Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0151h.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/05/03 17:33:54
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes/navegação
Grêmio Produção: a turma do Tio Patinhas

Mais um personagem dos quadrinhos em destaque, associado a um dos clubes dos trabalhadores no porto santista: o Grêmio Produção, que em dezembro de 1985 foi destacado em matéria do Jornal do Porto de Santos (editado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo) por ter conquistado o título de campeão geral da IV Olimpíada da Codesp (Codespão):

Imagem publicada com a matéria

Grêmio Produção inventa tempo para treinar e fatura o título

O Grêmio Produção, reativado em 1982, sagrou-se, este ano, campeão geral da IV Olimpíada da Codesp (Codespão), conquistando os primeiros lugares nas modalidades de Tênis de Mesa, Futebol de Mesa, Pontobol e Sueca, além de ter saído de seu quadro o destaque da Olimpíada, Anacletao Serafim de Almeida Filho.

Com essa campanha dentro do IV Codespão, o grêmio conseguiu 6 troféus, entre eles o de campeão geral e o de atleta destaque, além de 7 medalhas de ouro e uma de bronze. Foi, de fato, uma grande conquista para um clube pequeno que reúne cerca de 70 associados e que, segundo sua própria diretoria, "entrou no Codespão com o intuito de participar". Os atletas reuniram-se 1 mês antes do início das competições e pouco tempo tiveram para treinamento.

De todas as modalidades disputadas na última Olimpíada, o Grêmio Produção só não se inscreveu em basquete, bocha e tênis de quadra, o que, no entanto, não afastou a esperança de conseguir uma boa classificação, pois, apesar das dificuldades, a raça do pessoal valeu no final.

Tempo, o problema - Segundo os membros da diretoria do Grêmio Produção, a principal dificuldade que o pessoal encontrou durante a realização do Codespão foi o tempo disponível para treino, principalmente em face à grande responsabilidade do serviço efetuado na Seção de Apuração da Produção. "Em quase todas as modalidades que concorremos, os nossos atletas saíam direto do trabalho para os jogos. Alguns chegaram até a pedir dispensa do extraordinário para treinar e mesmo para participar das partidas", explica a diretoria, afirmando que isso, no entanto, "só contribuiu para tornar a glória pela conquista ainda maior".

Mas não foram apenas dificuldades que marcaram a passagem marcante do grêmio pela IV Olimpíada da Codesp. O pessoal acredita que com essa participação tenha ganhado bastante cancha para o próximo ano. "Nesse sentido, gostaríamos muito de agradecer aos membros da Comissão de Eventos Especiais (Coeve), sempre prestativa a esclarecimentos, orientações, enfim, ajudando os grêmios menos experientes a se adaptarem ao torneio", afirmam os diretores.

História - Fundado em 6 de junho de 1966 por escriturários da Seção de Apuração da Produção, o grêmio sempre teve atividades sociais, desportivas e culturais. Na década de 70, filiou-se à Federação Paulista de Futebol, através da Liga Vicentina de Futebol Amador. Nessa época, a diretoria conseguiu junto ao então prefeito de São Vicente a demarcação de uma área da praia para realização de seus jogos.

No entanto, modificações na rotina de trabalho e o remanejamento do pessoal da Seção pelas chefias do cais acabaram separando o pessoal que formava o quadro associativo, o que, conforme os atuais diretores fazem questão de frisar, "fizeram com que o grêmio permanecesse vários anos em estado latente".

Ressurgimento - Com a vinda de novos escriturários para a seção e com a reintegração do pessoal ao escritório central, na Dirop, renasceu o interesse por um "futebolzinho" na praia durante os fins de semana. Daí, foi um passo para que se cogitasse a formação de uma agremiação, o que originou a idéia de se utilizar o nome do grêmio, já com estatuto e algum patrimônio.

Integrado por outros associados, além do pessoal da Seção de Apuração, o Grêmio Produção participou então de diversos jogos amistosos e torneios internos. Foram adquiridos e alguns sócios forneceram, vários jogos completos de uniformes e outros materiais esportivos. Com a atuação de sua diretoria, o grêmio foi se fortalecendo para enfrentar o que foi considerado mesmo como um desafio: o IV Codespão, do qual saíram com o título máximo.

Diretoria - A atual diretoria do Grêmio Produção é integrada por: José Carlos Ferreira (presidente); Carlos Edgard Akaoui Marcondes (vice-presidente); Jairo dos Santos Pereira (diretor de patrimônio); José Augusto Soares de Novaes (diretor de esportes); Roberto Heleno da Silva (diretor social); José Augusto Abel (diretor tesoureiro); Arlindo Manuel Monteiro (1º secretário); e Renato do Prado (2º secretário).


Carlos Edgard, José Carlos e Arlindo Monteiro, da diretoria
Foto publicada com a matéria