Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0182v7.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/26/07 22:36:18
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - VISITANTES
Príncipe Aimone de Savoia (Itália), 1920 (G)

Leva para a página anterior

Logo após a Primeira Guerra Mundial, e apenas um mês antes da visita dos reis da Bélgica ao Brasil, quem esteve em Santos foi o príncipe Aimone, da casa de Savoia, que permaneceu cerca de uma semana nesta cidade, como registrou o jornal santista A Tribuna, que na edição de 18 de setembro de 1920, um sábado, prosseguia com o relato da estadia da comitiva real italiana (ortografia atualizada nesta transcrição):

 


Imagem: reprodução parcial da matéria original

A FRATERNIZAÇÃO DE DOIS POVOS

Homenagem a s. a. o príncipe Aimone Di Savoia e ao comandante Capon

S. a. vai à caça - O espetáculo de hoje, no Guarany - Sauterie no Eden Santista - Outras notas

S. a., o príncipe Aimone di Savoia, em companhia de seu adido, marquês Accorretti, dos srs. Fracarolli, cav. Augusto Marinangeli, Carmine Neri, de exmas. senhoras e senhoritas, dirigiu-se ontem, às 5 horas, para a Fazenda Mochi, sita no Perequê, Guarujá, de propriedade do sr. dr. Raul Mocchi, a fim de realizar uma caçada.

 

Aí chegada, a comitiva foi recebida pelo respectivo proprietário e exma. esposa, dirigindo-se todos para a mata.

 

Os excursionistas passaram todo o dia naquele aprazível recanto, tendo regressado a esta cidade às 19 horas.

 

Na caçada foram mortos dois porcos do mato, inúmeras pombas juritis e outras aves.

 

Sauterie no Parque Balneário Hotel - Mais uma brilhante e animada sauterie se realizou ontem no Parque Balneário Hotel, acorrendo aos seus luxuosos salões inúmeras senhoritas do set santense, dando à velada dançante um aspecto encantador.

 

A oficialidade do couraçado Roma compareceu à festa, animando as danças, que se prolongaram até alta noite.

 

Almoço íntimo oferecido a S. A. e ao comm. Capon - O sr. conde Ottavio Gloria, vice-cônsul da Itália, nesta cidade, oferece hoje, às 12,30 horas, no Parque Balneário Hotel, um almoço a s. a., o príncipe Aimone, e ao comandante Capon.

 

Conforme já noticiamos, esse almoço terá caráter íntimo.

 

Sauterie no aristocrático Club Eden Santista - Conforme noticiamos na respectiva seção, realiza-se hoje, nos luxuosos salões do fidalgo Club Eden Santista, uma sauterie oferecida aos seus associados e convidados pela respectiva diretoria, e para a qual foi convidada a distinta oficialidade do couraçado Roma, da marinha de guerra italiana.

 

Pela animação que reina nos círculos sociais santenses, pode-se antever um êxito sem igual.

 

Récita de homenagem a s. a. o príncipe Aimone - Conforme noticiamos, a Companhia Dramática Francesa do Teatro Nacional do Odeon, de Paris, que anteontem fez a sua estréia no Teatro Guarany, organizou para hoje um grandioso espetáculo em homenagem a s. a. o príncipe Aimone, comandante Capon e distinta oficialidade do couraçado Roma.

 

Será esse o último espetáculo da companhia, subindo à cena a linda e célebre comédia dramática, em 5 atos, de Theodore Barriére e Henry Murger, La vie de bohéme.

 

A distribuição dos respectivos papéis é a seguinte:

 

Rodolpho, m. Coizeaux; Marcello, m. Desfontaines; Schaunard, m. Barencey; Durandin, m. Delaitre; Baptiste, m. Frers; Collin, m. Bechet; um médico, m. Geres; um senhor, m. X.; um emrpegado, m. Gallois; m. Benoit, m. Ouduin; Musette, mlle. Bouvard; Mimi, mlle. Guerraz; Cesarina, mlle. Villars; Phémie, mlle. de Villers.

 

Este espetáculo de gala revestir-se-á de raro brilhantismo, e terá a assistência de s. a. e demais oficialidades do Roma, tendo a Empresa Cine-Teatral reservado dois camarotes, que serão enfeitados e embandeirados.

 

Os bilhetes para o grande espetáculo de hoje acham-se à venda na Confeitaria Santista.

 

Marcha militar Corazzata Roma - Conforme noticiamos, anteontem, por ocasião do almoço oferecido a s. a., o príncipe Aimone, no Grande Hotel de La Plage, no Guarujá, o sargento G. Baptista Losso, da banda de música do Corpo Municipal de Bombeiros, fez entrega, ao duque de Spoleto, de um rico álbum contendo uma composição musical, de sua lavra, denominada Corazzata Roma.

 

O príncipe Aimone di Savoia, agradecendo a oferta, fez enviar ao sargento Losso, pelo seu adido militar, marquês Accorretti, a seguinte carta:

 

"Al signor Giovan Battista Losso. Pregiatíssimo signore, s. a. r., il duca di Spoleto, mi incarica di ringraziare vivamente la s. v. per il gradito e gentile pensiero. L'augusto principe mi incarica di comunicare alla s. v. che conserverá sempre la bella marcia composta da v. s. come ricordo della magnifica gita e della sua permanenza a Santos. Con i miei piu distinti saluti sufficiale addetto a s. a. r., il duca di Spoleto. - L. Accorretti".

 

A ida de s. a. a S. Paulo - Confirmando a nossa notícia de ontem, temos a acrescentar que s. a., o príncipe Aimone di Savoia, deverá embarcar amanhã, em visita à capital paulista, em carro reservado ligado a um dos primeiros trens.

 

Depois de alguns dias de permanência na Paulicéia, onde lhe estão sendo preparadas brilhantes festas, s. a. regressará a Santos, em companhia do comandante Capon e do estado-maior do couraçado Roma.

Leva para a página seguinte da série