Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0173v.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/23/14 14:56:16
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TELEVISÃO
Subindo o morro para ver TV

Leva para a página anterior

Artigo publicado pelo internauta Emilio Sérgio Pechini em seu blogue Muito Bem.TV em 30 de outubro de 2008 (acesso: 23/8/2014):

 

Quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Subindo o Morro para ver Televisão

Imagem publicada com a matéria

O anúncio ao lado, publicado no jornal A Tribuna de Santos em setembro de 1951, é de uma empresa de ônibus que subia o Morro de Santa Terezinha em Santos, de hora em hora, saindo da Praça da Independência, no famoso bairro santista do Gonzaga. O curioso é o aviso do anúncio: "Televisão diariamente às 20 horas".

Em 1951 havia apenas a TV Tupi, na época canal 3 de São Paulo, e a emissora ainda não havia instalado uma retransmissora em Santos, ou seja, havia apenas a transmissão do alto do Sumaré, na capital paulista, então a recepção na cidade era muito precária, quase impossível. E ainda os aparelhos de TV eram muito caros. Então, pela posição e altura privilegiada do Morro Santa Terezinha, foi instalado um televisor "público", ou seja, um aparelho de televisão instalado no bar e grill que havia no alto do morro, onde poderia se assistir a programação da primeira emissora de televisão do Brasil, somando-se à paisagem do alto do morro, mais uma atração turística.

Aliás, pensando bem, assistir televisão em restaurantes e bar ainda hoje é uma atração, principalmente na transmissão de jogos de futebol.

Veja fotos antigas do Morro Santa Terezinha no site Novo Milênio, do jornalista Carlos Pimentel Mendes.

Algum tempo depois a TV Tupi instalou na cidade uma antena retransmissora no alto do Monte Serrat e os santistas puderam a assistir a programação em suas casas.

Hoje o Morro Santa Terezinha continua tendo uma papel importante para a televisão: no alto estão instaladas torres de televisão, como a TV Record Litoral, canal 8 (antiga TV Mar) e também outras retransmissoras como a MTV canal 56 UHF.

O famoso cassino do Morro de Santa Therezinha

Foto publicada no jornal Cidade de Santos, em 26 de janeiro de 1981

Torres de televisão e comunicações dominam o alto do Morro Santa Therezinha

Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 20/5/2007