Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0186h.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/03/05 21:42:36
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - 1932
A revolução, na imprensa local (1)

Anúncios e notícias em jornais de 32

Leva para a página anterior

Publicado no jornal santista A Tribuna, edição de quarta-feira, 28 de setembro de 1932 (mantida a ortografia da época):

Ouro para a Victoria

Continuam as offertas á Associação Commercial

A campanha do ouro para o bem de São Paulo recebeu hontem uma dadiva que se singulariza pelo seu valor material e sobretudo pela sua valia estimativa e pelos alevantados e eloquentes motivos que a ditaram.

Eis a carta que acompanhou essa expressiva offerta:

"Corrente que pertenceu ao general Francisco Glycerio, propagandista campineiro da Republica; offerecida por sua filha ao 'Ouro para a Victoria', em memoria de seu inesquecivel pae e como protesto ao bombardeio aereo de Campinas pelos ditatoriaes. Santos, 26 de setembro de 1932 - (a.) Maria Zelinda Glycerio Torres".

A corrente, acompanhada de artistico medalhão com 2 diamantes e um brilhante, pesa 56 grammas de ouro e é obra de fino lavor.

- Vem tendo lisonjeira repercussão o acto de algumas firmas comerciaes de offerecer ouro para a victoria.

Ainda hontem os srs. Figueiredo, Lima e Cia. Ltd. offertaram também 200 grammas de ouro de 18 quilates. Cada dia se impõe mais á nossa admiração o apoio de nosso alto commercio a todas as iniciativas da campanha constitucionalista em Santos.

- Cada dia avulta mais, em variadas modalidades, a cooperação patriotica de Santos á campanha em que São Paulo se empenhou. Assim, podemos noticiar, com justificado desvanecimento, que a venda de objectos offerecidos ao "ouro para a Victoria" atingiu, nestes poucos dias, a 20 contos de réis.

É intenso o movimento desse departamento de campanha, que funciona na rua 15, esquina da Frei Gaspar.


Publicado em A Tribuna, edição de quarta-feira, 28 de setembro de 1932

Noticias dos soldados santistas

A sra. d. Francisca Lobo Vianna, residente á rua Martim Affonso nº 23, recebeu de seu filho Antonio, que se acha incorporado ao 7º B. C. R. um cartão nos seguintes termos:

"Mamãe

É com o maior prazer que escrevo este cartão, dando optimas noticias minhas, aqui em descanço, depois de dois mêses de luta, para a gloria de um povo forte e resoluto que somos como paulistas e brasileiros.

Itapetininga, 23 de Setembro de 1932".


Publicado em A Tribuna, edição de quarta-feira, 28 de setembro de 1932

"Casa do Soldado"

A "Casa do Soldado" foi hontem visitada por 220 rapazes, que escreveram 26 cartas e 16 postaes, entregues no correio e na praça. Forneceu tambem material para 110 cartas (enveloppes e papel), 34 cartões postaes e 8 lapis.

Fornecimentos - Distribuimos 440 sandwiches diversos, 510 cafés, 24 ovos cosidos, 5 bolos, 1 bandeja de doces, marmelada, goiabada, patê, salsichas, laranjadas, limonadas, etc.

Cartas - Acham-se na secretaria da "Casa do Soldado", cartas para os seguintes: Rubens Romão, Helena Diniz, Joaquim Sabino da Silva, Francisco Mazzoca e Angelo Guazasoca.

Donativos recebidos - Companhia Antarctica Paulista, 5 kilos de gelo; menina Creuzinha, 1 bolo; Ada Seixas Alschefsky, diversas revistas illustradas; Antonio de Aguiar, 4 bolos feitos na copa; André Nier, da Quitanda do Povo, 5 limões; Alice Garcia da Fonseca, 1 bandeja de bolinhos; Padaria São Bento, 30 pães diversos; Lucio Lima da Gloria, jornaes do dia.

Serviços profissionaes - Por intermedio da "Casa do Soldado", a parteira d. Rosalina Sampaio, residente á rua Espirito Santo nº 129, e da Commissão Evangelica de Assistencia, offerece os seus serviços profissionaes para as senhoras dos soldados combatentes.

- Continua a "Casa do Soldado" a receber donativos do commercio em geral e das familias.

Qualquer offerta poderá ser encaminhada para a séde da "Casa do Soldado", á praça José Bonifacio nº 58 ou indicada pelos telephones C. 3-0-9-7 (A Farpa) e C. 2-1-3-7, afim de ser procurada por um escoteiro da Patrulha da Cobra da C.R.E.C.


Publicado em A Tribuna, edição de quarta-feira, 28 de setembro de 1932

Publicado em A Tribuna, edição de sábado, 1 de outubro de 1932:

Um momento de confusão e correrias

Muito natural, perfeitamente explicavel mesmo, a curiosidade publica, aguardando a marcha dos ultimos acontecimentos, estacionando o povo nas praças e vias publicas.

A não ser um momento de confusão e correrias, hontem registrado na praça da Republica, a cidade teria passado em calma, apesar de se ter, no centro e nos arrabaldes, augmentado consideravelmente o numero de transeuntes.

Cerca de 15 horas, na praça da Republica, houve um momento de confusão, o que originou atropelos e correrias, á aproximação da força policial, accorrida ao local para a manutenção da ordem, o que se verificou, ficando, entretanto, dois rapazes levemente feridos e em consequencia de que tiveram tratamento hospitalar.

Verificado o mal entendido, não mais foi possivel, na occasião, manter a calma de alguns dos populares presentes, dando-se, então, aquelles atropelos e correrias, sem maiores consequencias, como aliás succedeu em outros pontos da cidade.

A policia, com patrulhas de cavallaria, determinou ficasse aquelle ponto sob vigilancia rigorosa, nada mais se registando.

Publicado em A Tribuna, edição de sábado, 1 de outubro de 1932

Exercito de Salvação

Funccionou regularmente, durante toda a semana, o serviço de café mantido pelo Exercito de Salvação, á rua Frei Gaspar n. 105.

A distribuição é feita das 6 às 7 e das 17 às 18 horas.

Desde o inicio do serviço, já foram distribuidas 2.750 médias com pão.

A Liga da Boa Vontade, inaugurada ante-hontem, com a installação do Departamento de Costuras para os pobres, e que funcciona todos os dias uteis, das 14 ás 16 horas, á rua Frei Gaspar, 105, está encontrando o melhor acolhimento. Diversas casas e familias fizeram offertas de retalhos e utensilios para costurar.

Prohibição de venda de bebidas alcoolicas

Por determinação do sr. delegado regional de Policia, fica, até segunda ordem, prohibida a venda de bebidas alcoolicas no municipio.

Capitão Anacleto Bernardes

Morreu em combate, no sector Sul, o capitão Anacleto Bernardes, da Legião Negra.

O bravo militar residia em Santos e era chefe da turma n. 25, da Cia. Docas de Santos.

Deixa viuva e filhos.

O corpo foi trasladado para esta cidade, aqui chegando, hontem, às 23,30 horas, acompanhado de seus companheiros de milícia, tenente dr. José Rocha, tenente Clemente Alves Monteiro, tenente Manoel Duarte Carneiro, tenente Francisco Moura, tenente Reynaldo de Mattos Freitas, 1º sargento Olympio de Jesus, 3º sargento Antonio Sergio Rocha, 3º sargento Henrique José Freire, cabos Humberto Cazzoto, Ergino dos Santos e André Bueno.

O seu enterramento realiza-se hoje, ás 9 horas, sahindo o feretro do quartel do Corpo de Bombeiros, para o cemiterio do Saboó.

Cruz Vermelha Brasileira de Santos

MOVIMENTO DAS COZINHAS ECONOMICAS - N. 1, Cia. Brahma, 3.939; n. 2, Asylo de Orphaos, 3.040; n. 3, Instituto "Escholastica Rosa", 2.820; n. 4, Cia. Antarctica Paulista, 4.383; n. 5, Escola "Braz Cubas", 3.641; n. 6, Cine Bocaina, 787; n. 7, Guarujá, 441; n. 8, Cubatão, 342. - Total, 19.393 pessoas.

DONATIVOS EM DINHEIRO E OUTROS - Um Paulista, 200$000; d. Fileta Presgrave do Amaral, a confecção de 40 joelheiras, e Brito e Cia., 1.000 cigarros.

Leva para a página seguinte da série