Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0176b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/15/07 11:54:18
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
A casa da Vovó Anita (2)

Sim, a água do mar é salgada. Quem fica surpresa com isso é a criançada residente em cidades do Interior do Brasil, que em Santos tem seu primeiro contato com o mar. E existe até uma instituição criada para promover esse contato inicial entre as crianças e o mar: é a Casa da Vovó Anita, que aliás foi instalada de frente para a praia. Desde 1972, a entidade recebe grupos de crianças para uma temporada de duas semanas à beira do mar, num trabalho benemerente inédito no País.

Sobre essa entidade, o semanário santista Jornal da Orla registrou, nas edições impressa e eletrônica de 13 e 14 de outubro de 2007:


Foto: Leandro Amaral, publicada com a matéria

SOLIDARIEDADE
50 mil crianças em 35 anos

Thalita Peres

Com certeza, você já parou para olhar essa casa marrom, em estilo colonial, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, na praia do Embaré. Normalmente com crianças brincando no quintal ou prontas para atravessar a movimentada avenida em direção à praia. A Casa da Vovó Anita atende crianças carentes de qualquer lugar do Brasil e as leva para conhecer o mar.

Com 35 anos de fundação, a Casa recebeu a visita número 50 mil de crianças, o menino Alexandre da Silva, da APAE de Avaré, interior do Estado. "Já vim três vezes para a Casa da Vovó Anita. O mar é bonito e salgado".

A conselheira fiscal, Maria Abigail Apolo da Silveira, é uma das responsáveis pela Casa da Vovó Anita. Para ela, é uma bênção proporcionar aos mais carentes a chance de conhecer o mar. "É uma coisa que a gente nem dá valor... Mas, para eles, é uma experiência única".

A cada 14 dias, crianças carentes de duas instituições por vez se hospedam na Casa da Vovó Anita, com direito a refeição e roupas lavadas. "Estamos lotados até a metade do ano que vem... Inclusive há lista de espera. A única coisa que não tem como nós cedermos são os ônibus para levar as crianças para passear. A prefeitura nos deu acesso gratuito aos pontos turísticos e o presidente do Santos FC liberou o Memorial das Conquistas, mas não temos como levá-las".

A outra instituição presente na comemoração das 50 mil crianças atendidas pela Casa foi o Projeto Espaço Amigo da Prefeitura de Alvinlândia, cidadezinha do interior de São Paulo. Erika Rodrigues, assistente social do projeto, ressalta a importância de uma Casa como essa. "Os pais das nossas crianças trabalham na roça e, provavelmente, elas nunca teriam essa oportunidade de ver o mar".

A Casa foi construída pelo filho mais novo de dona Ana, Américo Ribeiro dos Santos, antiga moradora do terreno. "Atualmente quem cuida de tudo é Maria Estella Mendonça Ribeiro dos Santos, esposa do senhor Américo, já falecido e mais os bisnetos de dona Ana. Eles resolveram criar a instituição beneficente para as crianças poderem brincar e conhecer o mar, como foi com os filhos e netos de dona Ana", explica Maria Abigail.

A Casa recebe doações de roupas, calçados, brinquedos, material de higiene, alimentos em geral, apresentações de grupos musicais e tudo mais o que você quiser ajudar. Quem quiser participar como sócio-contribuinte pode doar na conta bancária: Banespa – Agência 568 – Conta número: 13-000093-5". Mais informações pelo telefone: 3236-5401 ou pelo site: www.casadavovoanita.com.br



A cada 14 dias, crianças carentes de duas instituições por vez se hospedam na Casa da Vovó Anita, com direito a refeição e roupas lavadas. Esta semana a casa recebeu a criança de número 50 mil
Fotos de Leandro Amaral e legenda publicadas com a matéria