Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0218q.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/20/14 23:28:31
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CLIMA
Glória da... tarde (17)

Conhecida em todo o mundo como "Glória das manhãs", a rara nuvem apareceu em Santos no meio de uma tarde ensolarada...
Leva para a página anterior
Fenômeno raro na América do Sul, o aparecimento em Santos de uma nuvem-rolo conhecida principalmente na Austrália como "Glória das Manhãs" surgiu em uma tarde de sol primaveril, num domingo, 19 de outubro de 2014, ocorrendo em seguida uma forte ventania, como foi registrado no Jornal da Tribuna 2ª Edição, da TV Tribuna, às 19h03 do dia seguinte, 20/10/2014:

Clique >>aqui<< ou nas imagens abaixo para obter o vídeo em formato MP4, com 1'00, 3,54 MB:

 

Clique na imagem para obter o vídeo MP4

Clique na imagem para obter o vídeo MP4

Clique na imagem para obter o vídeo MP4

Clique na imagem para obter o vídeo MP4

Clique na imagem para obter o vídeo MP4

Clique na imagem para obter o vídeo MP4

Clique na imagem para obter o vídeo MP4

Imagens: capturas de tela - TV Tribuna

O assunto rendeu matéria para o portal de notícias G1, da TV Globo, que registrou na página Santos e Região, no anoitecer do dia 19 de outubro de 2014:

Nuvem escura aparece em praia em Guarujá, após forte calor

(Foto: Beto Gimenez/Arquivo Pessoal) - publicada com a matéria

19/10/2014 19h22 - Atualizado em 19/10/2014 20h34

Forte ventania espanta turistas e moradores das praias do litoral de SP

De acordo com a Base Aérea de Santos, os ventos chegaram a 37km/h.
Nuvem escura encobriu o sol e trouxe uma forte ventania a cidade.

Do G1 Santos

Uma forte ventania que atingiu as cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, assustou e espantou turistas e moradores das praias do litoral de São Paulo.

O dia começou com calor nas cidades da região. A Base Aérea de Santos registrou a temperatura máxima de 33,2ºC, apesar de a sensação térmica ser muito maior. Moradores e turistas aproveitaram para curtir o domingo nas praias.

Por volta das 16h, uma forte ventania atingiu o litoral de São Paulo. De acordo com a Base Aérea de Santos, os ventos chegaram a 37km/h, acima da velocidade dos dias normais.

O forte vento derrubou cadeiras e guarda-sóis nas praias de Santos, o que espantou os moradores e turistas. Já em Guarujá, na praia da Enseada, uma nuvem escura encobriu o sol e trouxe uma forte ventania a cidade.

Forte vento derrubou cadeiras e guarda-sóis em Santos

(Foto: Victoria Andrade/Arquivo Pessoal) - publicada com a matéria

 

Nuvem escura se aproximou de São Vicente

(Foto: Ivair Vieira Jr/G1) - publicada com a matéria

O fenômeno foi assim analisado em mensagem enviada ao jornal Novo Milênio no dia 20/10/2014, às 14h04, pelo diretor da ONG Amigos da Água, Rodolfo Bonafim:

Nuvem rolo na orla santista

Imagem: site "Melhor de Santos", enviada com a mensagem

Nuvem Glória das Manhãs causa ventania em Santos!

Rodolfo Bonafim [*]

A nuvem rolo, também conhecida por "Glória das Manhãs" leva europeus e norte-americanos a atravessarem o mundo para ter alguma chance de avistá-la... Eles acreditam que o único local do mundo onde ela ocorre com alguma frequência, é no Golfo de Carpentaria, nordeste da Austrália.

Mas, não é bem assim... Creio que da mesma maneira que norte-americanos e europeus são compelidos a viajar para o hemisfério sul (quase sempre para a Austrália ou África do Sul) para observar e fotografar objetos celestes, os quais estão permanentemente abaixo da linha do horizonte e, portanto, invisíveis a partir das latitudes boreais (do hemisfério norte) são invisíveis, o mesmo "êxodo" acontece com relação a essa forma de nuvem tão peculiar.

Nuvem Glória das Manhãs (no caso, foi à tarde), traz ventania para Santos e região

Ontem, devido à aproximação de uma frente fria, ocorreu o chamado aquecimento pré-frontal, único modo de elevar a temperatura máxima na Baixada Santista para além dos 30ºC, algo que só ocorreu, neste mês de outubro, ontem, domingo, 19 de outubro de 2014, ao contrário da capital e interior paulista, que desde o início do mês, experimentam calor muito intenso...

Na estação Amigos da Água, registrei a máxima de 33,2ºC e umidade relativa do ar de 40%, conferindo a sensação térmica de 35ºC. Mas, logo após as 16 horas, rajadas de até 55Km/h em Santos (estação Amigos da Água) e de 72Km/h no Guarujá (Pitangueiras), foram registradas, para surpresa de muitos que curtiram as praias da região.

Imagens e vídeos feitos nas orlas de Santos, São Vicente e Guarujá, atestam que uma dessas nuvens mencionada e comentada acima - a raríssima nuvem rolo ou "Glória das Manhãs", como é conhecida na Austrália, foi a causa da ventania, logicamente mais intensa na orla do que nos bairros centrais, por não haver praticamente obstáculos ou freios para a ação desses ventos!

Portanto, são mesmo nuvens de rara aparição, mas não ocorrem somente no litoral australiano - a Baixada Santista também exibiu nos seus céus essa singular formação atmosférica.

Como se formam as nuvens rolo

São formações raras por que dependem de condições climáticas bem específicas: elas se formam com o encontro de ventos opostos com temperatura e umidade similares, sempre entre 100 e 200 metros de altitude, podendo chegar a 1000 km de comprimento e de 1 a 2 km de largura. Portanto, são nuvens de baixa altitude.... No caso de ontem na Baixada, por trás do fenômeno, áreas de instabilidades escoando pela costa a partir de uma frente fria, propiciaram o espetáculo, que infelizmente causou medo em muita gente!

[*] Rodolfo Bonafim é diretor científico da ONG Amigos da Água (especialista em Climatologia, Geologia ambiental e Astronomia)

Um verbete da Wikipédia trata do assunto (acesso: 20/10/2014):

Morning Glory Cloud

Morning Glory Cloud é um fenômeno meteorológico raro. Uma nuvem Morning Glory (Glória da Manhã) é uma nuvem em forma de rolo que pode atingir até 1.000 km de comprimento e de 1 a 2 km de largura e que pode se deslocar a velocidade de até 60 km/h. Forma-se a uma altitude de 100 a 200 metros do solo.

Os meteorologistas ainda não conseguem explicar totalmente sua origem. A teoria mais aceita atualmente é de que o fenômeno acontece quando há o choque de ventos em direções contrárias, com temperaturas, umidade e altitudes específicas, soprando de forma contínua. Podem durar várias horas e desfazem-se com o aumento da temperatura à medida que o Sol se eleva.

Dependendo das condições ambientes, podem surgir várias nuvens paralelas entre si. Foram registradas formações de até oito nuvens.

Essas nuvens já foram registradas em vários locais do mundo, mas no Golfo de Carpentaria, no norte da Austrália, ocorrem com certa regularidade no período de setembro a novembro, atraindo turistas que querem presenciar este fenômeno de rara beleza.

Fotos de satélite já registraram gigantescas nuvens deste tipo na Austrália. Os aborígenes australianos já registravam este tipo de evento em suas histórias tribais.

Este fenômeno também já foi registrado no Brasil, México, Inglaterra, Alemanha, Rússia e Estados Unidos. No Brasil há apenas quatro casos registrados da nuvem. Um ocorrido em 2007, na bacia de Campos, Rio de Janeiro, que foi filmado por uma equipe da Petrobras, cuja duração foi de cerca de 3 horas; o segundo, em agosto de 2011, próximo a cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul; o terceiro, no litoral de São Paulo em dezembro de 2013; e o quarto na Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica), no Espírito Santo no dia 05 de agosto de 2014.

A referência da Wikipédia ao avistamento anterior desse tipo de nuvem no litoral paulista é à notícia do portal G1/Santos e Região, de 10 de dezembro de 2013 (acesso: 20/10/2014):

Nuvem tem extensão assustadora e impressionou quem estava próximo ao litoral

(Foto: Robson Gomes / VC no G1) - publicada com a matéria

10/12/2013 12h26 - Atualizado em 10/12/2013 12h54

Nuvem exótica é fotografada por internauta no litoral de São Paulo

Especialistas ouvidos pelo G1 afirmam que fenômeno é raro.
Internauta chegou a fazer pesquisa para identificar a nuvem.

Robson Gomes
Internauta, São Vicente, SP

Um internauta registrou uma nuvem bastante curiosa, durante o fim de semana, no litoral de São Paulo. O operador Robson Gomes estava em uma plataforma de petróleo e enviou as imagens por meio da ferramenta de jornalismo colaborativo VC no G1.

Segundo Robson, ninguém conseguiu entender o que estava acontecendo quando a nuvem apareceu. Ele conta que nenhuma pessoa na plataforma conseguia identificar a nuvem que estava se formando. "Descobrimos que existem poucos registros. Fizemos uma pesquisa e a nuvem não se enquadra em nenhum dos tipos de nuvens existentes. Ela é gigantesca. Nunca tínhamos visto algo assim anteriormente", afirma.

Fora do Brasil fenômeno é conhecido como "Morning Glory Cloud"

(Foto: Robson Gomes / VC no G1) - publicada com a matéria

Nota da Redação: O G1 entrou em contato com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e foi informado que a imagem em questão mostra uma 'nuvem rolo', também conhecida como Nuvem Glória da Manhã. Com uma aparente extensão de dezenas de quilômetros, a ‘nuvem rolo’ pode ocorrer devido ao impacto entre ventos contínuos, indo em direções contrárias e com temperaturas específicas. Elas ocorrem com mais frequência durante as manhãs, que é de onde vem o nome mais utilizado para definir o fenômeno: ‘Morning Glory Cloud’. O fenômeno é comum na Austrália mas, no Brasil, é bastante raro e existem poucos registros.

Operadores de plataforma de gás chegaram a pesquisar sobre a nuvem

(Foto: Robson Gomes / VC no G1) - publicada com a matéria

 

Imagem foi feita por por trabalhadores de uma plataforma de gás natural

(Foto: Robson Gomes / VC no G1) - publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série