Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0218s.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/03/16 15:07:45

Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CLIMA
Um fantasma azul na praia (19-a)

Não bastasse a raridade em Santos do fenômeno da bioluminescência na praia, algumas imagens registradas revelaram ainda um "fantasma" saindo das águas...
Leva para a página anterior
Publicado pelo jornal santista A Tribuna, em sua edição digital, em 27 de junho de 2016:

Foto: Vitória Ielpe Freire, via aplicativo social de mensagens WhatsApp, publicada com a matéria

 

Mar de Santos se acende pelo terceiro dia seguido

Fenômeno que deixa a água azul fluorescente é conhecido como bioluminescência

DE A TRIBUNA ON-LINE 27/06/2016 - 22:39 - Atualizado em 27/06/2016 - 22:39

Pelo terceiro dia seguido o mar de Santos ficou iluminado devido ao fenômeno da bioluminescência, que ocorre quando criaturas marinhas microscópicas ficam agrupadas e agitadas. Elas geram um tom azul fluorescente nas água.

Nesta segunda-feira (27), a maquiadora Vitória Ielpe Freire, de 19 anos, também fez um registro desse momento em frente ao Canal 5. "Sempre estou na praia e nunca tinha visto isso. Fiquei muito curiosa por esse fenômeno e fui pesquisar na internet. É algo raro de acontecer", diz.

Segundo o professor do curso de Biologia Marinha e de mestrado em Ecologia da Universidade Santa Cecília, João Miragaia, apesar de curioso, o fenômeno não é tão incomum assim.

“Esses organismos, chamados de plânctons, estão presentes na água do mar, embora não seja tão fácil avistá-los. No entanto, a concentração neste volume é considerada anômala. Por algum motivo, esse grupo de plânctons acabou aumentando e produzindo essa luminosidade”, explicou o biólogo.

Uma das razões para esse aumento expressivo no número de organismos na água poderia estar relacionado ao aumento da matéria orgânica na água. “Não é possível garantir isso, mas esta pode ser uma hipótese para o surgimento de tantos organismos juntos”.

Vitória, que mora em frente à praia, conta que os vizinhos aparentemente não se importam tanto com o fenômeno. "É algo muito diferente. Não sei se vou ver isso de novo". Nos últimos dois dias, inclusive, ela diz ter caminhado pela Orla à noite para observar mais de perto as luzes.

"Percebi que o fenômeno acontece apenas entre os Canais 4 e 6. Acredito que por ser onde o mar é mais agitado. Também podemos ver melhor (a bioluminescência) após uma hora da manhã, quando apagam algumas luzes da praia".

A observação de Vitória faz sentido, de acordo com relato do biólogo. Ele explica que o fenômeno ocorre quando há agitação da água. "Embora possamos ver esses organismos, com frequência, ao esfregar o pé na areia úmida, esses pequenos pontos no mar, quando agitados e, em grande quantidade, provocam esse efeito luminoso, que só pode ser avistado no período da noite".

Em alguns casos, a luz chega a cobrir as ondas, como ocorreu neste final de semana. Ainda conforme o professor universitário, existe uma hipótese para a produção dessa bioluminescência. Trata-se de um mecanismo de sobrevivência para esses microorganismos. "A ideia que se supõe é que essa luz, típica da noite, pode repelir o predador. É um mecanismo de defesa destes seres vivos".


Ilha de Vaadhoo, Raa Atoll, Maldivas

Esta ilha é conhecida devido a bioluminescência, conhecida como "o mar das estrelas". Confira abaixo algumas fotos tiradas no local:

As demais fotos publicadas com a matéria acima, entre outras vistas abaixo, foram obtidas pelo jornal na Internet, em sites como em Peru.com, que as retirou do depósito de fotografias Flickr (acesso: 3/7/2016):

Fotos das Ilhas Maldivas, publicadas em Flickr e Peru.com

El Mar de Estrellas: Un extraño y bello fenómeno natural

Maldivas. En las Islas Maldivas (la República de Maldivas), ocurre uno de los fenómenos más bellos y asombrosos del mundo: el “mar de estrellas”. Si estás alguna vez en la playa por la noche, es posible que hayas sido testigo de un fenómeno que hace que la arena se vea brillante.


Este evento en las playas de las Islas Maldivas ocurre cuando las temperaturas en el área han sido muy altas, y la noche es muy oscura. Lo que parece el reflejo de las estrellas en el agua, en realidad es conocido como luz biológica o bioluminiscencia.

Se trata de microbios marinos o fitoplacton, formas de vida capaces de crear un resplandor azul brillante cuando son perturbados por el aire caliente, en las orillas. Este fenómeno ocurre en lugares del Pacífico y el Atlántico, pero el espectáculo en las Islas Maldivas es el mejor de todos.

Fuente: NatGeo

As fotos das Ilhas Maldivas também foram publicadas com mais detalhamento no site Turismo en Chile y el Mundo (acesso: 3/7/2016):

Foto publicada com a matéria no site Turismo en Chile y el Mundo

 

Mar de Estrellas, Isla Vaadhoo, Maldivas

ASIA, ÁFRICA Y OCEANIA | ABLTURISMO | 4 MAYO, 2014 10:51 AM

Mar de estrellas

En las islas Maldivas ocurre uno de los fenómenos más alucinantes del mundo, el llamado “mar de estrellas”. Situado en el océano Índico, cuya forma de gobierno es la república presidencial. Su territorio está organizado en 26 atolones. Su capital y, a la vez, la ciudad más poblada es Malé, con una población de 104.403 habitantes.

Si alguna vez has estado en la playa por la noche, es posible que hayas sido testigo de un fenómeno que hace que la arena se vea brillante. Este espectacular evento ocurre sólo cuando las temperaturas han sido muy altas y la noche es muy oscura. Las chispas pueden verse rodando por debajo de los pies mientras la gente camina a lo largo de la orilla del agua, creando un hermoso espectáculo de luces.

Foto publicada com a matéria no site Turismo en Chile y el Mundo

La luz biológica, o bioluminiscencia

Puntos de luz en la orilla parecen reflejar estrellas arriba en una imagen tomada en Vaadhoo isla en las Maldivas. La luz biológica, o bioluminiscencia, en las olas es el producto de los microbios marinos llamados fitoplancton, y ahora los científicos creen saber cómo algunas de estas formas de vida crear su resplandor azul brillante. Varias especies de fitoplancton se sabe que bio luminesce, y sus luces se puede ver en los océanos de todo el mundo.

Foto publicada com a matéria no site Turismo en Chile y el Mundo

Teorías de porque se iluminan las playas

Existen varias teorías de porque se iluminan las playas desde los minerales en la arena hasta los distintos seres vivo que la habitan, la respuesta sólo se puede conocer si sabemos identificar los distintos tipos de suelo así como los de la vida especialmente marina.

En estas fotografías se captura una reacción química natural llamada bioluminiscencia, que ocurre cuando un microorganismo en el agua es perturbado por el movimiento de las olas o, por ejemplo, un surfista. La luz de este fitoplancton bioluminiscente se parece a un cielo estrellado fantástico en algún lugar profundo en el universo.

Foto publicada com a matéria no site Turismo en Chile y el Mundo

No mesmo dia 17 de junho de 2016, a versão digital do jornal A Tribuna também registrou informação complementar:

Clique na imagem para obter o vídeo em formato MP4

CLIQUE >>AQUI<< OU NA IMAGEM ACIMA PARA OBTER O VÍDEO

Vídeo divulgado com a matéria e originalmente publicado pelo jornal A Tribuna em 27/6/2016 na rede social Youtube

 

Fenômeno curioso deixa ondas do mar fluorescentes em Santos

Efeito conhecido como bioluminescência ocorre quando criaturas marinhas ficam agitadas

CAROLINA IGLESIAS 27/06/2016 - 12:19 - Atualizado em 27/06/2016 - 12:47

Moradores de Santos testemunharam, na noite de sábado (25) e madrugada de domingo (26), um fenômeno curioso na orla da praia: uma onda azul fluorescente. De acordo com especialistas, o efeito, conhecido como bioluminescência, ocorre quando criaturas marinhas microscópicas ficam agrupadas e agitadas.

No vídeo ao lado, registrado pelo advogado Iraé Almeida, de 27 anos, na Praia do Gonzaga, em Santos, é possível ver o momento em que uma luz cobre as ondas no mar.

"Achei curioso. A princípio, pensei que se tratasse de um laser, mas depois percebi que o efeito luminoso ocorria quando as ondas batiam", comentou.

Conforme o professor do curso de Biologia Marinha e de mestrado em Ecologia da Universidade Santa Cecília, João Miragaia, apesar de curioso, o fenômeno não é incomum.

"Esses organismos, chamados de plânctons, estão presentes na água do mar, embora não seja tão fácil avistá-los. No entanto, a concentração neste volume é considerada anômala. Por algum motivo, esse grupo de plânctons acabou aumentando e produzindo essa luminosidade", explicou o biólogo.

Uma das razões para esse aumento expressivo no número de organismos na água poderia estar relacionado ao aumento da matéria orgânica na água. "Não é possível garantir isso, mas esta pode ser uma hipótese para o surgimento de tantos organismos juntos".

O efeito luminoso no mar, ainda conforme o biólogo, ocorre quando há agitação da água. "Embora possamos ver esses organismos, com frequência, ao esfregar o pé na areia úmida, esses pequenos pontos no mar, quando agitados e, em grande quantidade, provocam esse efeito luminoso, que só pode ser avistado no período da noite".

Em alguns casos, a luz chega a cobrir as ondas, como ocorreu neste final de semana. Ainda conforme o professor universitário, existe uma hipótese para a produção dessa bioluminescência. Trata-se de um mecanismo de sobrevivência para esses microorganismos. "A ideia que se supõe é que essa luz, típica da noite, pode repelir o predador. É um mecanismo de defesa destes seres vivos".

Clique na imagem para obter o vídeo em formato MP4

CLIQUE >>AQUI<< OU NA IMAGEM ACIMA PARA OBTER O VÍDEO

Originalmente publicado no perfil Largados na Baixada, da rede social Facebook, em 26/6/2016

Som retirado por Novo Milênio

No dia 3 de julho de 2016, o site G1 Santos, da Rede Globo de Televisão/TV Tribuna, publicou:

Suposto 'fantasma' dividiu opiniões entre internautas na internet

Foto: Dorigley Ferreira/Arquivo Pessoal, publicada com a matéria

03/07/2016 06h21 - Atualizado em 03/07/2016 07h58

Espuma cria 'fantasma' em onda azul e imagem viraliza nas redes sociais

Dorigley Ferreira fez série de fotos de ondas mostrando fenômeno em SP.
Internautas tiveram opiniões divididas sobre imagens publicadas no Facebook.

 

Do G1 Santos

Uma foto registrada em uma praia de Santos, no litoral de São Paulo, e que mostraria um suposto 'fantasma' gerou discussões na última semana de junho por meio das redes sociais. O fotógrafo Dorigley Ferreira fez uma série de fotos de ondas no mar mostrando um fenômeno natural conhecido como 'onda azul fluorescente' e alguns internautas afirmaram ter visto a aparição.

As imagens foram registradas pelo fotógrafo na terça-feira (26) na praia do José Menino e inicialmente, a intenção de Dorigley era apenas mostrar as imagens inusitadas da água azulada. Horas após ele ter realizado sua postagem, diversas páginas do Facebook começaram a compartilhar as fotografias.

Após as imagens terem recebido centenas de compartilhamentos, vários internautas postaram mensagens afirmando ter visto uma figura humana do lado esquerdo de uma das imagens. "Eu não tinha reparado, só vi quando começaram a comentar nas redes sociais, mas para te falar a verdade como eu tenho a imagem original eu não vejo nada demais", afirma.

O suposto 'fantasma', de acordo com Dorigley, entretanto, não passa de uma imagem formada pelas ondas ao se aproximar da faixa de areia da praia. Apesar disso, o fotógrafo afirma ter se divertido com algumas das postagens. "É algo que você poderia ver em nuvens e cada pessoa vê uma coisa diferente. Tem gente que vê um menino, tem gente que vê cães e até mesmo Hitler", conclui.

Fenômeno - O biólogo do Instituto Gremar, órgão responsável pela reabilitação e cuidados com animais marinhos na Baixada Santista, explica que o efeito luminoso ocorre justamente por conta do agito das ondas do mar. "Os fitoplânctons realizam esse processo biológico que ocorre quando bilhões deles são agitados ao mesmo tempo. Isso acontece também em outras praias do Brasil e do mundo, mas como aqui há muita iluminação, às vezes essa reação passa despercebida", explica Thiago Nascimento.

O fenômeno também funciona como uma espécie de mecanismo de sobrevivência para esses microorganismos. Em alguns casos a luz cobre as ondas e foi justamente o que aconteceu nesta madrugada.

Figura 'fantasmagórica' foi avistada por internautas em foto

Foto: Dorigley Ferreira/Arquivo Pessoal, publicada com a matéria

A imagem original, publicada por Dorigley Ferreira em seu perfil na rede social Facebook em 30/6/2016

Leva para a página seguinte da série