Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0182q.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/05/06 21:52:46
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - VISITANTES
General Osório, após a Guerra do Paraguai

Leva para a página anterior
Em 1877, Santos recebia a visita do general Osório, como registra o Almanaque de Santos - 1969, redigido pelo saudoso jornalista Olao Rodrigues e editado por Bandeira Júnior em sua editora Roteiros Turísticos de Santos:
 


Imagem: bico-de-pena de Ribs, publicado com a matéria

Osório veio a Santos em 1877

Em todos os tempos, o povo de Santos sempre soube aplaudir e homenagear os homens que, na política, nas armas, na administração pública, na literatura, enfim, em todos os campos da atividade humana, tanto se destacaram e evidenciaram, servindo o Brasil e os brasileiros.

O legendário Osório, após a intimorata campanha do Paraguai, também sentiu as manifestações de apreço e fraternidade dos santistas. Foi a 29 de novembro de 1877 que o gênio heróico dos combates permaneceu quase todo o dia na Cidade, vindo da Corte, passageiro do vapor Rio de Janeiro.

Desde o desembarque até o banquete no Grêmio Bavard, que lhe foi oferecido pelo alto comércio, o herói da guerra do Paraguai experimentou as mais carinhosas expressões de benquerença do povo santista.

Deixando o cais, onde tocou uma banda de música e o povo o recepcionou, Osório dirigiu-se para o Convento do Carmo, em visita ao túmulo de José Bonifácio. Do Hotel Brasil foi para a sede do Grêmio Bavard, onde teve lugar o lauto almoço, do qual participaram as grandes figuras da política de Santos e do Estado.

Saudado em nome de Santos pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Augusto Martins Rodrigues, o ilustre homenageado pronunciou longo discurso, em que pôs em destaque a atuação do 7º Batalhão, organizado e equipado pelo presidente da Província de São Paulo e no qual haviam pelejado vários santistas; particularizou sua estima pela Província de São Paulo e encerrou sua oração com inflamado hino de louvor aos voluntários paulistas.

Terminado o almoço, Osório e sua comitiva seguiram para bordo do Rio de Janeiro, empreendendo viagem de regresso, quando mais uma vez se fizeram vibrantes as manifestações de aplauso do povo ao ilustre militar.

Na Cartilha da História de Santos (Olao Rodrigues, 1980, Santos/SP, pág. 92), consta ainda:

Osório - Pela sua brilhante atuação na Guerra do Paraguai, o general Osório foi convidado a visitar Santos e receber as homenagens do povo. No dia 29 de novembro de 1877, passageiro do navio Rio de Janeiro, o ilustre militar desembarcou em Santos e foi recepcionado por autoridades e outras pessoas de representação social. Após algumas visitas, realizou-se no Grêmio Bavards o almoço em sua homenagem oferecido pelo comércio cafeeiro.

Saudado pelo Dr. Alexandre Augusto Martins Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, Osório agradeceu e elogiou o denodo e a bravura dos soldados paulistas que lutaram sob seu comando no Paraguai, erguendo ao final hino de louvor ao nosso Município.