anterior
Continuando o trabalho de resgate da memória de sua luta abolicionista, a cidade de Santos promoveu, em 2005, a colocação de placa para marcar o local onde ficava a entrada do Quilombo do Jabaquara, no século XIX. O casario que abrigava os negros fugidos havia sido demolido no início do século XX, e um século depois já nada existia na área que servisse como referência de que ali funcionara aquele famoso quilombo. O registro é do jornal santista A Tribuna, edição de 14 de maio de 2005:


Com 10 mil pessoas, o quilombo foi o segundo maior do Brasil
Foto publicada na edição especial da Revista da Semana/Jornal do Brasil de janeiro de 1902

HOMENAGEM
Placa marca localização do Quilombo do Jabaquara

Evento homenageou dias de Quintino de Lacerda e da Abolição da Escravatura

Da Reportagem

Em comemoração ao Dia Nacional da Abolição da Escravatura (que aconteceu em 1888) e ao Dia Municipal Quintino de Lacerda (criado em 1962), foi descerrada, ontem, uma placa que registra o local onde antigamente ficou o Quilombo do Jabaquara, considerado o segundo maior do Brasil e liderado por Lacerda. Estima-se que o quilombo santista tenha abrigado cerca de 10 mil escravos, atrás apenas do Quilombo dos Palmares, liderado por Zumbi, com 20 mil.

"Temos esta preocupação em resgatar a história da Cidade. E essa homenagem tem a ver com a valorização do negro e de nossa história", comenta o secretário municipal de Cultura, Carlos Pinto, ressaltando que a mesma homenagem foi feita, anteriormente, ao Quilombo Pai Felipe, localizado na Vila Mathias.

"É importantíssimo nesse 13 de maio resgatar a história de um líder como Quintino de Lacerda. Ainda mais no lugar que foi a porta de entrada do Quilombo do Jabaquara, um marco na luta da comunidade negra", afirma o presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Santos, José Ricardo dos Santos.

Homenagem - A Câmara de Santos entregou na noite de ontem a medalha Quintino de Lacerda ao padre Luís Carlos dos Passos, ao pastor Benvindo Francisco Dias e ao ex-vereador Martinho Leonardo Filho, criador da medalha. Também receberam a homenagem os grupos Senzala, Ité Ase de Crisá e a empresa Libra.

A medalha é concedida anualmente a três pessoas físicas e três jurídicas que tenham merecido a distinção pela relevância do trabalho em defesa da integração racial, solidariedade e fraternidade.

Anemia falciforme - A Secretaria Municipal de Saúde lançou, ontem, a campanha sobre anemia falciforme, doença hereditária que altera glóbulos vermelhos do sangue e atinge, principalmente, negros e afro-descendentes. A campanha servirá para informar as pessoas sobre os sinais e sintomas da doença.


Placa fica no lugar onde estava entrada do antigo quilombo
Foto: Walter Mello, publicada com a matéria

Quilombo do Jabaquara
Em 1882, por iniciativa dos abolicionistas Américo Martins e Xavier Pinheiro, em uma reunião na casa de Francisco Martins dos Santos, resolveu-se criar um quilombo no bairro do Jabaquara, nos fundos da propriedade de Mathias Costa. Para manter a ordem no quilombo, foi escolhido o nome de Quintino de Lacerda como líder. O Quilombo do Jabaquara acaba quatro anos depois de sua criação, junto com a abolição da escravatura em Santos. Somente em 13 de maio de 1888, com a Lei Áurea assinada pela Princesa Isabel, foi que todos os escravos foram declarados livres no Brasil.
Quintino de Lacerda
O major Quintino de Lacerda liderou o Quilombo do Jabaquara, fundado em 1882 para abrigar escravos fugitivos das fazendas de café e que precisavam de proteção, pois estavam livres, mas sem destino ou emprego. Quintino também foi cozinheiro da casa dos republicanos Joaquim e Antonio de Lacerda, daí a origem do sobrenome. Em 1895 ele foi eleito vereador da Câmara de Santos, chegando a exercer a Presidência por um dia. Natural de Itabaiana (SE), de onde veio como escravo em 1874, foi alforriado oito anos depois.
Leva para a página seguinte da série