Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0188y02.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/25/13 16:24:25
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - IGREJAS - Capelas e oratórios
Capelas e oratórios da Baixada Santista [02]


A passagem do tempo e as ações humanas vão levando consigo os vestígios de muitas construções de caráter religioso, como os inúmeros oratórios e as capelas espalhadas pelo terreno hoje ocupado pelas cidades da Baixada Santista. Em alguns casos, fica a memória. Em outros, até ela se vai, por não ser apoiada pelos vestígios de sua existência, que faz com que as lembranças se esfumem até desaparecerem ou virarem mitos e lendas. Por isso, o pesquisador de História e professor Francisco Carballa procurou recuperar essas memórias e relacionar as edificações religiosas menores, neste relato por ele enviado em de novembro de 2012, para publicação em Novo Milênio:

Leva para a página anterior

Capelas e igrejas particulares

Francisco Carballa

Leva para a página seguinte da série

[02] Capela da Associação Monsenhor Moreira ou Prato de Sopa

Constando uma no primeiro andar tendo sua janela com vitral voltados para a Rua Sete de Setembro nº 52, onde se situa, possui as devoções do Senhor Crucificado acima do sacrário, Sagrado Coração de Jesus no nicho da esquerda e Nossa Senhora do Rosário na direita, mantendo também uma imagem de São Jose de tamanho quase natural, que pertenceu ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus sendo um lugar de oração muito reservado para as pessoas que trabalham na instituição ou visitantes.

Existe outra capela no piso térreo (que serve de restaurante para os recolhidos assistidos pela instituição), podendo ser vista Nossa Senhora do Socorro no nicho principal.

Ainda são mantidas pela instituição Monsenhor Moreira. Moraram no prédio como se fora um convento as Irmãs Canocianas, até os idos dos anos 1980, quando passariam a residir em outro endereço da mesma Rua Sete de Setembro (no nº 43).

Outro aspecto interessante da instituição é que sua fundadora foi uma devota incondicional de Santa Filomena a Mártir. Assim, para lá foram transferidas as duas imagens que um dia estiveram na Catedral de Santos, tanto a imagem de aproximadamente 1 metro, de origem francesa, como a que está em um esquife de cristal, rodeada por flores de papel de seda de pequeno tamanho, sendo que essa imagem teria vindo de Roma e a princípio era uma imagem de vestir, semelhante às que existem nos presépios napolitanos.


Capela da Associação Monsenhor Moreira. Na pedra d'ara há uma inscrição latina: "Sancti Pauli In Brassilica Aram Hanc Consecradi Die 24 Mensis Maii A.d. 1957 Sanctorum Martyrum. Prosperi et Eudoxii. Reliquias in Sepulcro Recondens"


Capela da Associação Monsenhor Moreira


Pequeno esquife com imagem italiana de Santa Filomena, a fundadora da instituição.

A imagem antes pertencia à Catedral de Santos


Santa Filomena, em imagem que pertenceu à Catedral de Santos. Aos pés, o pequeno esquife
Imagens cedidas a Novo Milênio pelo autor, professor Francisco Carballa, em 2008

Fachada das instalações da Associação Prato de Sopa, na Rua Sete de Setembro
Imagem: Street View/Google Maps, em março de 2011 (acesso em 1/12/2012)

 

Situada no pavimento térreo da instituição, onde são servidas as sopas aos pobres, esta capela vem sendo usada para a celebração de missas na liturgia tridentina
Fotos enviadas a Novo Milênio pelo autor, professor Francisco Carballa, em 23/6/2013