Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0221c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/08/14 16:15:55
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - FESTAS JUNINAS
A Cidade Junina do Gonzaga

Funcionou por muitos anos nas areias dessa praia, até mudar para o J. Menino
Leva para a página anterior
Uma das festividades mais tradicionais de Santos perdeu parte de sua força quando as ameaças de incêndios determinaram a realização de campanhas proibindo a soltura de balões. A mudança na configuração urbana, com o desaparecimento das casas com quintais, também contribuiu para a descaracterização das festas juninas, que vem sendo completada pela invasão da música do interior estadunidense, a chamada country music, em substituição às cantigas dos sertanejos brasileiros.

Uma atração anual, na segunda metade do século XX, era a montagem da Cidade Junina nas areias da praia do Gonzaga. Em 1955, a festa junina incluía a montagem de uma estrutura especial na faixa de areia, como noticiou o jornal A Tribuna em 28 de junho daquele ano, na página 5:

 FESTIVIDADES EM PLENA AREIA DO GONZAGA – Decorrem com grande animação os festejos promovidos pelo Conselho Municipal de Turismo, na praia do Gonzaga. O clichê de quinta-feira última; aspecto do público diante de uma das faces do tablado; no plano inferior, flagrante colhido na noite de anteontem, na barraca do Grêmio A Tribuna, quando lá se exibiu, com agrado, a quadrilha do Pic-Nic, dirigida por Hamleto Gomes. O Pic-Nic muito se destacou durante os festejos de sábado e domingo; por último, os quadrilheiros-mirins do C. R. Saldanha da Gama quando se apresentaram no tablado, na noite de sábado. O C. R. Saldanha da Gama, por seu Parque Infantil, alcançou pleno sucesso com a exibição da dança da quadrilha, dirigida por Dilermando Nogueira, constituindo a nota alta dos festejos de sábado

Fotos publicadas com a matéria

Grandes festejos juninos na praia do Gonzaga

Decorre com grande animação o certame popular promovido pelo Conselho Municipal de Turismo – "Show" da rádio Recorde, apresentado na noite de ontem – Vai funcionar na praia o trenzinho "Duchem" – Escala dos clubes esportivos de praia

Prosseguiram nas noites de domingo e ontem os grandes festejos juninos organizados pelo Conselho Municipal de turismo na orla de areia da praia do Gonzaga.

Cerca de 20 mil pessoas afluíram anteontem à área dos festejos, que apresentou aspecto festivo e deslumbrante. O Bar Carroussel e a churrascada tiveram dificuldades para atender à grande massa de visitantes. Muito animados decorreram os festejos nos quiosques especiais, anteontem ocupados pelos seguintes clubes de praia: Grêmio "A Tribuna", Grêmio Internacional, Sírio Libanês, Benjamin Constant, Centro dos Estudantes, Grêmio Tarquínio Silva, Clube Acadêmico "José Bonifácio", 3ª Seção Quadro e Pic-Nic Clube.

Além de promoverem festividades internas, alguns clubes, como o "A Tribuna" e "Pic-Nic", levaram seus conjuntos característicos ao grande tablado, para exibição ao público. O Pic-Nic Clube apresentou homogênea quadrilha, sob a direção de Hamleto Gomes, visitando, depois, os quiosques, onde levou a alegria e a bizarria dos seus quadrilheiros. No grande tablado, houve interessantes shows, animados por Hamleto Rosato. Além da quadrilha do Pic-Nic, exibiu-se também a do 3ª Seção Quadro, que apresentou a cena do casamento caipira, muito apreciado.

A festividade de anteontem, a maior até hoje verificada, causou excelente impressão. Foi um sucesso, para o qual também concorreram o regional de Moacir Nascimento e a orquestra típica da Av. Joaquim Montenegro.

Vai funcionar o trenzinho Duchen – A Comissão Executiva dos Festejos Juninos está ultimando detalhes para apresentação, em plena praia do Gonzaga, do famoso trenzinho Duchen, que há mais de um ano vem funcionando no Parque Ibirapuera.

Provavelmente amanhã o público contará com esse pitoresco meio de condução.

A festividade de ontem – Ontem, o certame também atraiu grande público. Como ficara anteriormente ajustado, ontem foi dia de descanso dos clubes esportivos, não funcionando, pois, os quiosques. Mas o grande tablado teve grande movimento. Lá se exibiram o Trio Sertanejo Torrinha, Canhotinho e Pinheirinho e o Duo Guarujá, da Rádio Recorde, de S. Paulo, sendo muito aplaudidos. Também se apresentaram os artistas do Pavilhão Liberdade, com o cômico Zé Garrafa à frente, cujos números agradaram plenamente.

Eleição da Rainha dos Festejos Juninos – Em nossa edição de amanhã daremos informações detalhadas sobre o concurso de eleição e proclamação da Rainha e Princesas dos Festejos Juninos. Ofereceram prêmios às candidatas às seguintes casas: Casa Moisés, um lindo presente para a Rainha; Loja Marabá, Casa Afonso Moreira e Paraíso das Sedas.

Uma padaria em plena areia da praia – A nota curiosa dos festejos do Gonzaga é a instalação de um forno elétrico, de grande potência, cedido pela conceituada firma Util Importadora e Industrial, de S. Paulo. Com a cooperação da Padaria "A Balneária", o forno elétrico tem produzido milhares e milhares de pães quentes para os sanduíches, que são servidos a preços módicos.

Os clubes de praia – Os clubes esportivos de praia têm oferecido valiosa cooperação ao brilho dos festejos. Já se instalaram nos quiosques que lhes foram reservados, onde promoveram animados festejos, os seguintes clubes: Apolo, Sírio Libanês, Grupo dos Graussás, Pic-Nic, 3ª Seção Quadro, Tamoio, Cruzeiro, Centro dos Estudantes, Clube dos Estudantes, C. A. José Bonifácio, Grêmio Tarquínio Silva, Grêmio Internacional, A.B.C. e Benjamin Constant.

A escala de hoje – Hoje e amanhã, de acordo com a escala, funcionarão os seguintes quiosques: n. 1, A.A. Banco do Brasil; n. 2, Grêmio Cultural "Roosevelt"; n. 3, Sírio Libanês; n. 4, Iapetrans; n. 5, Caravelas; n. 6, S. João; n. 7, Estoril; n. 8, Atlântico; n. 9, Olímpico.

Como se infere, está vago o quiosque n. 10, podendo ser ocupado por qualquer outro clube que a isso se dispuser, mesmo não inscrito, embora a Comissão Executiva ofereça preferência aos clubes aderentes anteriormente. Como os festejos se prolongarão até domingo próximo, a Comissão Executiva receberia, com agrado, a adesão de clubes de praia que se interessem em ocupar os quiosques especiais a partir de 5ª feira próxima.

"Show" da Rádio Cultura S. Vicente – A Rádio Cultura S. Vicente, emprestando seu concurso aos festejos, apresentará depois de amanhã, no grande tablado, interessante "show" sob a direção de Zé da Ponta, e com a participação de Lúcio Cardim, Otávio Galhardo e Marujo, cantores e compositores.

O C.A. Vila Henedina exibirá, no grande tablado, na noite de S. Pedro, dia 29, o seu conjunto de quadrilheiros.

Muitas outras atrações estão programadas para esta semana no grande tablado.

Clube Atlântico – O Clube Atlântico fará realizar hoje, com início às 20 horas, uma festa junina, no Gonzaga, em barraca cedida pelo Conselho Municipal de Turismo.

Para essa festa típica, que é dedicada aos seus associados e exmas. famílias, foram feitos com muito entusiasmo todos os preparativos, esperando-se venha a constituir um motivo de grande satisfação para o seu corpo associativo.

Além das petisqueiras próprias da época, não foi esquecida a parte musical, para a qual foi organizado interessante programa que passamos a transcrever:

1ª PARTE – Conjunto de Gaitas Atlântico – formado pelos amadores; Regis Barbosa Roche e Silva, Luiz Vieira Barbosa, Júlio Aguiar Filho, Edwilson Alexandre Loureiro, Fernando Sérgio Machado, Enio Billy Fonseca e Luiz Pereira.

1) Saudades de Matão; 2) Jambalaia; 3) Quarto Centenário; 4) solo, Andaluzia, por Regis Barbosa Rocha e Silva.

2ª PARTE – Conjunto de acordeões e ritmos a cargo dos alunos da Escola Musical S. José, sob a direção das professoras d. Maria Adelaide Vieira Menezes (ritmo) e d. Alzira Oliveira Passos (acordeões).

3ª PARTE – Conjunto Rocha de Santo André – Amadores – Conjunto de Gaitas – Músicas a serem executadas na barraca social; Saudades de Matão, Jambalaia, Quarto Centenário, Barril de Chops, La Paloma, Maringá, Fronteras del México, Luar do Sertão – com Aza Branca, Feitiço da Vila, Andaluzia e Ritmos do Brasil.

As comissões escaladas para essa festa estão assim organizadas:

Entrada da barraca – A. Peniche, Ivo Costa e Maciste Remião; atenção aos artistas – José Barbosa, Manoel Monforte, Constantino Genova, Antônio Chiarizzi e Silvio Meirelles Guimarães; transporte dos artistas – Vasco Faé, Bolivar Leal, Renato Martinucci, José Amaral e José Barbosa; fiscalização interna – Manoel Monforte, Renato Martinucci e Maciste Remião; buffet-bar – Flaubert Oliveira Monte, Bolivar Leal, Euclides Freitas, Virgílio Gonçalves, Wilson Ores, Antônio Melchert, ajudados pelos auxiliares do clube: Sebastião e ajudante.

A diretoria pede aos sócios que compareçam com trajes caipiras.

Grêmio Cultural Roosevelt – Colaborando com o conselho Municipal de Turismo, o Grêmio Cultural Roosevelt realizará, nas noites de hoje e amanhã, grandes festejos juninos no quiosque n. 2, armado pelo C. M. T., na praia do Gonzaga. Dispensando toda a atenção que os associados merecem, a diretoria do Grêmio levará ao quiosque músicos que executarão ótimos números, dando, ainda, a oportunidade aos que desejarem de dançar. Será improvisado um bar onde serão servidos gratuitamente aos sócios quentões e sanduíches. Na noite de amanhã, o G. C. Roosevelt, com a colaboração dos sócios, exibirá ao povo santista, no tablado armado pelo C.M.T., a quadrilha típica dos rancheiros americanos. Os alunos do Centro Cultural Brasil-Estados Unidso estão especialmente convidados para estes grandes festejos.

Alvarenga e Ranchinho estarão amanhã no tablado do Gonzaga

Uma das atrações de amanhã, nos festejos juninos que se realizam no Gonzaga, sob o patrocínio do Conselho Municipal de Turismo, será a apresentação da famosa dupla caipira Alvarenga e Ranchinho II.

Os dois conhecidos artistas do rádio nacional estarão no tablado a partir das 21 horas.

Dois dias depois, em 30/6/1955, outra notícia de A Tribuna:

Ao alto, dois aspectos gerais dos festejos juninos no Gonzaga; em baixo, Ranchinho e Alvarenga, os dois grandes sucessos da noite de anteontem, e um grupo de acordeonistas da Escola Musical S. José, apresentado pelo Clube Atlântico

Fotos publicadas com a matéria

Grande animação nos festejos juninos do Gonzaga

Ranchinho e Alvarenga prometeram apresentar-se novamente hoje – Grande "show", esta noite, a cargo de "El Morocco – o dono da noite santista" – Exibir-se-á, também, hoje, a quadrilha da Ass. A. Portuguesa.

A véspera e o dia de S. Pedro foram festivamente comemoradas no "arraial" do Gonzaga. Duas noites inesquecíveis. Anteontem, a afluência de público foi considerável, calculando-se em 25 mil pessoas. Funcionaram todos os quiosques dos clubes esportivos de praia, a maioria deles extraordinariamente animados, como sucedeu com os do Sírio Libanês, Atlântico, Apolo, A. A. Banco do Brasil, Olímpico, Iapetrans, Grêmio Cultural Roosevelt e Caravelas.

No grande tablado, houve interessantes shows, destacando-se a apresentação de Ranchinho e Alvarenga, a maior dupla sertaneja do Brasil, agradando plenamente ao público. Houve também duas quadrilhas, uma, infanto-juvenil, apresentada pelo Iapetrans Clube, e a outra pelo E. C. Olímpico, ambas magníficas.

O Atlântico Clube apresentou dois shows, o primeiro por um grupo de senhorinhas alunas da Escola Musical S. José, que arrebatou o público com seus números de acordeões, e o outro por um grupo de gaiteiros de Santo André, muito homogêneo. O Regional de Moacir Nascimento, como de costume, animou o espetáculo de anteontem no grande tablado.

Homenagem do Sírio Libanês ao prefeito e ao C.M.T. – O E.C. Sírio Libanês homenageou anteontem o prefeito Antônio Feliciano e membros do Conselho Municipal de Turismo, oferecendo-lhes saboroso churrasco, em seu quiosque, que esteve extraordinariamente animado, com duas barracas complementares.

Saudando o prefeito municipal e o Conselho Municipal de Turismo, fez-se ouvir o sr. Elias Haddad, presidente do clube. Tanto o governador da cidade como os representantes do CMT, entre os quais os srs. G. Santini, Guilherme Martini, Moisés Azevedo, Hamleto Rosato e Olao Rodrigues, foram alvo de carinhosas homenagens pela simpática gente do Sírio Libanês.

A festividade de ontem – Ontem, o Gonzaga apanhou outro grande público. Está reafirmado que os festejos juninos promovidos pelo Conselho Municipal de Turismo repercutiram com a maior simpatia nas camadas populares. Houve muita movimentação na área de festejos. Os quiosques voltaram a funcionar, atraindo o interesse popular pelos belos festejos internos realizados.

Banco do Brasil, Sírio Libanês, Atlântico, Caravelas, Roosevelt, Iapetrans, Olímpico, S. João e Estoril deram a nota. No grande tablado, houve novos shows, sendo apresentada uma quadrilha americana pelo Grêmio Cultural Roosevelt, além de outras atrações. Também se verificou a entrega de prêmios à Rainha e Princesas dos Festejos Juninos Oficiais.

O programa de hoje – Hoje, à noite, haverá novas atrações no tablado armado pela Companhia Antártica. Provavelmente, apresentar-se-ão mais uma vez Ranchinho e Alvarenga. Após o sucesso de anteontem, os dois "milionários do riso" prometeram voltar hoje e assim corresponder ao interesse do povo santista.

A direção de "El Morocco – o dono da noite santista", colaborando com a Comissão Executiva dos Festejos Juninos, apresentará na noite de hoje atraente "show", em obediência ao seguinte programa: das 21 às 21,45 horas – Vicente Ferreira e sua orquestra-espetáculo; Marisal Mayo, rumbeira internacional; "El Morocco Ballet"; Doris de Lucy, bailarina fantasista e d. Geraldo, cantor internacional.

O programa de amanhã – Para amanhã, além da apresentação da orquestra do Parque Balneário Hotel, por deferência da direção do conceituado estabelecimento hoteleiro, haverá, em plena areia da praia, a formação do Fogo Selvagem pelas tropas escoteiras de terra, ar e mar, devendo os escoteiros também apresentar um "scket" no grande tablado.

Cooperação do S.M.T.C. – O dr. Antônio Lotufo, superintendente do S.M.T.C., colocou à disposição do público, desde ontem, após os festejos do Gonzaga, um bonde com reboques especiais para atender às pessoas residentes no Marapé, Campo Grande, Macuco, Vila Matias e cidade. O elétrico, com trajeto especial, parte todas as noites, depois das 23 horas, da Praça da Independência.

Perfeita ordem – Até ontem não se registrou qualquer incidente durante os festejos, a despeito da grande afluência de povo. O serviço de policiamento é dirigido pessoalmente pelo dr. Paulo Mota, chefe da Divisão de Diversões Públicas, tendo também cooperado em noites anteriores o dr. Gastão de Moura Maia.

Em 1956, foi citada na imprensa a montagem de uma estrutura de festejos juninos nessa praia, mas o nome Cidade Junina não aparecia ainda. Não passava de um "arraial"... O registro de A Tribuna, na última página da edição de 8 de junho de 1956, mostra a foto da festa ocorrida em 1955:

Assim foram os festejos juninos de 1955. Este ano, o certame promete grande êxito, tais os preparativos promovidos pelo Conselho de Turismo

Imagem: reprodução parcial da notícia em A Tribuna de 8 de junho de 1956

Iniciam-se amanhã, em plena faixa de areia do Gonzaga, os festejos juninos

Concerto pela banda da Força Pública - Ranchinho e Alvarenga, João Dias e o "cast" da Rádio Bandeirantes exibir-se-ão nos próximos dias

Iniciam-se amanhã, às 20 horas, os festejos juninos oficiais, promovidos pelo Conselho Municipal de Turismo, em observância ao Calendário Turístico de 1956.

Em plena areia da praia do Gonzaga, foram armados 10 quiosques, onde clubes esportivos de praia realizarão festejos típicos entre os seus associados, um grande tablado-auditório para apresentação de shows artísticos e musicais ao público, além de cantinas para venda de refrigerantes, churrascos e quentão, cujo comércio foi atribuído a terceiros.

Além de shows, haverá concurso de quadrilhas, casamentos caipiras, queima de fogos pirotécnicos, desafios e muitas outras atrações adequadas.

Concerto pela Banda da Força Pública - Amanhã, abertura do certame popular, a banda da Força Pública do Estado, por deferência do seu comandante geral, coronel Rubens Teixeira Branco, realizará um grande concerto no tablado-auditório, executando um programa especialmente selecionado.

Comparecerá o vice-governador do Estado - O general Porfírio da Paz, vice-governador do Estado, em exercício, virá amanhã a Santos especialmente para assistir ao início dos festejos juninos. Em companhia do prefeito Antônio Feliciano e de outras autoridades locais, o general Porfírio da Paz jantará no Parque Balneário e, em seguida, dirigir-se-á à área dos festejos.

Domingo, show da Rádio Bandeirantes - Muito interessante se apresenta o programa da noite de domingo. A Rádio Bandeirantes, por gentileza do seu diretor-superintendente, sr. Murilo Leite, mandará ao Gonzaga todo o seu cast para a apresentação de sensacional show, além da famosa orquestra de Sílvio Mazuca.

Ranchinho e Alvarenga, dia 13 - Ranchinho e Alvarenga, a famosa dupla do rádio brasileiro, também se apresentarão no tablado-auditório do Gonzaga. A sua exibição está marcada para a noite de Santo Antônio, quarta-feira, dia 13.

João Dias, dia 14 - Na noite de quinta-feira, dia 14, João Dias, o famoso cantor brasileiro, apresentar-se-á ao público de Santos, interpretando as mais recentes peças do seu repertório. Esse interessante show é oferecido ao púbico santista pela Cia. Cervejaria Caracú.

Imagem: reprodução parcial da notícia em A Tribuna de 8 de junho de 1956

No dia seguinte, um sábado, o mesmo jornal A Tribuna registrava, também na última página, os preparativos para a festa, com música clássica, misses e as emissoras de televisão da capital paulista:

Imagens: reproduções parciais da última página de A Tribuna de 9 de junho de 1956

Iniciam-se hoje, à noite, os festejos juninos na faixa de areia do Gonzaga

Concerto sinfônico pela Banda da Força Pública do Estado - Estarão presentes o vice-governador e outras altas autoridades

Em plena faixa de areia da praia do Gonzaga, transformada em extenso "arraial", serão iniciados hoje, à noite, os festejos juninos oficiais.

Barracas, quiosques, cantinas e um grande tablado-auditório foram instalados na área de festejos, onde haverá queima de fogos, quentão, pé-de-moleque e tantas ouras guloseimas próprias da época.

O espetáculo de abertura contará com o concurso da banda da Força Pública do Estado, por deferência do coronel Rubens Teixeira Branco, comandante geral dessa corporação.

Sob a regência do 2º tenente, maestro Alcides Jacomo Degobbi, a banda da Força Pública, integrada por 95 músicos, executará o seguinte programa:

1ª Parte

R. Wagner - Tannhauser - Marcha Triunfal - Ouverture;

Alex Levy - Tango Brasileiro - Tango;

F. Soupe - Cavalaria Ligeira - Ouverture;

Carlos Gomes - Il Guarany - Sinfonia.

2ª Parte

F. W. - Meacham - Patrulha Americana - Marcha;

J. Strauss - Barão Cigano - Valsa;

G. Verdi - Rigoleto - Fantasia;

S. E. Santos - 182 - Marcha.

Comparecerá o vice-governador do estado - O vice-governador em exercício, general Porfirio da Paz, virá hoje a Santos. Depois de jantar em companhia do prefeito Antonio Feliciano e de outras autoridades locais, s. excia. dirigir-se-á ao local dos festejos.

O Conselho Municipal de Turismo expediu convites a várias outras autoridades do Estado.

Na barra do E.C. Parque Balneário - O E. C. Parque Balneário ocupará uma das barracas armadas na área dos festejos, promovendo, a partir de hoje, interessantes festividades. Na noite de hoje, exibir-se-ão na barraca do Parque Balneário o acordeonista Silvio de Oliveira, a cantora Rosangela e a orquestra de Pascoal Melilo.

Misses do Acre, Maranhão, Amazonas e Pará no local dos festejos - A Sociedade dos Amigos da Amazônia ocupará amanhã uma das barracas montadas pelo Conselho Municipal de Turismo. Estando nesse dia em Santos as misses Acre, Maranhão, Amazonas e Pará, a diretoria da prestigiosa entidade vai convidá-las para uma visita à barraca, o que quer dizer que as graciosas representantes do Norte estarão no local dos festejos.

A diretoria da Sociedade dos Amigos da Amazônia convida os seus associados para participarem da reunião, à noite, na barraca, levando guloseimas próprias da época.

Colaboração dos clubes de praia - Os clubes esportivos de praia prestam sua colaboração ao Conselho Municipal de Turismo, instalando-se nos quiosques especiais, onde promoverão interessantes reuniões festivas a caráter.

É a seguinte a escala dos clubes de praia quanto à utilização dos quiosques: E. C. Sírio Libanês, permanente; E. C. Balneário, permanente; Santos F. C., permanente; Apolo Praia Clube, dias 23, 27, 28,29, 1 e 2; Pic-Nic Praia Clube, dia 26; A. A. Banco do Brasil, dias 24 e 29; Discopa Clube, dias 9, 10, 16, 17, 23, 24 e 29; Yemanjá-Alfândega, dias 16 e 23; 3ª Seção Quadro, dias 23 e 24; Grêmio "A Tribuna", dia 24; Clube Atlético Banespa, dia 28; Pinguim Praia Clube, dias 29 e 30; S. Magalhães Quadro, dia 16; Fertilizantes Clube, dia 16; Iapetrans Clube, dias 10 e 17; Grêmio Cultural Roosevelt, dia 27; Centro dos Estudantes, dia 10; Clube Atlético Santista, dia 10; Clube dos Graussás, dia 23; E. C. Elite, dias 23 e 24; Cruzeiro Praia Clube, dia 28; Ipê Praia Clube, dias 12, 16 e 17; Soc. Amigos da Amazônia, dia 10.

Os demais clubes, tanto esportivos como recreativos, que desejarem aderir aos festejos, poderão entender-se na Secretaria do C. M. T, no 5º Pavimento do Paço Municipal.

As três televisões de S. Paulo, hoje, no Gonzaga - Para uma cobertura do espetáculo de abertura dos festejos juninos, as TV Record, Tupi-Difusora e Vítor Costa estarão esta noite no Gonzaga. Virão também da capital vários jornalistas profissionais.

Amanhã, exibir-se-á a orquestra de "El Morocco" - Substituindo o show da Rádio Bandeirantes, que não poderá apresentar-se por motivo de força maior, o público santista terá a grata oportunidade de apreciar, amanhã, das 20,30 às 21,30 horas, no grande tablado-auditório, a excelente orquestra da Boite "El Morocco", sob a direção de Vicente Ferreira.

Trata-se de um dos melhores conjuntos orquestrais do país, devendo a sua exibição constituir nota de alto interesse.

Em 1957, a charge do Accendino de Andrade (Dino), no jornal A Tribuna (em 9 de junho, página 10) ilustra a falta de disposição das autoridades do Conselho Municipal de Turismo (CMT) em montar a estrutura:

Imagem: reprodução da charge em A Tribuna de 9 de junho de 1957, página 10

Em 1958, já promovida a Cidade Junina, a comemoração no Gonzaga reaparece, como noticia A Tribuna, no dia de 13 de junho desse ano, na última página:

O GRANDE ACONTECIMENTO DE SANTOS - Os festejos juninos oficiais de 1958 foram iniciados sob os melhores augúrios. Boa parte da população da cidade acorreu à área dos festejos, no Gonzaga, onde houve intensa animação, em ambiente de absoluta ordem e acatamento. No primeiro grupo, apanhado durante o coquetel comemorativo da inauguração da Cidade Junina, vêem-se o prefeito municipal, presidente da Câmara, vereadores e diretores do Conselho Municipal de Turismo; ao lado, um número sertanejo apresentado no palco-auditório; no grupo inferior, aspecto apanhado num dos ângulos da praia do Gonzaga e uma visão impressionante da Cidade Junina

Imagem: reprodução parcial da notícia em A Tribuna de 13 de junho de 1958, última página

Êxito absoluto assinalou a abertura dos festejos juninos oficiais de 58

Multidão calculada em 50 mil pessoas afluiu à área do certame junino - Quermesse beneficente, shows artísticos e parque de diversões - Continuarão hoje os festejos com novas atrações

Verificou-se ontem a abertura dos festejos juninos promovidos pelo Conselho Municipal de Turismo, em plena areia da praia do Gonzaga.

Sucesso absoluto assinalou a atividade inicial do grande cometimento popular organizado por aquele órgão oficial da Prefeitura. O povo de Santos, prestigiando-o, afluiu ao Gonzaga, que apresentou aspecto magnífico. A grande quermesse, movimentada por 10 instituições de caridade, com renda total em favor de suas obras assistenciais, foi o acontecimento primacial da noite festiva, pois, além de sorteio de prendas e outras atrações, os bazares expuseram e exploraram a gastronomia típica, oferecendo cunho de alta atratividade ao elogiável empreendimento do Conselho Municipal de Turismo.

Intensa também foi a movimentação pelos aparelhos do Parque de Diversões "Shangri-lá", como também magnífico foi o programa observado no palco-auditório, com desfile de artistas da Organização Victor Costa (N.E.: TV Paulista e TV Santos), em números característicos, sob a animação de Corrêa Júnior, locução de Arnaldo Gonçalves e direção de Rebelo Júnior e A. Dumont.

Causou magnífica impressão o serviço de iluminação em toda a área de festejos, embora ainda não concluído, sendo ainda de elogiar o bom-gosto que as instituições de caridade ofereceram aos diferentes bazares. Certo é que o povo se divertiu, experimentou as mais gratas emoções, ajudando um grupo de entidades assistenciais da cidade, todas elas merecedoras do apoio e solidariedade do nosso povo.

Coquetel inaugural - A abertura dos festejos juninos de 1958 foi assinalada por uma cerimônia a que compareceram autoridades civis, militares e religiosas e representantes da imprensa, rádio e televisão de Santos e São Paulo, além de outros convidados.

Verificou-se às 18,30 horas no próprio local dos festejos juninos, notando-se a presença, entre outros convidados, dos srs. dr. Sílvio Fernandes Lopes, prefeito municipal; Remo Petrarchi, presidente da Câmara Municipal; cap. Amaro Tavares, representando o comandante José Luiz de Araújo Golano, capitão dos Portos; major Luiz Salema Garção Ribeiro, comandante da Base Aérea; cap. Tuiuti Vilanova, representando o coronel Luiz de Cicco, comandante do 6º B. C. da Força Pública; padre-capelão Edmundo Cortez; José de Melo Figueiredo, diretor da Guarda Noturna; inspetor-chefe João de Castro Mendes, comandante da Guarda Civil; vereadores João Carlos de Azevedo, Sílvio Fortunato, Alfredo das Neves, José Gomes, Arthur Rivau, Valdemar Noschese, José Gonçalves, João Inácio de Souza, Álvaro Fontes, Geraldo Soares Novais, Vicente Molinari, Átila Cazal, presidente do Conselho Municipal de Turismo; conselheiros de turismo dr. Pérsio Novaes Chaves, presidente da Comissão de Festejos Juninos, Francisco de Barros Melo, dr. Alberto Pinho, Lino Alonso Alonso, Alfredo Vasques, Reinaldo Gomes, J. Gomes dos Santos Netto e Álvaro Augusto Lopes; Lucas de Carvalho, gerente da Cia. Antártica Paulista; Henrique da Costa Cruz, diretor administrativo da Prefeitura; Luiz Gonzaga de Araújo Cintra, assistente administrativo do prefeito; Rubens Martins Futuro, presidente da Comissão Central de Esportes; srs. Otávio Cavalheiro Alves, Mário Covas e Ciro Fortes Vaz, chefes de serviço da Prefeitura; Germano Melchert de Castro, diretor da Secretaria da Câmara Municipal; dr. Luiz Paternostro, diretor do Parque de Diversões "Shangri-Lá"; coronel L. Bonorino, Alceu Martins Parreira; Sebastião Frank, gerente do Parque Balneário; dr. Leão de Moura, Nelson Serra, Michel Karaoglan, representantes da imprensa, rádio e televisão.

Falou, inicialmente, o eng. Pérsio Novaes Chaves, presidente da Comissão de Festejos Juninos, e, em seguida, o sr. Attila Cazal, presidente do Conselho Municipal de Turismo. Entregando os Festejos Juninos ao povo de Santos, discursou o prefeito Sílvio Fernandes Lopes, o qual elogiou o Conselho Municipal de Turismo e reiterou seu apoio e prestígio aos seus cometimentos populares. A bênção da Cidade Junina, segundo sua expressão, foi procedida pelo padre-capelão Edmundo Cortez, o qual, após, louvou o Conselho Municipal de Turismo pelo sentido filantrópico que ofereceu ao certame.

A banda feminina do Liceu Coelho Neto, por iniciativa da barraca do Círculo Operário do Embaré, abrilhantou a solenidade e se exibiu pela área dos festejos, ganhando muitos aplausos.

Em colaboração com a Cia. Antártica, o Conselho Municipal de Turismo ofereceu um coquetel aos seus convidados.

Foi muito apreciado o gesto da barraca do Círculo Operário do Embaré, cuja diretoria, precedida da banda feminina do Liceu Coelho Neto, visitou a barraca da Casa da Esperança, a cuja diretoria fez um donativo em dinheiro, como eloqüente manifestação de solidariedade e compreensão cristã.

Prosseguirão hoje os festejos - Os festejos da Cidade Junina prosseguirão na noite de hoje, com novas e magníficas atrações, devendo estar concluído o serviço feérico de iluminação e em pleno funcionamento outros aparelhos do "Shangri-Lá", além do Teatrinho de Brinquedos.

A Organização Vitor Costa organizou outro excelente show a ser exibido no palco-auditório.

Nos anos finais do século, porém, a festa junina realizada no Gonzaga mudou de data (para julho), de lugar (para a plataforma do Emissário de Esgotos, no José Menino), de nome (para Inverno Quente e depois Festa Inverno) e de características (perdeu a identidade junina e virou atração para turistas. Em 1992, já começava a sua descaracterização, observada no registro feito (na edição da quinzena de 24 de julho a 6 de agosto) pelo jornal santista Espaço Aberto:

Cidade junina

Até 2 de agosto, a Cidade Junina, na praia do Gonzaga, representa uma alternativa de lazer, com diversas atrações. Organizada pela Prefeitura Municipal de Santos, a "Cidade" conta com um parque de diversões, circo, restaurantes, lanchonetes e um palco, onde os shows são variados. Nessa quinta, às 20 hs, o grupo Patati Patatá, sexta e sábado, Tartarugas Ninjas e no domingo teatro e show a partir das 16h30.


Foto: José Dias Herrera, publicada com a matéria

Cartaz dos festejos juninos do Gonzaga, em 1971:


Imagem: arquivo do cartofilista Laire Giraud

Coluna de Laire José Giraud publicada no site santista PortoGente em 21/6/2011:

Coisas da Cidade do Porto de Santos

Texto atualizado em 21 de Junho de 2011 - 04h35

por Laire José Giraud *

Na noite de segunda-feira, 13 de junho de 2011, Dia de Santo Antônio, Padroeiro dos Pobres e santo casamenteiro, invocado para descobrir objetos perdidos, retornava de um alegre jantar comemorativo e passei em frente à Praça das Bandeiras, onde fica a Fonte 9 de Julho.

Ao olhar na direção do mar, me veio à lembrança um dos maiores eventos de Santos – a Cidade Junina, também conhecida como Quermesse do Gonzaga, festa que santistas e turistas freqüentavam. Tudo na maior animação e respeito.

A Quermesse do Gonzaga não é um objeto perdido, mas se trata de um acontecimento perdido no baú de memórias. De qualquer modo, sou grato a Santo Antônio!

A Cidade Junina era promovida e montada nas areias da Praia do Gonzaga pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes de Santos.

Funcionava nos meses de junho e julho, das 19 às 24 horas.

Para se ter uma idéia da importância, foi uma festa que perdurou do final dos anos 1950 até início dos anos 1970.

Freqüentei a Cidade Junina e guardo no coração boas lembranças do evento que animava as frias noites de inverno na Praia do Gonzaga.

Infelizmente, essa grande alegria de Santos deixou de existir.

Foram vários os motivos que resultaram no encerramento da festividade. Um, no meu entender, foram os prejuízos que os restaurantes e lanchonetes da Cidade sofriam com a concorrência dos 16 galpões de atrações, que ofereciam serviços de restaurante, com alimentação típica das festas juninas, inclusive churrascos e o famoso quentão.

Os galpões, também chamados de barracas, eram explorados por 32 entidades assistenciais, 16 em cada mês de funcionamento.

Entre as entidades beneficiadas, estavam, entre outras, a Associação Amigos dos Cegos de Santos, Comunidade Assistencial Lar Veneranda, Sociedade Cívica Feminina, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Casa do Caminho, Lions Clube de Santos, Serviço Social do Colégio Santista, Centro Espírita Ismênia de Jesus, Congregação dos Surdos-Mudos, Círculo Operário do Embaré, Lar das Moças Cegas, Assistência à Infância Gota de Leite, Associação das Senhoras Auxiliares do Berçário da Santa Casa, Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia e Sociedade São Vicente de Paulo.

Para atender a demanda de pessoas que se dirigiam a esse grande centro de lazer, o Serviço Municipal de Transporte Coletivo (SMTC), da Prefeitura de Santos, mantinha linhas especiais de ônibus, bem como o apoio do ótimo serviço dos bondes.

A maior atração da Cidade Junina era o parque de diversões, com todos os tipos de brinquedos, como roda-gigante, foguete, carrossel, rotor, bicho-da-seda, autopista, trem fantasma e tudo o mais de um grande centro de diversões.

As crianças se encantavam e aqueciam, com alegria, as noites de junho e julho e com isso alegravam também os pais!

* Laire José Giraud é despachante aduaneiro, colecionador de cartões-postais da cidade de Santos e de transatlânticos antigos. Colaborador da Revista de Marinha de Portugal. Publicou cinco livros, como autor e co-autor, sobre temas da Santos antiga.

A Cidade Junina, que funcionou na praia do Gonzaga todos os anos de 1957 até 1972, entre junho e agosto:


Imagem postada pelo cartofilista Laire José Giraud na rede social Facebook em 10/12/2013

Leva para a página seguinte da série