Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0188y27.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/01/12 20:48:10
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - IGREJAS - Capelas e oratórios
Capelas e oratórios da Baixada Santista [27]


A passagem do tempo e as ações humanas vão levando consigo os vestígios de muitas construções de caráter religioso, como os inúmeros oratórios e as capelas espalhadas pelo terreno hoje ocupado pelas cidades da Baixada Santista. Em alguns casos, fica a memória. Em outros, até ela se vai, por não ser apoiada pelos vestígios de sua existência, que faz com que as lembranças se esfumem até desaparecerem ou virarem mitos e lendas. Por isso, o pesquisador de História e professor Francisco Carballa procurou recuperar essas memórias e relacionar as edificações religiosas menores, neste relato por ele enviado em de novembro de 2012, para publicação em Novo Milênio:

Leva para a página anterior

Capelas e igrejas particulares

Francisco Carballa

Leva para a página seguinte da série

[27] Capela de São José do Jurubatuba

Ficando no local onde hoje é o prédio da administração da Ilha Barnabé, havendo uma descrição de que suas duas imagens de Santana mestra em pé e São Joaquim teriam sido levadas para o convento do Carmo, onde se encontram ainda hoje. Igualmente a imagem de São José, levada para um museu da ordem na Bahia.

O fato de a Ordem ficar com as imagens se explica por que os Carmelitas possivelmente estariam atuando no local, sabendo-se que tinham a propriedade de uma praia na região e as irmãs Carmelitas do Marapé tinham (ou têm) a propriedade do local conhecido como Conceiçãozinha de Itapema.

No livro Santos noutros tempos existe referência a essa capela e às lápides funerárias, que possivelmente têm seu registro nos arquivos do Estado, devido a uma ordem imperial [09].


NOTA:

[09] Ordem executada em 18 de dezembro de 1856.


Ilha Barnabé. entre 1940 e 1950

Foto: Museu do Porto de Santos