Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0218j.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/16/08 23:59:37
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CLIMA
Ventos santistas (10-A)

População sabe, pela direção de onde sopram, o clima do dia seguinte
Leva para a página anterior
Vento Noroeste infalivelmente significa forte calor e chuva. Já o vento Sudoeste é sinônimo de frio intenso. São sinais meteorológicos que os santistas reconhecem logo, como atestou matéria do jornal santista A Tribuna, na quarta-feira, 26 de novembro de 2008 (página A-8):


VENTOS MAIS COMUNS

NOROESTE - Costuma soprar depois do Leste. Apesar de ser muito quente e levantar muita poeira, é prenúncio de chuva. Famoso por trazer mal-estar às pessoas

SUDOESTE - frio, com rajadas, vem acompanhado de frentes frias e deixa o mar agitado. Entra de frente para a baía e costuma trazer muitos prejuízos, derrubando árvores e causando inundações

SUL - outro que vem do mar, mas é menos frio e menos intenso que o Sudoeste. Também é aviso de que uma frente fria se aproxima

LESTE -  de intensidade fraca a moderada, é o mais comum na região. Sopra por trás dos prédios, em direção à praia. Na linguagem popular, é o vento que "encana" nos canais

Gráfico publicado com a matéria

CLIMA

Ventos da ilha falam com os santistas

Observação supre falta de dados

Luiz Fernando Yamashiro

Da Redação

Leste é sinônimo de tempo bom; sudoeste, prenúncio de chuva; noroeste, dor de cabeça para muita gente.

O tempo todo, os ventos sopram segredos da natureza ao santista. Quem depende deles para o trabalho ou para o lazer aprendeu a decifrá-los usando a sabedoria de bom caiçara. Mas a imensa maioria dos que circulam pela cidade ainda não é capaz de identificar a brisa que lhes alivia o calor nem a ventania que desmancha seus penteados.

A desinformação é justificável: mesmo os interessados no tema admitem que a Baixada Santista carece de um mapeamento detalhado, o que facilitaria, por exemplo, o trabalho de prevenção a desabamentos em áreas de risco.

"Um estudo mais aprofundado daria origem às chamadas séries históricas, o que nos permitiria saber se a frente fria seguinte seria seca ou com chuva", explicou o engenheiro Luiz Marcos Albino, da Defesa Civil de Santos.

Sempre bem-vindo - Onde faltam dados científicos, prevalece o senso de observação. Velejador experiente, Alexandre Baena Ribeiro Marin, do Centro Brasileiro de Náutica, sabe que quando o vento "encana" nos canais em direção à praia, é hora de navegar. Trata-se do vento Leste, o mais comum e bem-vindo da região. Soprando com intensidade média e principalmente de outubro a março, está entre os favoritos de quem veleja.

Mas a popularidade maior do Leste vem de outro fator: é ele que, vindo da terra para o mar, leva embora as nuvens e deixa o sol absoluto no céu.

"Meu pai dizia que o vento Leste é que traz os peixes", contou o pescador Tsuneo Okida, cuja profissão sempre esteve atrelada às condições do tempo. E, para evitar a fúria do oceano, os pescadores também aprenderam a conversar com a natureza.

Incidência

Ventos de menor incidência na região:

   >>Nordeste: moderado na maior parte do tempo, quase sempre

 ocorre sem chuvas e com calor

>>Sudeste: calmo, sinaliza que não há tempestades por perto

  

 

Mau presságio - Se há nuvens escuras sobre o mar e um vento frio aponta em direção à terra, é melhor deixar o barco ancorado: uma frente fria se aproxima, anunciada pelo Sudoeste. Com rajadas fortíssimas e normalmente acompanhado de chuvas, é o que costuma trazer mais prejuízos à região, derrubando árvores e causando inundações.

 

"É o único do qual Santos não tem abrigo, porque entra de frente para a nossa baía, sem barreiras naturais", explicou o canoísta Fábio Paiva, do alto de seus 25 anos como remador. A exemplo dos pescadores, Paiva também não é lá muito fã do Sudoeste. "Mexe muito com o mar, é ruim para quem está aprendendo a remar".

 

"Neste ano, para infelicidade de pescadores, remadores e todos que gostam de sol e calor, o Sudoeste foi o vento predominante na Cidade, de acordo com o serviço de meteorologia da Base Aérea de Santos. A ocorrência, no entanto, foi incomum e deve-se à grande quantidade de frentes frias registradas até o momento.

 


Bandeiras dos estados brasileiros hasteadas na Praia do Gonzaga, em Santos, acabam servindo de referência quanto à direção do vento

Foto: Walter Mello, publicada com a matéria

Noroeste é o que mais incomoda

Não é preciso ser meteorologista nem tampouco observador da natureza para identificar o mais famoso dos ventos santistas. Forte e abafado, o Noroeste raramente passa despercebido por aqui e costuma deixar os pronto-socorros com movimento acima do normal.

A exemplo do Sudoeste, também é seguido de chuva, mas, aliado às altas taxas de umidade local, aumenta a sensação de calor, causando mal-estar nas pessoas.

Nem mesmo os velejadores, que costumam celebrar os ventos, gostam do Noroeste. "Além de deixar a gente mal, ele sopra forte da terra, dificultando nossa saída do mar", disse Fernando Custódio Gouveia.

Brisa - Menos popular e mais agradável, o vento Sul também vem do mar, mas com menos intensidade que o Sudoeste. Pode tornar o inverno mais severo, mas é sempre bem recebido no calor por proporcionar uma sensação agradável.

"É aquela brisa refrescante que sentimos nas noites quentes", simplificou Alexandre Marin.


Mais comum em Santos, o vento Leste parte da terra em direção ao mar,

 levando as nuvens embora
Foto: Luigi Bongiovanni, publicada com a matéria

Saiba mais

Ventos pelo mundo

>>Monção - típico do Sul e do Sudeste da Ásia, que no verão sopra do mar para o continente

>>Furacão - circular, forte, com velocidade superior a 119 km/h. Surge no mar do Caribe ou nos Estados Unidos

>>Tufão - ciclone formado no Sul da Ásia e na parte ocidental do Oceano Índico

>>Tornado - com alto poder de destruição, seus ventos atingem até 490 km/h. Ocorre geralmente no Hemisfério Norte

>>Willy-willy - nome que os ciclones recebem na Austrália e demais países do Sul da Oceania

Leva para a página seguinte da série