Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0188y03.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/01/12 20:46:33
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - IGREJAS - Capelas e oratórios
Capelas e oratórios da Baixada Santista [03]


A passagem do tempo e as ações humanas vão levando consigo os vestígios de muitas construções de caráter religioso, como os inúmeros oratórios e as capelas espalhadas pelo terreno hoje ocupado pelas cidades da Baixada Santista. Em alguns casos, fica a memória. Em outros, até ela se vai, por não ser apoiada pelos vestígios de sua existência, que faz com que as lembranças se esfumem até desaparecerem ou virarem mitos e lendas. Por isso, o pesquisador de História e professor Francisco Carballa procurou recuperar essas memórias e relacionar as edificações religiosas menores, neste relato por ele enviado em de novembro de 2012, para publicação em Novo Milênio:

Leva para a página anterior

Capelas e igrejas particulares

Francisco Carballa

Leva para a página seguinte da série

[03] Capela das Irmãs Pallotinas

Situada na Avenida Conselheiro Nébias nº 190, possui uma capela bem no fundo do terreno para o lado direito de quem olha do portão que no passado serviu para a passagem de veículos, assim ligada à construção.

Seu interior era humilde, onde havia a imagem de São Vicente Pallotio, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição e um crucifixo de porte médio, e o principal dessa casa de oração, um pequeno sacrário de metal com sua vela acesa. Quando ocorreu a explosão do Gasômetro, em 1967, todos os vitrais se quebraram, ficando apenas o do Sagrado Coração de Jesus.

Durante o mal interpretado Concílio dos anos 60, seu altar foi retirado. Possui do lado direito quatro grandes janelas e duas na frente, tendo ao meio a porta, sendo que o vitral remanescente seria da janela do lado direito de quem olha sua frente.

As irmãs se retiraram também de Santos, pois o seu carisma era o pensionato feminino para moças de família para que viessem estudar, sendo que muitas universitárias da Ceuban ali residiam, havendo inclusive uma querela entre elas e as irmãs por causa dos crânios usados nos estudos de Odontologia. Outra história que se conta é a dos vizinhos que vigiavam as hospedadas, para vê-las tomar banho ou trocar de roupas.

Hoje no local funciona uma clinica de idosos e a dita capela se tornou um depósito, sendo mantido o prédio apenas.

Fachada das instalações da Casa de Repouso São Miguel Arcanjo, na Avenida Conselheiro Nébias, 190, vendo-se parcialmente ao fundo a edificação da capela, hoje atuando como  um depósito
Imagens: Street View/Google Maps, em março de 2011 (acesso em 1/12/2012)