Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0184o.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/21/04 12:32:04
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - OS ANDRADAS
O monumento e a antiga Praça Municipal

Em uma página Web criada na Internet em 1998, a Prefeitura Municipal de Santos resume a história da Praça da Independência e do monumento aos Andradas ali instalado:

Praça da Independência

Você, santista genuíno ou de coração, sabe onde ficava a extinta Praça Municipal ou Praça Marechal Deodoro? É difícil lembrar, não? Então, vou dar uma pista. O referido logradouro ficava na região que conhecemos hoje como Coração do Gonzaga. Isso mesmo, a Praça da Independência já teve dois outros nomes. Outra curiosidade é que antes de abrigar a praça aquela região era uma chácara de propriedade de Júlio Conceição, cuja coleção de orquídeas deu origem ao Orquidário [N.E.: na verdade, essa chácara tinha frente para a Avenida Conselheiro Nébias, junto à praia do Boqueirão, e tamanho eqüivalente ao do atual Orquidário, não chegando portanto às imediações da Praça da Independência].

O nome Praça da Independência foi oficializado em 16 de fevereiro de 1921 e entrou em vigor em janeiro de 1922, na gestão do então prefeito Coronel Joaquim Montenegro, o mesmo que batiza a avenida do canal 6.

Na Praça Independência está localizado o Monumento aos Andradas, uma homenagem aos irmãos José Bonifácio de Andrada e Silva, o nosso Patriarca da Independência, Martim Francisco Ribeiro de Andrada e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e Silva, cuja atuação foi decisiva para o Brasil conquistar a autonomia política e administrativa.

O monumento que dignifica a praça foi escolhido por meio de um concurso de plantas e maquetes, que tinha entre os jurados ninguém mais, ninguém menos, que o pintor Benedicto Calixto, de quem já falamos neste espaço.

A pedra fundamental da homenagem aos Andradas foi lançada em 22 de agosto de 1921, com a presença do presidente da República, Epitácio Pessoa. Já a inauguração ocorreu em 7 de setembro de 1922, ocasião em que se comemorou o centenário da Independência. Hoje, a Praça da Independência é um dos pontos mais significativos de Santos, concentrando manifestações populares, eventos e uma grande movimentação de santistas e visitantes devido ao comércio ali existente.


Inauguração do monumento aos Andradas em 7/9/1922, em cartão postal colorido à mão
Foto: cartão postal da época

O monumento também foi abordado na seção Memória Santista, publicada em 8 de agosto de 2003 no Diário Oficial de Santos:

Monumento aos Andradas

Localizado na Praça da Independência, no centro do Gonzaga, o Monumento aos Andradas, ou à Independência, como também é conhecido, é um dos mais valiosos monumentos do país.

A pedra fundamental da obra foi lançada a 22 de agosto de 1921 e sua inauguração aconteceu em 7 de setembro de 1922, pelo governador Washington Luís, como ato saliente das comemorações do Centenário da Independência.

Monumento fica na Praça da Independência
Foto: Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), publicada com a matéria

De autoria do escultor Antonio Sartori, o monumento, que é todo em granito, com figuras e ornamentos de bronze, destaca os elementos étnicos que formam o povo brasileiro e os fatos primordiais da Independência. Nele, os irmãos Andradas estão trajados de acordo com os cargos que cada um ocupava na época da Proclamação: José Bonifácio, com a farda de 1º ministro; Martim Francisco, com o uniforme de coronel de engenheiros e Antonio Carlos, com a toga de magistrado.

O Monumento aos Andradas é o maior da nossa Cidade e, mesmo tendo ao seu redor um intenso movimento de pessoas e veículos, são poucos os interessados em apreciar mais de perto a grandiosidade e beleza da obra. Porém, nunca é tarde! Vale a pena conferir cada detalhe desse monumento de imenso valor artístico e histórico.