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HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CORREIOS
Carteiro! (5)

Muito mais que apenas selar e enviar cartas
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Em 14 de maio de 2009, os modernos serviços prestados pelos Correios eram enfocados nesta matéria do jornal santista A Tribuna (página A-7):
 


Maior variedade de serviços se concentra na Agência Central de Santos

Foto: Luigi Bongiovanni, publicada com a matéria

EMPRESA
Serviços diferenciam os Correios

Modernização das agências ao longo dos anos possibilita atividades diversificadas, algumas delas ainda desconhecidas

Sandro Thadeu

Da Redação

Muito mais do que um local para selar e enviar cartas, como no passado, as unidades dos Correios se modernizaram com o passar dos anos para facilitar as relações pessoais e empresariais. Atualmente, é possível pagar contas, fazer depósitos bancários, importar e exportar produtos, assim como criar um selo com a própria foto ou logo da empresa. Além disso, esses postos tornaram-se referência para encontrar documentos perdidos.

Um dos serviços mais procurados na Agência Central de Santos, a maior da Baixada, é a certificação digital, uma espécie eletrônica de documentos que dá maior segurança para empresários e clientes se comunicarem pela Internet.

O gerente regional dos Correios, Carlos Alberto Sivieri Teixeira, afirma que um dos serviços mais procurados é o Importa Fácil. Mais de 100 pedidos por semana são feitos. "Por conta do dólar baixo, as pessoas aproveitam a situação para adquirir produtos, o que não ocorre tanto com a exportação", diz.

Ele ressalta que as empresas costumam utilizar com muita freqüência os serviços oferecidos pelos Correios, apesar dos avanços tecnológicos. "A forma de comunicar delas mudou. Antes era com as pessoas, hoje é por e-mail (N.E.: correio eletrônico). Mesmo assim mandam muitos impressos e propagandas para divulgar o próprio tributo (N.E.: deve ser "produto"). Isso foi intensificado com a Internet", ressalta.

Outro pacote oferecido pela estatal bastante utilizado pelos clientes, principalmente pessoas físicas, é o Banco Postal, criado em 2002, após convênio firmado com o Bradesco. Dessa forma, as unidades tornaram-se correspondentes bancários da instituição.

"O maior número de guichês, o funcionamento das agências de segunda a sábado, o horário estendido (das 9 às 17 horas durante a semana) e o atendimento mais ágil são algumas vantagens para fazer saque ou empréstimos que ainda são desconhecidos dos cidadãos", destaca o representante da gerência regional, que abrange de Bertioga a Barra do Turvo, no Vale do Ribeira.

Sedex Hoje - A utilização do Sedex Hoje (que entrega no mesmo dia da postagem), é um serviço ainda pouco utilizado pelos empresários da região. Dados da agência central apontam que nesses quatro primeiros meses 404 pedidos foram feitos nessa modalidade, enquanto de Sedex, 25.472. "Às vezes, a pessoa precisa enviar um documento às pressas para Sã Paulo e acaba contratando um motoboy", diz.

Há 32 anos trabalhando no Correio, Teixeira acredita que uma das vantagens da agência central, que possui movimentação diária de 1.300 clientes e certificado de qualidade ISO 9001:2001, é o atendimento humanizado. "Nós nos modernizamos muito durante esses anos. Apesar da informatização, não colocamos máquinas para substituir funcionários. Procuramos atender as pessoas com rapidez e qualidade", ressalta.

Curiosidades
Pioneira - A primeira correspondência oficial ligada ao Brasil é o relato de Pero Vaz de Caminha enviado ao rei de Portugal sobre o entusiasmo sobre a nova terra, em 1500

Postais ilustrados - O lançamento dos primeiros cartões postais ilustrados ocorreu em 1872

Dia do Selo - A data é comemorada em 1º de agosto. Neste dia, em 1843, houve a emissão dos primeiros selos postais brasileiros. Chamados de Olho-de-Boi, custavam 30, 60 e 90 réis

Mensageiro - O mensageiro Paulo Bregaro é considerado o primeiro carteiro e o patrono dos carteiros do Brasil. Foi ele quem entregou a d. Pedro I, no dia 7 de setembro, às margens do Riacho do Ipiranga, a carta da imperatriz Leopoldina informando sobre as novas exigências de Portugal em relação ao País. O imperador reagiu às imposições da Corte e declarou a Independência do Brasil

Selo personalizado é a novidade

Um dos serviços mais recentes oferecidos pelos Correios e que mais chamam a atenção dos clientes é o selo personalizado. Composto por duas imagens distintas: selo postal e uma imagem escolhida pelo cliente. Eles são vendidos somente em folhas, que contêm, cada uma, 12 conjuntos iguais. O investimento é de R$ 26,00, mas pode diminuir se a quantidade solicitada for maior.

"A pessoa quando casar pode utilizar uma foto dos noivos e mandar os convites da cerimônia com o selo. É uma lembrança diferente. A pessoa recebe a folha em casa num prazo de cinco dias", explica o gerente regional.

A idéia foi utilizada pela Catedral para homenagear a Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da Diocese de Santos e da Cidade, no ano passado. O mesmo foi feito há pouco tempo pelo Lions Clube de Santos, conforme Teixeira.

Outro serviço que também passa despercebido pela população é o Achados e Perdidos. O gerente regional ressalta que fica espantado com a falta de interesse daqueles que perderam os documentos. Segundo ele, a consulta pode ser feita pela própria Internet. "Em média, 200 (documentos) são recebidos na agência, mas apenas 5% são resgatados pelos proprietários".

ENDEREÇO - A AGÊNCIA CENTRAL DE SANTOS FICA NA RUA CIDADE DE TOLEDO, 41, CENTRO, AO LADO DA PREFEITURA.

Estatísticas
145.589 cartas foram enviadas pela unidade nos primeiros quatro meses deste ano

10.478 pagamentos de contas foram feitos na agência central dos Correios de Santos de janeiro a abril deste ano

1.300 pessoas é a estimativa de pessoas atendidas diariamente no local

200 documentos perdidos são recebidos na agência por mês, mas menos de 5% são recolhidos pelos donos

Facilidades disponíveis
Importa Fácil - É o serviço dos Correios que oferece facilidades para cientistas, empresas e pessoas físicas que desejam importar produtos. Para importações de valores abaixo de US$ 500,00 para pessoa física, não é cobrada a taxa de serviço dos Correios. O serviço de desembaraço aduaneiro (incluso um primeiro licenciamento) custa R$ 150,00. Se o licenciamento adicional for necessário, haverá acréscimo de R$ 25,00.

Recebimento de contas - Este serviço consiste no recebimento de contas, carnês, tributos e outros, tais como contas de água, luz, telefone, IPTU, IPVA, seguro obrigatório e mensalidades escolares. Para tanto, é necessário que o órgão/empresa interessado mantenha contrato/convênio de arrecadação com os Correios

Selos - Venda desse produtos, inclusive de selos personalizados

Cartão Postal - Venda de cartões de datas comemorativas

Telegrama - Serviço que permite encaminhamento de mensagens urgentes em âmbito nacional e internacional. Comodidade e praticidade definem a escolha do canal para o envio do telegrama; pela Internet, acessando o site dos Correios; pelo fone 0800-7257282 ou ainda no balcão de qualquer uma das agências dos Correios em todo o País. A cobrança é feita por página

INSS - A execução de atividades previdenciárias pelas agências dos Correios tem como objetivo facilitar o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo INSS

Disque Coleta - É o serviço de coleta domiciliar de encomendas nacionais e internacionais

Exporta Fácil - Conjunto de serviços dos Correios que oferece facilidades para empresas e pessoas físicas (artesãos, agricultores etc.) que desejam exportar seus produtos de maneira mais simples. Além de mercadorias, é possível enviar amostras ou documentos. Cada remessa pode ter valor máximo de US$ 50 mil em mercadorias. Cada pacote pode pesar até 30 quilos

Dinheiro Certo - É o serviço de transferências financeiras internacionais dos Correios. O envio e o recebimento de valores são feitos eletronicamente, proporcionando rapidez, segurança e baixo custo. O Dinheiro Certo viabiliza também o pagamento de pequenos compromissos no Exterior, como assinaturas de periódicos e contribuições para associações de classe e instituições estrangeiras de previdência. Além disso, constitui uma alternativa para o pagamento de exportações feitas por médias e pequenas empresas. Hoje todas as transações Dinheiro Certo implicam pagamentos em espécie (em dinheiro), mas novas modalidades (como, por exemplo, depósitos em contas bancárias) estão sendo desenvolvidas

Sedex - Serviço de remessa de documentos e mercadorias. Possui quatro modalidades: Sedex Hoje (entrega no mesmo dia da postagem); Sedex 10 (recebimento até as 10 horas da manhã do dia útil seguinte); Sedex Mundi (envio internacional); e Sedex a cobrar (serviço em que o remetente paga os preços postais no momento da postagem e estipula o valor a ser cobrado do destinatário)

Achados e Perdidos - Se você perdeu documentos, pode procurá-los no serviço de Achados e Perdidos na agência central dos Correios da cidade ou ligue para 0800-5700100. Se constar no banco de dados, a pessoa deve anotar os dados da agência e ir até a unidade. Os documentos ficam mantidos no local por 60 dias. Após esse período, são encaminhados aos órgãos emissores. No momento da retirada, é necessário comprovar a titularidade do documento e pagar taxa de R$ 3,30. As pessoas que encontraram algum documento, podem depositá-lo em uma caixa de coleta ou entregá-lo nas agências mais próximas

Banco Postal - Leva serviços bancários básicos à população e promove inclusão social aos desprovidos de atendimento bancário

Carta via Internet - Serviço por meio do qual o cliente pode remeter diretamente, por meio da Internet, cartas registradas. Próprio para mensagens em texto, o serviço poderá ser utilizado em qualquer dia e a qualquer hora pelo site dos Correios (www.correiosonline.com.br), que se encarrega da impressão, do envelopamento da mensagem e da entrega ao destinatário. Os valores são de R$ 3,60 (destino nacional) a R$ 6,20 (destino internacional ou nacional com aviso de recebimento)

Certificação Digital - É um arquivo eletrônico que acompanha um documento assinado digitalmente e cujo conteúdo é criptografado. Ela contém informações que identificam a empresa e/ou pessoa com quem se está tratando na Internet. Tem garantia de autenticidade de origem e autoria, de integridade de conteúdo, de confidencialidade e de irretratabilidade, ou seja, de que a transação, depois de efetuada, não pode ser negada por nenhuma das partes

Caixa Postal - Alugando uma caixa postal as correspondências e objetos destinados à pessoa ou à sua empresa estarão disponíveis para retirada durante todo o horário de funcionamento da agência. O cliente pode alugar uma por seis meses (R$ 26,00), por um ano (R$ 52,00) ou por dois anos (R$ 104,00).

Receita Federal - Os Correios mantêm convênio com a Receita Federal para a entrega da declaração do Imposto de Renda e para a inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Ilustração: Arte - Max, publicada com a matéria (reprodução parcial da arte)

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