Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0171y2.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/07/09 11:15:03
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes
As associações femininas

A vida associativa santista registra a presença de diversas associações femininas, com objetivos igualmente variados. Como estas, cujas atividades foram destacadas em diversas edições da antiga revista santista Flama:


"Fotografia tirada na sede da Cruzada das Senhoras Católicas, no dia 8,
por ocasião da festa de encerramento do ano letivo e entrega de diplomas
às alunas que terminaram o curso profissional"
Imagem: revista Flama, dezembro de 1943 (ano XXII, edição nº 12)


"A Associação Cívica Feminina promoveu, este ano, a exemplo do que vem fazendo desde 1935, o Natal da Criança Pobre Aleijada. O nosso clichê representa um aspecto apanhado na sede daquela prestante instituição, durante a festa realizada no dia 23"
Imagem: revista Flama, dezembro de 1943 (ano XXII, edição nº 12)


"Aspecto apanhado durante a cerimônia realizada, no dia 14 de maio, na Associação Cívica Feminina, quando foi inaugurada a sala de costura Dr. Ernesto Magalhães Haffers, 
destinada à confecção de roupas para crianças pobres"
Imagem: revista Flama, maio de 1944 (ano XXIII, edição nº 5)


"Fotografia tirada na sede da Associação Feminina Santista, no dia 7 de junho, 
quando a prestante instituição comemorou a passagem do 41º aniversário de sua fundação. Vê-se, quando discursava, a profa. d. Zeny de Sá Goulart"
Imagem: revista Flama, junho de 1944 (ano XXIII, edição nº 6)

Sobre a Sociedade Cívica Feminina de Santos (SCFS), o jornal santista A Tribuna publicou, em sua edição de 31 de janeiro de 1967:

SCFS completa 34 anos e precisa do apoio do Poder Público

A Sociedade Cívica Feminina cumpre hoje a 34ª etapa de sua existência. Fundada a 31 de janeiro de 1933, destinava-se a amparar as vítimas da Revolução Constitucionalista de 1932, tendo colaborado com a Cruz Vermelha de Santos nesse particular.

Lutando pelas reivindicações da mulher e pela sua maior integração na sociedade, a associação nascente teve papel decisivo na campanha em favor do voto feminino.

Enfrentando sempre dificuldades de ordem financeira e contando, por isso, com o idealismo de distintas senhoras santistas, a Sociedade Cívica Feminina, antes ligada à associação congênere da Capital, dela desligou-se para iniciar vida autônoma. Isso foi em 1945, quando, inclusive, passou a adotar emblema próprio.

Evolução - A fase áurea da Sociedade Cívica Feminina começou em 1946, quando assumiu a presidência de sua diretoria d. Felicidade Carvalho Alves Pereira, que se mantém no posto até hoje, dedicando todas as horas do dia a serviço da Cívica, num admirável trabalho de supervisora.

Foi ela quem adquiriu, ainda em 1956, a primeira sede própria da entidade, à Praça Narciso de Andrade, 35. Como o imóvel, depois de algum tempo, apresentasse deficiências diversas, foi alienado, passando a SCFS a funcionar à Rua Alexandre Herculano, 115. Para o resgate final da compra do prédio restam ainda dois milhões de cruzeiros e atualmente a associação desdobra-se para obter a importância, uma vez que a quantia arrecadada com a manutenção de vários cursos não é suficiente para cobrir de vez a dívida.

Poder público - Com vistas à liquidação da dívida, empenha-se d. Felicidade Carvalho Alves Pereira em obter a colaboração dos poderes públicos, devendo manter encontro, nos próximos dias, com o governador eleito de São Paulo, sr. Abreu Sodré.

A Sociedade Cívica Feminina mantém vários cursos de artesanato (corte-costura, flores, bordados etc.) e inaugurará, amanhã, a Escola Musical Uirapuru, cuja diretora será d. Oraide Amaral Camargo. A SCFS orienta, ainda, um curso para alfabetização de adultos.

Diretoria - A atual diretoria da Sociedade Cívica Feminina de Santos está assim constituída: presidenta, Felicidade Carvalho Alves Pereira; vice-presidenta, Ofélia Ramos Anunciato; secretária, Lourdes Goulart Filgueiras; 2ª secretária, Raquel Leite dos Santos; tesoureira, Isabel Vaz Paiva Magalhães; 2ª tesoureira, Darcy Ribeiro de Souza; inspetora escolar, Ada La Scala; bibliotecária, Maria Newcy Ribeiro de Souza.

Também funcionou em Santos a União Cívica Feminina (UCF), sobre a qual o jornal santista A Tribuna registrou, na página A-5 da edição de 28 de agosto de 2009:

ENTIDADE

UCF encerra as atividades

Da Redação

Os 47 anos completados hoje pela União Cívica Feminina (UCF) marcarão também o encerramento de suas atividades. Em razão disso, às 17 horas será celebrada uma missa em homenagem à entidade, na igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, situada na Praça Benedito Calixto, 1, em Santos.

"Estou muito triste por termos que encerrar nossos trabalhos, ainda mais por falta de gente para a renovação do grupo. Queremos que outros órgãos continuem trabalhando", disse a presidente desde a fundação da UCF, Vera Suplicy.

Democracia e família, essa era a base do grupo, um órgão de fiscalização promocional, responsável por atividades como orientação, conselhos, cursos de inglês, corte & costura, entre outros serviços.