Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0207v.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/11/06 19:51:38
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CARNAVAL
Tempo de Carnaval (21)

Os eventos temporões
Leva para a página anterior
Matéria inserida no Almanaque da Baixada Santista - 1973, editado pelo jornalista Olao Rodrigues e publicado por Indicador Turístico de Santos, de Bandeira Júnior:
 
Carnavais fora de época...

Em 1859, o proprietário do Teatro de Santos (na esquina da Praça Mauá com Rua do Riachuelo) anunciou ball masqué para o dia 31 de julho, e logo transferido para 6 de agosto. Como não encontramos mais notícias sobre o deslocado baile carnavalesco, chegamos à conclusão de que o mesmo não se realizou. Cremos que o mal foi ter sido anunciado como promoção post-momística; se tivessem anunciado baile pré-carnavalesco, a coisa teria sucesso total. Foi o que aconteceu em 1969, no fechadérrimo Santos Atlético Clube.

Sabe-se que norte-americanos, anglo-saxões (e demais povos do Norte europeu) não afinam muito com o deus Momo. Nos Estados Unidos ainda há um grande carnaval, em New Orleans, mas pelo nome de Mardi Gras adivinha-se logo sua origem genuinamente francesa, portanto latina.

Pois bem, na noite de 16 de novembro de 1969, a sede do S. A. C., o falado Clube dos Ingleses e seus afins, no José Menino, foi pequena para a animação de intenso baile com todos os plás de folia carioca: escola de samba com rebolativas cabrochas (da Império); Banda Carnavalesca (Original Music Choral); confete, serpentina e a presença soberana de S. M. Rei Momo, I e Único (Waldemar Esteves da Cunha).

Fica assim, mais uma vez, provado que carnaval é um estado de espírito... Verifiquem na foto abaixo.


Foto publicada com a matéria