Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0188z06.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/08/08 20:57:43
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Igrejas
Igrejas no século XXI: Ortodoxa S. Jorge (1)

Leva para a página anterior
Na Avenida Ana Costa, está situada a Igreja Ortodoxa São Jorge, que teve sua pedra fundamental lançada em 26 de outubro de 1952:
 



Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 11/3/2007

Vista externa noturna (22h30) da igreja e seu campanário:



Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 5/9/2008

Em 28 de outubro de 1952, o jornal santista A Tribuna registrou, como texto-legenda (ortografia atualizada nesta transcrição):

Lançada, domingo, a pedra fundamental da Primeira Igreja Ortodoxa de Santos – Anteontem, às 9,30 horas, no terreno da avenida Ana Costa, junto ao n. 307, em frente à estação da E. F. Sorocabana, realizou-se a cerimônia do lançamento da pedra fundamental da 1ª Igreja Ortodoxa de Santos, que ali será construída sob os auspícios da Irmandade de São Jorge, desta cidade.

Ao ato estiveram presentes, entre outras pessoas, as seguintes: arquimandrita Rafael Chamie, representando o patriarca ortodoxo, d. Alexandros Tahan; Gassen Mardam, cônsul geral da Síria em São Paulo; deputado Camilo Ashcar, dr. Paulo Toufic Camasmie, Gattas Cury, Missa Anawate e Nagib Saccab, representando o Conselho Administrativo da Diocese Ortodoxa do Brasil em São Paulo; representante do deputado estadual Athié Jorge Coury; sras. Adma Zacharia e Arminda I. Cury, representando a Liga das Senhoras Ortodoxas de São Paulo; Rachid José Bussab, Elias Malluhy, Simon Dib, Elias Cury e Jorge Diab Maluf, representando a Casa de Beneficência de São Paulo; Salim Kalil Dabdad e sra. Curgie Assad Abdalla, que paraninfaram o ato, além de representantes da imprensa, de entidades diversas de nossa cidade e da capital, e representante da Igreja Católica Livre do Brasil. Não podendo comparecer, enviaram telegramas autoridades civis e militares, entidades recreativas e sociais sírio-libanesas de São Paulo, de Santos e do Rio de Janeiro.

Iniciando a cerimônia, foi celebrada missa cantada pelo representante do Patriarca, arquimandrita Rafael Chamie.

Fez-se ouvir, durante o ato, o Coro Orfeônico do Orfanato Sírio, de São Paulo.

Pelos paraninfos da cerimônia foi lançada a pedra fundamental, sendo guardados, numa caixa de cimento, os jornais do dia, moedas e a ata alusiva.

Paraninfaram a cerimônia o sr. Salim Dabdad e a sra. Curgie Assad Abdalla.

Durante a solenidade fizeram-se ouvir os srs. arquimandrita Rafael Chamie, em idioma árabe; deputado Camilo Ashcar, orador oficial da cerimônia; d. Adma Zacaria, em nome da Liga das Senhoras Ortodoxas; dr. Jorge Diab Maluf, pela Casa Beneficente de São Paulo; sr. César Salim Cury, orador da Irmandade São Jorge Ortodoxa, em Santos, que agradeceu.

Terminada a solenidade, foi servida uma taça de champanha aos convidados.

- No "cliché", um aspecto da cerimônia.


Foto publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série