Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0199c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/07/16 20:34:47
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Ser santista... (3)

Leva para a página anterior
Eslá criada a polêmica: pão de cará é receita santista ou existe em outros lugares? É de cará mesmo (os santistas dizem que não, é só nome fantasia)? É pão de leite, de batata ou de inhame? Nããão, enchem a boca os santistas, ressaltando as diferenças: o pão de leite é adocicado, o pão de cará santista é levemente salgado. O fato é que fora de Santos este pão dificilmente é encontrado, embora alguns afirmem que em outros lugares apenas muda o nome. A loja santista ZeroTreze (cujo nome se refere ao prefixo telefônico da cidade, 013) reacendeu a polêmica em 2013 como forma de promover suas atividades na rede social Facebook (perfil Los Santos - acesso: 7/5/2016):
 


Imagem, com foto de Tainara Alberto, publicada no perfil Los Santos 13 na rede social Facebook em 2/5/2013

A questão do pão de cará santista já havia sido tratada em outras publicações, como o blogue Come-se (mantido pela nutricionista Neide Rigo, da capital paulista), em 18 de maio de 2010 (acesso: 7/5/2016):


Imagem: captura de tela de página do blogue Come-se

Terça-feira, 18 de maio de 2010

Delícias de Santos: pão de cará sem cará e broa portuguesa com abóbora

Cheguei há pouco de Santos. Fui dar uma palestra para os alunos do curso de nutrição da Unifesp, a convite da professora Fernanda Scagliusi. Ela passou aqui na parte da manhã e pegamos a estrada. Em pouco tempo já estávamos de frente para o mar comendo camarões. No meio da conversa ela me contou que em Santos era famoso um tal de pão de cará. Tão famoso que de manhã, nas padarias, basta pedir um "cará na chapa" que todo mundo entende (ou uma média na chapa, já que média é o mesmo que nosso pãozinho francês). Só havia um detalhe, o pão não leva cará.

Fiquei curiosa e sugeri que fôssemos a uma padaria conferir. Chegamos à Rainha da Barra e eu fui logo perguntando sobre o pãozinho com cara de pão de leite. A balconista não soube me responder o que ia na massa nem porque se chamava pão de cará. E muito menos o que seria um cará. Mas foi ao caixa perguntar para a patroa. Voltou e explicou que levava leite, ovos, farinha etc, mas nada de cará. E achou engraçado quando dissemos que em São Paulo não havia pão de cará, como se fosse apenas um nome fantasia - e de fato hoje é, pelo menos em Santos. Ela perguntou: Ué, e como vocês chamam então este tipo de pão? Ué, pão de leite, respondemos.
[...]


Pão de cará sem cará!

Imagem: captura de tela de página do blogue Come-se

Já no caixa, a dona da padaria nos explicou que antigamente o pão levava mesmo cará, mas com o tempo o ingrediente principal ficou caro e do cará só restou a cara, além do nome. Segundo ela, é como o pão de batata. A maioria dos pães de batata do mercado não leva mais batata. Os pãezinhos redondos de textura macia são preparados com uma mistura pronta para pães que dispensa a batata. Pasme!

Mas, muito atenciosa, perguntou se conhecia a broa portuguesa, típica de Santos. Esta sim feita com abóbora e batatas, além de frutas cristalizadas. Não sabia. Voltei ao balcão para pedir uma, mas tinha acabado. Como estava tratando direto com a dona, esta imediatamente ligou para a cozinha e pediu para fazer as broas na parte da tarde porque tinha encomenda de uma cliente (eu!). E ainda a ouvi retrucar com o padeiro, dizendo que podia fazer, sim, que havia comprado os ingredientes na feira. Gostei muito desta parte da conversa e voltei no fim da aula para buscar a encomenda. Trouxe quatro, deliciosas, fresquinhas, com gosto forte de abóbora e textura úmida. Recomendo! As receitas, do verdadeiro pão de cará e da broa com abóbora, fico esperando de leitores. Quem sabe aparece uma boa? (não copiada da internet, que estas já achei).


Broa Portuguesa com abóbora

Imagem: captura de tela de página do blogue Come-se

Veja mais:

Deguste Santos