Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0188h.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/19/04 19:51:36
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Igrejas
A igreja dos endividados

Leva para a página anterior
Santa Edwiges tem muitos adoradores em Santos, num contingente crescente a cada ano, que participa das procissões e outras manifestações religiosas na igreja situada no bairro do Boqueirão. Como registrou o jornal A Tribuna, em 15 de outubro de 2004:
 


Na antevéspera do Dia da Padroeira dos Pobres e Endividados, capela recebeu muitos visitantes
Foto: Raimundo Rosa, publicada com a matéria

HOMENAGEM
Católicos reverenciam Santa Edwiges

Da Reportagem

O dia de Santa Edwiges, conhecida popularmente como a Padroeira dos Pobres e Endividados, é amanhã. Pedidos de graças, agradecimentos e muitas orações devem ser feitos pelos milhares de fiéis na capela em homenagem à santa, localizada na Avenida Washington Luiz (Canal 3), 361, no Boqueirão.

A expectativa do pároco da capela, Gelso Dadalt, é da presença de mais de 10 mil pessoas, número alcançado no ano passado. "Esperamos mais pessoas este ano pela data ser em um sábado, dia mais acessível a todos. O tríduo começou na última quarta-feira. Amanhã, dia da santa, haverá festividade com missa no ginásio de esportes e procissão pelas ruas do bairro".

O padre destaca que o número de fiéis aumenta muito com o decorrer dos anos e que as pessoas acreditam na santa como alguém que pode os auxiliar em momentos difíceis. "Ainda agora vi uma moça sozinha, chorando na capela. As dificuldades fazem com que as pessoas busquem mais a religião. E elas não pedem para ganhar na loteria. Pedem pelas suas famílias, por problemas com drogas e por dias melhores".

O pároco explica que os fiéis costumam levar flores para a santa e faz um apelo. "Em vez de flores, tragam comida para que possamos distribuir para aqueles que mais necessitam".

- "Eu tive uma doença e não percebia sintomas. De repente, comecei a sentir dores muito fortes durante uma semana inteira. Um médico marcou uma operação. Eu pedi muito para Santa Edwiges pela minha saúde e minha graça foi alcançada. A oração foi fundamental e a fé também", testemunhou a professora aposentada Vera Lourdes de Campos Abuchaim.

O comerciante Marcos Gregório Rodrigues tem muita devoção pela santa e visita a capela quase todos os dias. "Eu gosto de vir aqui. Ela me conforta e tudo o que peço ela atende, graças a Deus".

Missas - Hoje, véspera da comemoração, serão realizadas três missas: às 7h30, 15 horas e 19h30. Amanhã serão mais cinco celebrações, às 7h30, ao meio-dia, às 15, 17 e 19 horas. Logo em seguida, às 20 horas, haverá a tradicional procissão com a imagem.

Saiba mais
Santa Edwiges nasceu no ano de 1174 e era filha de nobres. Ela foi criada em um ambiente que reinava o luxo e a riqueza e destacou-se pela humildade. Ela se casou e teve seis filhos. Aos 32 anos de idade e ainda casada, Edwiges fez votos de castidade, o que Henrique respeito até o fim da vida. A santa morreu no dia 15 de outubro, no ano de 1243, no mesmo convento onde vivia desde a morte do marido. Apesar de ter morrido no dia 15, a sua festa é no dia 16, dia de seu sepultamento, pois no dia 15 de outubro já era comemorada a festa de Santa Tereza D'Ávila.

Novamente A Tribuna, agora em 17 de outubro de 2004:


Capela, situada no Boqueirão, recebeu milhares de fiéis que foram fazer reverências
Foto: Carlos Nogueira, publicada com a matéria

DEVOÇÃO
Santa Edwiges é reverenciada por fiéis

Da Reportagem

Milhares de fiéis católicos passaram ontem comemorando em missas o dia de Santa Edwiges, considerada a padroeira dos pobres e endividados. Na realidade, as festividades em sua homenagem iniciaram já na última quarta-feira, com uma programação de missas e orações na Capela de Santa Edwiges, que fica na Avenida Washington Luiz, 361, no Boqueirão.

Ontem foram realizadas cinco missas, encerradas com uma procissão no início da noite pelas ruas do bairro. Tudo sob o comando do pároco da capela, Gelso Dadalt, além da participação dos sacerdotes Luiz Bitistel, Antônio Cervini e Lírio Berwanger. O bispo diocesano dom Jacir Francisco Braido também foi convidado para o evento.

Além dos fiéis, havia grande presença de ambulantes na área da capela. Eles comercializavam velas, flores e imagens religiosas da santa.

 

Missas e orações marcaram início dos festejos

 

Nobres - Santa Edwiges nasceu no ano de 1174 e era filha de nobres. Criada em um ambiente de luxo e riqueza, ela conseguiu voltar sua atnção para uma vida mais humilde de dedicação aos mais necessitados. Edwiges chegou a se casar e teve seis filhos.

Aos 32 anos de idade e ainda casada, resolveu fazer votos de castidade, o que foi sempre respeitado por seu marido. A santa morreu no dia 15 de outubro de 1243, no convento onde vivia desde a morte do marido.

Foi canonizada no dia 26 de março de 1267, pelo papa Clemente IV. Apesar de ter morrido no dia 15, sua festa é no dia 16 (dia do seu sepultamento), porque no dia 15 a Igreja comemora a festa de Santa Tereza D'Ávila.

Santa Edwiges é considerada a padroeira dos pobres porque para evitar a destruição de famílias, na época feudal, ela pagava os débitos dos endividados, conseguindo mantê-los unidos.

Leva para a página seguinte da série