Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0218g.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/22/06 22:10:15
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CLIMA
De ressacas a tromba d'água (7)

Cidade litorânea, Santos registra fenômenos meteorológicos curiosos
Leva para a página anterior
Embora um tanto raro, numa cidade junto ao Trópico de Capricórnio e no nível do mar, o granizo vez por outra ocorre em Santos, como na oportunidade registrada pelo jornal santista A Tribuna em 25 de julho de 2005:
 


CHUVA DE GRANIZO SURPREENDE SANTISTAS - Uma rápida chuva de granizo surpreendeu os santistas ontem à noite. As pequenas pedras de gelo caíram por menos de 10 minutos, aparentemente sem causar muito estrago, mas a chuva intensa que se seguiu alagou algumas vias da Cidade. No momento em que o fenômeno ocorreu, pessoas que passeavam pelas ruas do Gonzaga procuraram se abrigar dentro de bares e embaixo das marquises dos edifícios.
A Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência
Foto: Carlos Marques, publicada com a matéria

FENÔMENO
Chuva de granizo dura 10 minutos e surpreende

Da Reportagem

Uma rápida chuva de granizo surpreendeu os santistas por volta das 21 horas de ontem. As pequenas pedras de gelo caíram por menos de 10 minutos, aparentemente sem causar muito estrago, mas a chuva intensa que se seguiu alagou algumas vias da Cidade.

No momento em que o fenômeno ocorreu, pessoas que passeavam pelas ruas do Gonzaga procuraram se abrigar dentro de bares e embaixo de marquises. A Redação de A Tribuna recebeu inúmeros telefonemas. Até o fechamento desta edição, a Defesa Civil não havia registrado nenhuma ocorrência.

A possibilidade de queda de granizo em algumas áreas das regiões Sudeste e Sul durante o fim de semana estava prevista pelo Sistema Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional. No sábado, o fenômeno já havia sido observado em três municípios do Paraná, onde cerca de mil casas ficaram destelhadas.

A última vez em que choveu granizo na Cidade foi em setembro de 2002. O granizo é um tipo de precipitação atmosférica na qual as gotas de água se congelam ao atravessar uma camada de ar frio e caem sob forma de gelo.


As pedras de gelo não chegaram a causar estragos na Cidade
Foto: Carlos Marques, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série