Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0203b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/31/13 15:38:20
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
A santa do cais do porto (2)

Estátua foi erguida em 1951
Leva para a página anterior
No dia 13 de dezembro, que é também o Dia do Marinheiro, ocorre uma procissão no cais do porto santista, até uma praça defronte ao antigo Armazém 26 Frigorífico (agora transformado em terminal turístico de passageiros), onde existe este monumento em homenagem a Nossa Senhora de Fátima:
 


Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 9 de abril de 2007


Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 9 de abril de 2007


Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 9 de abril de 2007


Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 9 de abril de 2007


Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 9 de abril de 2007

Matéria publicada na versão digital do jornal santista A Tribuna, em 9 de dezembro de 2006:

Sábado, 9 de Dezembro de 2006, 08:10
Peregrinos saem em procissão na quarta-feira

Da Reportagem

Os peregrinos de Nossa Senhora de Fátima do Porto comemorarão, na quarta-feira, os 55 anos do monumento da santa e o 27º da consagração do Porto de Santos à Virgem Maria.

A procissão começará em frente à Igreja Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Avenida Afonso Pena, nº 614, na Aparecida), às 15h30. Às 16 horas, na Paróquia São Benedito (Avenida Afonso Pena, nº 350), será celebrada uma missa pelo monsenhor Joaquim Clementino Leite.

Após a cerimônia, a procissão de Nossa Senhora prosseguirá até o monumento no porto, às 18 horas, onde os fiéis receberão a bênção do diácono Emanuel Lanfredi.

Monumento - O monumento em homenagem a Nossa Senhora de Fátima do Porto foi criado em 1951 pelo artista plástico Heitor Usai e instalado na faixa portuária.
Ele se encontra firmado sobre uma rocha de granito, retirada na região de Furna de Tijuca. Também possui aplicações em mármore de ouro velho e dois painéis de bronze, que representam o milagre do sol de 1917 e a visão do inferno.
A auréola que fica na cabeça da Virgem é de vidro cristal, contém 12 estrelas e foi desenhada pelo artista Benedicto Calixto de Jesus Neto.

Em 2011, a administração do porto tentou remover o monumento para outro local, com o objetivo de usar a área como estacionamento do terminal de passageiros situado nas proximidades. A reação popular inviabilizou a idéia, como é relatado no semanário santista Jornal da Orla, caderno Porto-Cidade da edição de 1 e 2 de outubro de 2011, página 4:


Há 60 anos no local, a imagem de Nossa Senhora de Fátima tornou-se apenas "a santa" e deu nome àquela região do porto

Foto: Leandro Amaral, publicada com a matéria

TRADIÇÃO TEM LUGAR

Santa resistente a mudanças

Mirian Ribeiro

Ao contrário do que aconselha o dito popular, desta vez não adiantou nem ouvir o bispo. Diante da grita geral dos portuários, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, conhecida pelos trabalhadores como a "Santa", continuará no mesmo lugar, na praça em frente ao Armazém VII-A, próximo ao Terminal de Passageiros do Porto de Santos.

A imagem seria remanejada no dia 13 de outubro para uma praça no cruzamento das avenidas Senador Dantas e Perimetral da Margem Direita, como parte de um programa de reordenamento de Outeirinhos, elaborado pela Codesp. A área original seria incorporada ao estacionamento do Terminal de Passageiros para compensar áreas perdidas pelo Concais durante a construção da Perimetral.

A Codesp recebeu aval da Cúria Diocesana de Santos e da Prefeitura Municipal, mas esqueceu de consultar os trabalhadores. Não deu outra. A pressão foi tanta que só restou à administradora do porto desistir da idéia, apesar de entender que o novo local proporcionaria melhor visibilidade ao monumento e maior segurança aos fiéis durante o acesso.

Até a Câmara Municipal entrou no imbróglio. Em setembro, integrantes do grupo Peregrinos de Nossa Senhora de Fátima do Porto de Santos estiveram no Legislativo e conseguiram moção de apoio dos vereadores. Entre os argumentos usados está o fato de a decisão ter sido tomada sem nenhuma consulta à população.

Dia 13 de dezembro completará 60 anos que a "Santa" foi colocada no lugar, criando uma tradição religiosa e tornando-se um ponto de referência do porto. Com a decisão da Codesp, um mural de 60 m² feito pelo artista plástico Ademyr Costa e dedicado à Nossa Senhora de Fátima poderá ser perdido. O mural, que seria instalado atrás da "Santa" na nova praça, conta a história da aparição da Nossa Senhora aos três pastorzinhos - Lúcia, Jacinta e Francisco - em Fátima, Portugal, no ano de 1917.

Proteção e fé - Há seis décadas, do alto de seu pedestal de granito, a "Santa" vela pela segurança dos trabalhadores do maior complexo portuário do país. Na imagem erguida no porto, os três pastorzinhos também são representados.

A imagem foi idealizada por Heitor Usai, especialista em arte sacra, e erguida por uma comissão eleita pelos portuários da época. Entre seus integrantes estava Maximino Perdiz Pinheiro, então o mais antigo empregado da Companhia Docas de Santos. Os portuários arrecadaram dinheiro para a obra e a pedra fundamental foi colocada com invólucro calafetado, contando a relação dos componentes da comissão executiva.

A idéia de instalar a imagem da Santa na praça da região de Outeirinhos partiu do parte Roberto Maria Drumond Gonçalves. O objetivo era atender à devoção de grande massa de portuários que tinha raízes portuguesas. Dizem que ao sair pelo porto buscando um lugar ideal, o padre se deparou com algumas ovelhas naquela região, ao lado do Armazém VII, e inesperadamente os animais começaram a se deitar no chão. Era o sinal que o religioso esperava.

O dia do aniversário do monumento de Nossa Senhora de Fátima e a consagração do Porto de Santos à Virgem Maria, e o dia da procissão como evento religioso da aparição de Nossa Senhora de Fátima, são comemorados em 13 de dezembro e 13 de maio, respectivamente.