Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0182v4.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/21/07 22:53:26
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - VISITANTES
Príncipe Aimone de Savoia (Itália), 1920 (D)

Leva para a página anterior

Logo após a Primeira Guerra Mundial, e apenas um mês antes da visita dos reis da Bélgica ao Brasil, quem esteve em Santos foi o príncipe Aimone, da casa de Savoia, que permaneceu cerca de uma semana nesta cidade, como registrou o jornal santista A Tribuna, que na edição de 15 de setembro de 1920, uma quarta-feira, prosseguia no relato da estadia da comitiva real italiana (ortografia atualizada nesta transcrição):

 


Imagem: reprodução parcial da matéria original

A FRATERNIZAÇÃO DE DOIS POVOS

Homenagem a s.a. o príncipe Aimone de Savoia e ao comandante Capon

Visita às escolas da Sociedade Italiana de Beneficência - O grande baile nos salões do Parque Balneário Hotel - O almoço de hoje no Hotel de la Plage - Outras notas

Visita do Comandante Capon à Sociedade Italiana de Beneficência, aos Armazéns Gerais e à Companhia Docas - O sr. capitão-de-mar-e-guerra Capon, comandante do couraçado Roma, acompanhado dos oficiais: capitão-médico Virgillo, tenente de navio Millo, segundos-tenentes Borla, Emo e Camicia, guarda-marinha Tamburello e capitão-maquinista Bianchini, visitou ontem, às 14 horas, o suntuoso edifício da Sociedade Italiana de Beneficência, à Rua Eduardo Ferreira.

 

Os distintos oficiais do couraçado italiano foram recebidos naquela associação pelos cav. Marinangelli, presidente do comitê dos festejos em honra a s. a. o príncipe Aimone, e Carmine Neri, presidente da Sociedade Italiana de Beneficência; srs. coronel Joaquim Montenegro, prefeito municipal; dr. José Schizzi, gerente da Banca Italiana di Sconto; diretores e sócios da associação italiana visitada, e grande número de senhoras e senhoritas.

 

Quando os visitantes subiram a escadaria do edifício, atapetada de flores, ouviu-se veemente salva de palmas, saudando-os.

 

Ss. ss. foram introduzidos no salão nobre da S. de B. Italiana, sendo, então, entoado, pelos alunos da sua escola, o Hino Nacional, os quais fizeram também uma saudação à marinha brasileira.

 

Os gentis meninos, ao terminar, foram efusivamente aplaudidos.

 

Após a visita à sede da Sociedade Italiana de Beneficência, que causou a mais agradável impressão aos visitantes, estes dirigiram-se, acompanhados dos cavalheiros Marinangeli e Carmine Neri, e outros conspícuos membros da colônia italiana, à Companhia Central de Armazéns Gerais, sendo ali amavelmente recebidos pelo sr. Belmiro Ribeiro de Moraes e Silva e outros diretores, que mostraram minudentemente todos os armazéns da companhia, seus maquinismos etc.

 

Ao capitão-de-mar-e-guerra Capon e demais pessoas presentes foram oferecidos champanhe e saboroso café, preparado nos próprios armazéns da companhia.

 

Em seguida, o comandante do Roma, oficiais e todos os cavalheiros que o acompanhavam, fizeram também uma visita aos escritórios e armazéns da Companhia Docas de Santos, empreendendo um passeio por todo o cais até ao Valongo.

 

Os visitantes, no trajeto ao longo do cais da Docas, foram acompanhados pelos srs. Ulrico Mursa, Victor de Lamare e outros engenheiros da companhia, ficando os distintos oficiais do Roma maravilhados com o magnífico mecanismo dos serviços da Companhia Docas de Santos.

 

Palestra Italia de Santos - Esta conceituada agremiação esportiva, associando-se, de uma maneira prática e cortês, às homenagens que, em nome da fraternidade ítalo-brasileira, têm sido prestadas à tripulação do couraçado Roma, ora surto em nosso porto, oferecerá, amanhã, um chá-dançante aos sub-oficiais do referido vaso de guerra.

 

Para esta cerimônia, que se iniciará ás 20 horas, não se exigirá traje de rigor.

 

O grande baile no Parque Balneário Hotel, em homenagem a s. a. o príncipe Aimone - Verdadeiramente extraordinário e deslumbrante, o grande baile ontem realizado, nos luxuosos salões do Parque Balneário Hotel, em honra a s. a., o príncipe Aimone de Savoia-Aosta, e ao comandante Capon, do couraçado Roma.

 

É uma tarefa árdua descrever circunstanciadamente o que foi a bela serata d'onore.

 

O hotel, externamente, apresentava um aspecto grandioso. Aspáragos enfeitavam todas as grades existentes na terrasse, postes e fachada.

 

O jardim estava profusamente iluminado, resplandecendo de beleza. No pavimento térreo, a banda do Corpo de Bombeiros executava escolhidas peças do seu vasto repertório.

 

À entrada principal do hotel via-se um grande quadro de vidro, com as cores da bandeira italiana, iluminado internamente a lâmpadas elétricas e tendo na parte externa a palavra Roma em grossos caracteres.

 

Nos salões, corredores e demais dependências do hotel, a ornamentação obedeceu a um critério rigoroso e artístico.

 

Colunas de madeira, sobre as quais se viam lindas corbelhas, vasos com flores, palmeiras, lustres e arandelas cobertas de lindas folhagens, uma profusão de cores e delicados perfumes, faziam sobressair a estupenda ornamentação do hotel.

 

Os salões estavam repletos do que Santos possui de mais fino e elegante.

 

Senhoras e senhoritas do nosso escol, apresentando as mais elegantes e ricas toilettes e custosas jóias, davam à festa uma expressão encantadora.

 

A distinta oficialidade do couraçado Roma, ostentando garbosamente as respectivas fardas, aumentava ainda mais o aspecto brilhante do grande baile.

 

Os dois salões principais do hotel eram insuficientes para conter o elevado número de distintos convivas.

 

Durante as danças, elegantes pares percorriam o salão, sob uma atmosfera de indizível alegria, que reinava em todas as rodas.

 

Grupos de senhoritas e cavalheiros palestravam animadamente.

 

As excelentes orquestras contratadas executavam as melhores peças de seus repertórios, marcando as mais modernas danças.

 

Raras vezes, no Parque Balneário, se realizaram festas artísticas como a que se assistiu ontem.

 

O noticiarista vê-se seriamente embaraçado para traduzir fielmente o grande acontecimento.

 

Ao ser iniciado o baile, com a presença de s. a., a banda dos Bombeiros executou a primeira parte da Marcha Real e do Hino Nacional.

 

A multidão de pessoas que estacionava no jardim do hotel não era menor que das outras vezes.

 

Havia nela elementos de seleção, que foram levados ali não somente pela curiosidade, mas atraídos pelo esplendor da ornamentação e pela finura da assistência.

 

O baile principiou com uma valsa, no salão nobre, precedendo os demais pares o príncipe Aimone, que iniciou a série de danças, em companhia da exma. sra. Zenaide Haddock Lobo Rios, esposa do sr. Alberto Lopes Rios.

 

Daí por diante, até as primeiras horas da manhã de hoje, foi um dançar contínuo, sem tréguas.

 

Além da banda do Corpo de Bombeiros, a fanfarra do couraçado Roma abrilhantou o baile, tocando da forma a mais original, isto é, os componentes da banda ficaram esparsos, ocupando as respectivas figuras, de per si, todas as janelas da fachada do hotel.

 

Uma grande batalha de fogos artificiais, realizada no jardim do Parque, aumentou consideravelmente o efeito estético da iluminação, já por si grandiosa.

 

Ao mesmo tempo, a banda do Corpo de Bombeiros executou várias peças alusivas à batalha do Piave, escritas pelo maestro Gemme, dedicadas à oficialidade do Roma.

 

A descrição das peças é a seguinte:

 

1, L'accompagmento; 2, Da lontano si vede il nemico; 3, Segue l'accompagmento; 4, La sera; 5, Silenzio della Cavalleria; 6, Silenzio della fanteria; 7, Mezzanotte; 8, Spunta l'alba; 9, Sveglia della fanteria; 10, Sveglia della cavalleria; 11, Allegria del campo; 12, Arrivo di s.m. il Re; 13, Le truppe cantano inni di guerra; 14, Comincia il fuoco; 15, Combattimento accanito; 16, Attaco degli arditi; 17, Attaco dei bersaglieri; 18, Al grido fatidico di "Savoia", le truppe italiene attacano alla baioneta; 19, Attaco generale; 2, Cessa il fuoco; 21, Transporto feriti; 22, Concentrazione delle truppe; 23, Vittoria italiana; 24, Retirata delle truppe.

 

O serviço de buffet, a cargo do sr. Fraccaroli, foi irrepreensível, sendo observado todo o esmero.

 

Inúmeras mesas, artisticamente ornadas e floridas, no belo salão de jantar, eram ocupadas pelos convivas.

 

Foi servido um excelente souper, que constou do seguinte:

 

Menu:

Canja

Champagne

Filet de poisson panne a "Cinzano" l'Anglaise

Cup

Epuchees a la Reine

Cafe

Dinde a la Bresilienne

Pêches Melba

 

A assistência era numerosíssima, sendo humanamente impossível à reportagem um serviço completo.

 

Não obstante, conseguimos anotar o maior número de pessoas presentes, que damos a seguir:

 

Antonio A. de Assumpção e senhora, Trajano Lyra e família, Alberto Bianchi e senhora, dr. Raul Mochi e senhora, dr. Carlos Ferreira e senhora, dr. Américo de Campos e senhora, dr. Domingos de Toledo Piza e senhora, dr. Salaroli e senhora, Roberto Sampaio e família, dr. Costa Aguiar e senhora, Gastão Castel e senhora, Naumant e senhora, Mr. Dorr, Estanislau Ferreira Camargo e senhora, Alberto Delport, João Amaral, deputado A. S. Azevedo Júnior, mlle. Rina Cataldi, mlle. Noemi Fracaroli, Antonie De Maria, Michele Leonetti, major Ratto, dr. Carvalhal Pinto e senhora, dr. Bias Bueno e senhora, Damaso Waddigton e senhora, cav. Augusto Marinangeli, Carmine Nori, dr. Arthur Garcia, João Hafers, conde Ottavio Gloria, vice-cônsul da Itália; Henrique Dubou e senhora, Brasiluso Lopes, José da Rocha Padilha, C. R. Coffin, Odilon Bezerra de Figueiredo, Carlos Luiz de Affonseca e senhora, Arthur Parsloe, cônsul norte-americano, e senhora; dr. Ribeiro de Mello, cônsul de Portugal; A. Born, W. Herbert Greene, tenente S. Oswald Pacey e senhora, coronel Benedicto Ernesto Guimarães, dr. C. Schizzi, chr. Deives, Chr. Squaer, dr. Pereira das Neves e família, Júlio Conceição, Manoel Augusto de Oliveira Alfaya, cônsul do Paraguai; Olívio Ferreira da Silva, Natalino Lourenço da Silva, Raymundo Vasconcellos e família, coronel Joaquim Montenegro e família, dr. Ricci Sant'Agostino, Ernesto Whitacker e família, C. Curtin e senhora, dr. Raposo Filho, Mr. Kely e senhora, dr. Francisco Rodrigues Alves, J. Maria de Barros Faria e senhora, Victor Affonseca, comendador Alfaya Rodrigues e família, Eduardo B. Vériot e senhora, José Madeira e família, dr. Costa e Silva, Alberto Rios e senhora, dr. Roberto Simonsen, dr. Pérsio de Souza Queiroz e família, coronel Azevedo Sodré e família, dr. Thomaz Catunda e família, dr. Demétrio Tourinho e senhora, Paulo Ferraz Costa, dr. Paula e Silva e família, dr. Mário de Almeida Pires, Rodrigo Pinto Rosado e família, dr. Flôr Horacio Cyrillo, dr. Sebastião Cerne e senhora, Leon Israel, André Peixoto Miller e família, Affonso Ribeiro da Costa e família, dr. Alberto Assumpção e família, dr. Arthur Souza Dantas, Henrique Soler, Jayme Dias, Heitor de Azevedo Muniz, Harold Murray e senhora, dr. F. Silva Telles e senhora, dr. Estácio Corrêa, dr. Beraldo Martins e família, Freitas Guimarães e família, João Guilherme Martins e família, dr. Faria Lemos e senhora, Antenor da Rocha Leite e família, Rômulo Cumplido e família, Jayme Machado e senhora, dr. Ibrahim Nobre, dr. Maurílio Porto e senhora, Álvaro Rodrigues dos Santos, Henrique José do Rosário e família, Carlos de Barros e senhora, Antonio Franco do Amaral, Pinheiro Machado, Aristóbulo Monteiro, Ernesto Amarante, Francisco Leone e família, Lauro Toledo e família, Luiz Franco do Amaral Júnior e senhora, Theodureto Bueno Franco e senhora, mlle. Maninha Peixoto, Charles Murray e senhora, Armando Canongia, pelo Jornal da Noite; Alberto de Carvalho, pela A Nota e Commercio de Santos; Ernesto de Paiva Azevedo e senhora, dr. José Bonifácio de Andrada e Silva Netto e família, capitão Amando Stockler e família, Oscar Lundqwist, vice-cônsul da Suécia; d. Francisco José Castro, cônsul do Uruguai; Armando Lichti, vice-cônsul da Noruega; W. Lawrence, vice-cônsul dos Estados Unidos; dr. Otthon Feliciano, comendador Alfaya Rodrigues, cônsul ta Guatemala; Alfredo Saules, Paulo Ferraz, Jose Pereira das Neves Filho, Moacyr Serra, José Maria de Barros Faria e senhora, tenente Mário Toldi, Avelino Mendes, Wallace Simonsen, Trajano Lyra, Pedro Gonçalves, e Francisco Paino, pela A Tribuna.

 

O comandante Capon - O comandante Capon, por achar-se ligeiramente indisposto, não compareceu ontem ao grande baile, promovido, também, em sua homenagem.

 

Essa indisposição proveio da visita que s. s. fez ao Frigorífico da Companhia Docas, tendo entrado numa das câmaras frias suado, sofrendo a imediata reação.

 

Outras notas

 

O almoço de hoje no Hotel de La Plage - Oferecido pela colônia italiana, realiza-se hoje, às 12 horas, no Grande Hotel de La Plage, o almoço ao príncipe Aimone e ao comandante Capon.

 

Das 11 às 11,30 horas partirão do cais em frente à Guardamoria da Alfândega lanchas especiais conduzindo os convidados.

 

Será mais uma festa deslumbrante, que virá aumentar a série das que já têm sido realizadas, em homenagem aos distintos hóspedes.

 

Passeio a cavalo - S. a. o príncipe Aimone e mais dois oficiais do Roma, Camicia Francesco, sub-tenente, e Oscar Parolini, em companhia dos tenentes Pedro Prado e Augusto Ferreira, percorreram, ontem à tarde, as nossas praias, a cavalo, em animais da Força Pública e gentilmente postos à disposição de s. a. pelo sr. capitão Pedroso, comandante do nosso destacamento.

 

S. a., que é perfeito cavaleiro, conhecendo toda a escola de equitação, ficou satisfeitíssimo com o passeio que os nossos oficiais lhes proporcionaram e pretende, por isso, repeti-lo brevemente.

 

A iluminação - A bela ornamentação foi gentilmente mandada executar pelo sr. dr. Bernardo Browne, digno gerente da Companhia Melhoramentos de Santos, que, por sua vez, tem sido de uma dedicação a toda prova, manifestando por essa forma a sua simpatia aos nossos hóspedes.

 

A ornamentação do Parque - Tanto no banquete como no baile de ontem, o Parque Balneário Hotel foi caprichosamente ornamentado pela conhecida casa Flora Santista, dos srs. Kopschitz & Pabst que demonstraram ainda uma vez o mais apurado gosto no seu serviço.

 

Serviço de policiamento - O serviço de policiamento foi feito por 20 praças da Força Pública, sob o comando de um 2º tenente, sendo irrepreensível.

 

Dirigiu pessoalmente o serviço o sr. major José Baccarat, sub-delegado da Central, que desde o dia da chegada de s. a., em todas as festas, o tem feito da maneira mais criteriosa.

 

A hospedagem do príncipe - O príncipe Aimone está hospedado no Hotel Parque Balneário, em acomodações especialmente mandadas preparar pela comissão da colônia italiana.

 

S. a. convidou ontem para jantarem em sua companhia, no hotel, os srs. cav. Augusto Marinangeli e Carmine Neri, membros do comitê executivo italiano, que têm sido incansáveis na realização dos festejos.

 

Os comitês de honra brasileiro e executivo italiano - Todas as festas até hoje realizadas, principalmente o grande baile de ontem, têm sido presididas por um critério superior e uma organização inteligente.

 

À frente do comitê de honra brasileiro destaca-se a individualidade do deputado sr. A. S. Azevedo Júnior, que, na qualidade de presidente, tem sabido orientar todos os festejos, com rara elevação.

 

Por parte do comitê executivo italiano é justo salientar os nomes dos srs. Augusto Marinangeli e Carmine Neri, que se não descuram um só momento do programa organizado, dirigindo, de acordo com o s. deputado Azevedo Júnior e conde Ottavio Gloria, presidente do comitê de honra italiano, todas as homenagens a s.a.

 

Gesto altruístico - O sr. Júlio Conceição, presidente da Sociedade Protetora dos Animais, levado pelos seus sentimentos filantrópicos, fez à comissão executiva da colônia italiana o donativo de 1.000 liras para auxílio das vítimas do terremoto havido na Itália, ultimamente, aumentando assim a importância subscrita pela colônia italiana aqui domiciliada.

Leva para a página seguinte da série