Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0217e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/29/07 20:33:27
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ALFÂNDEGA
Alfândega, através dos séculos (5)

Terceira do Brasil, foi fundada em 1550

Leva para a página anterior

Para atender às necessidades de controle das mercadorias entradas no território brasileiro e dele saídas, o serviço de Alfândega foi implantado no Brasil logo nos primórdios da colonização, e Santos foi considerada uma localização importante, tanto que a terceira alfândega do Brasil surgiu nesta cidade, ocupando diversos prédios até chegar ao atual, na Praça da República.

A transição para o prédio atual foi registrada assim pelo jornal santista A Tribuna, em 1º de outubro de 1929 (a grafia foi atualizada nesta transcrição):


Imagem: reprodução parcial da matéria original

Foi ontem entregue, ao representante do sr. ministro da Viação, o velho prédio onde funcionou a Alfândega de Santos

Vai ser iniciada, em breve, a construção do novo edifício

O dr. João Domingues de Oliveira, inspetor da Alfândega de Santos, mediante termo lavrado no gabinete da inspetoria, fez entrega ontem, às 15 horas, ao sr. dr. Arthur Assis de Oliveira Borges, engenheiro chefe da fiscalização do porto de Santos, devidamente autorizado pela Inspetoria Federal de Portos, Rios e Canais, do antigo prédio onde funcionou essa repartição à Praça da República, a fim de ser iniciada a sua demolição.

No ato de entrega do velho edifício aduaneiro, representou o sr. ministro da Fazenda o dr. João Domingues de Oliveira, inspetor da Alfândega de Santos, e o sr. ministro da Viação, o dr. Arthur Assis de Oliveira Borges, engenheiro chefe da fiscalização do porto de Santos.

Com o preenchimento dessa formalidade, e devidamente autorizada pela diretoria do Patrimônio Nacional, em ordem n. 33, de 19 de setembro, vai ser iniciada, dentro de alguns dias, a demolição do velho prédio da praça da República, a fim de ser construído o novo edifício da Alfândega de Santos, serviço esse que será executado pela Cia. Docas de Santos e por conta do Ministério da Viação.

O dr. Ismael de Sousa, superintendente da Cia. Docas de Santos, esteve ontem no gabinete do sr. Inspetor da Alfândega em companhia do dr. Arthur Assis de Oliveira Borges, engenheiro chefe da fiscalização do porto de Santos, tendo ficado assentado o início imediato da demolição do velho e em seguida a construção de novo edifício, onde funcionará a Alfândega de Santos e todas as demais repartições federais desta cidade.

É do seguinte teor a portaria baixada pelo sr. Alberto Bruno, delegado fiscal em S. Paulo, que autorizou a entrega do velho prédio da Alfândega:

"Portaria n. 509 – sr. inspetor.

"Tendo em vista a ordem telegráfica da diretoria do Patrimônio Nacional n.33, de 19 do corrente mês, protocolada sob n. 14.629, ficais autorizado a entregar ao Ministério da Viação mediante assinatura do respectivo termo, o antigo prédio em que funcionou essa mesma Alfândega, a fim de ser iniciada a sua demolição.

"Fica desta forma confirmado o meu telegrama n. 36, de 20 do corrente".


O velho edifício da Alfândega de Santos, que vai ser demolido para dar lugar ao novo prédio em que, além da Alfândega, funcionarão todas as repartições federais de Santos
Foto e legenda publicadas com a matéria

Leva para a página seguinte da série