Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0151c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/19/05 16:32:29
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes/navegação
Clube do Contêiner (1)

Idealizado pelo jornalista Carlos Pimentel Mendes, então responsável pelo caderno Marinha Mercante em Todo o Mundo (publicado semanalmente no jornal O Estado de São Paulo), e atual editor de Novo Milênio, o Clube do Contêiner surgiu de uma conversa durante um almoço no antigo restaurante Cibus, no final da Av. Conselheiro Nébias, em Santos, no dia 7 de maio de 1985.

Comentava-se então o crescimento da movimentação de contêineres em Santos, com inúmeras empresas ligadas ao setor (fabrico, locação, reparo, inspeção e transporte de contêineres), que já justificava a criação de um clube específico para congraçamento informal entre seus funcionários, nos moldes do Clube da Âncora e do Clube do Leme. Ainda nesse almoço, foi providenciado um livro de Atas, em que foi formalizada a criação do clube e instituída a primeira reunião.

Na reunião seguinte, em 22 de junho de 1985, foi escolhido como primeiro presidente do clube Fernando Nunes Cunha, sócio-diretor da empresa Repcon Reparos de Contêineres, para a gestão 1985/1986. O jornalista idealizador do clube, que havia sido convidado para o cargo, declinou por entender que o clube deveria ser dirigido por pessoas diretamente ligadas às operações com os contêineres.

A primeira diretoria foi integrada ainda por Washington Perissini (CTI), Otávio Eduardo Antunes (Agência Marítima Bússola), Ciro Pescellaro Pezzo (Paulista Containers Marítimos), Walter Campos Motta Jr. (Agência Marítima Dickinson); José Caetano Rodrigues Branco (Nautilus Agência Marítima), Valéria Paula Guimarães (Flexi-Van).

No Conselho Fiscal, o jornalista Carlos Pimentel Mendes, Neuza Maria de Santana (Lloydbrati) e Thomas Anibal Filho (agência Brasnave). Como suplentes, foram escolhidos Luiz Edgard Guimarães Ferreira (Brasil Marítima), Roberto Henrique Rafael (Mesquita Agência Marítima Ltda.) e Antônio Bispo dos Santos (também da Mesquita).

Fernando Cunha foi sucedido em 1986 por Ciro Pescellaro Pezzo. Mas, por falta de maior união entre os associados, o clube não chegou a completar o terceiro ano de existência.

Em 23 de julho de 1985, o jornal santista A Tribuna registrou:


Diretoria do Clube do Contêiner discutiu os estatutos sociais
Ciro(E),  Fernando Cunha, Caetano, Otávio, Washington, W. Motta e Fernando Domingues (D)
Foto: Rafael Herrera, in jornal A Tribuna, 23/7/1985
Imagem original cedida a Novo Milênio por Maria José Mattos

Estímulos à conteinerização

A fim de discutir o anteprojeto do estatuto social da entidade, quase uma centena de associados, representando cerca de 30 empresas, participaram da última reunião do Clube do Contêiner, realizada sábado na sede do Núcleo de Sinalização Náutica da Capitania dos Portos.

A diretoria eleita submeteu aos presentes o anteprojeto do estatuto, expondo através do presidente Fernando Nunes Cunha os planos em desenvolvimento, "para se dar cunho jurídico à associação recém-formada". Ficou estabelecido que o Clube do Contêiner patrocinará diferentes promoções, tendo por objetivo o desenvolvimento da conteinerização no País, a par das atividades sociais e esportivas.

Os convidados foram recepcionados por Washington Perissini, da CTI; Otávio Eduardo Antunes, da Agência Bússola; Ciro Pescelaro Pezzo, da Wilson Sons/E Feliciano; Walter C. Motta Júnior, da Agência Dickinson; e José Caetano Rodrigues Branco, da Agência Náutilus, que compõem a diretoria, ao lado de Fernando Cunha, da Repcon.

O encontro foi encerrado com churrasco, iniciando-se, ainda, as atividades esportivas, com dois jogos de futebol de salão: Clube do Contêiner 2 x Convidados (Cierd) 1; e Clube do Contêiner 4 x Sinalização Náutica 1.

No mesmo dia 23/7/1985, o caderno Marinha Mercante em Todo o Mundo, publicado semanalmente com o jornal O Estado de São Paulo, informava:


Autoridades regionais prestigiaram a reunião do Clube do Contêiner, 
em que foi apresentado o logotipo da entidade
Foto publicada com a matéria

Clube do Conteiner terá estatutos

Já na próxima reunião deverá ser votado o anteprojeto do estatuto social que o Clube do Conteiner decidiu criar no encontro promovido dia 20 em Santos, quando foi aprovado o logotipo da entidade - estilização do interior de um conteiner visto de frente com as portas abertas - e foram tomadas diversas decisões visando dinamizar suas atividades.

Presidida por Fernando Nunes Cunha (Repcon) e integrada por Washington Perissini (CTI), Otávio Eduardo Antunes (Bússola), Ciro Pescelaro Pezzo (W.Sons/Efeliciano), Walter Campos Mota Jr. (Dickinson) e José Caetano Rodrigues Branco (Nautilus), a diretoria explicou que "o Clube do Conteiner, quando foi fundado, se propôs a ser um clube sem estatutos, informal e descontraído. Mas, desde o início sentiu-se uma série de dificuldades, e inclusive um dos propósitos da diretoria - manter uma barraca de praia - esbarrou em uma série de exigências da Prefeitura Municipal de Santos, que quer, para autorizar, que o clube tenha estatutos e seja filiado a uma liga esportiva. Resolvemos consultar os associados para que eles se manifestem se são favoráveis a que o clube crie um corpo jurídico para que inclusive possa mexer com contas bancárias, conselho fiscal, e para que inclusive possa futuramente disputar campeonatos".

Fernando Cunha lembrou que a legalização do clube inclui o problema da doação de equipamentos: "As firmas poderão ratear ou doar a barraca de praia, jogos de camisas e mesmo patrocinar o time. Se ninguém se apresentar, a Repcon patrocina as camisas. Por outro lado, o clube está aceitando apoio como material para jogos, pois o churrasco não é o único meio de descontração dos associados, os jogos esportivos também. Além disso, o clube é informal e aberto, quem desejar participar é só confirmar antes a adesão, e é necessário o apoio dos associados no sentido de divulgar o clube entre os colegas do setor de conteineres".

A proposta de criação e estatutos foi aprovada sem contestações, e Fernando Cunha acrescentou: "Parece que o clube está começando mas tem futuro, porque a comunidade de conteineres é grande. Temos aqui moças e senhoras, e devemos trazer as esposas, que futuramente elevarão o quadro associativo do clube".

Thomas Arrebola Filho, em nome da Agenave, doou a bola e a rede de voleibol ao clube, enquanto a CTI doou jogos de baralhos e tabuleiros de xadrez, a gráfica Apolo ofereceu os impressos e o logotipo, e Waldir Ventura ofereceu o registro do clube na Liga de Voleibol.

Ainda na parte formal do encontro - ocorrido nas dependências do Núcleo do Ensino Profissional Marítimo e do Núcleo de Sinalização Náutica da Marinha de Guerra, na praça Sinumbu, em Santos - foram homenageados o comandante do núcleo, capitão-tenente Paulo Alves Cerni, e também o comandante Fernando Domingues Jr., que recentemente deixou o cargo de ajudante da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo para assumir novas funções no Rio de Janeiro, no Cocontram (N.E.: Comando de Controle Naval do Tráfego Marítimo).

O presidente do Clube do Conteiner disse homenagear "um oficial da Marinha que aqui serviu, o comandante Domingues, que nos dois anos em que aqui esteve se fez merecedor da estima e da amizade da comunidade marítima", enquanto Domingues respondeu considerar aquela uma homenagem sincera por ser feita quando ele deixa o cargo e só pode oferecer sua amizade: "Procurei me integrar a essa comunidade, inclusive comprando apartamento em Santos para aqui vir sempre. Ao Clube do Conteiner, aos meus amigos, meu muito obrigado". Em 1º de agosto, Domingues será novamente homenageado, em Matão/SP.

Após a churrascada, seguiram-se jogos de futebol de salão, em que o primeiro gol foi marcado por Edgar Ferreira, às 14h20 (aos cinco minutos da partida), contra os dois gols de Thomas Arrebola Filho, no jogo Cierd 1 versus 2 Clube do Conteiner. No segundo jogo, Clube do Conteiner 3 versus 1 Sinalização Náutica, Edgar Ferreira, agora na equipe do clube, fez dois gols.

Entre os 61 participantes da reunião - inclusive o presidente da Codesp, Hélio Nascimento, e o capitão dos portos, Sérgio Vasconcellos -, um destaque para Rodrigo Losano, que veio a Santos representando a Federação dos Cafeteiros de Colômbia, a convite da Flexi-Van e da CTI, para ver os embarques de café em conteiner realizados nesse porto, para que a Colômbia estude a adoção dessa prática em suas exportações. Destaque também para a Flexi-Van pelo número de representantes, o maior de uma só empresa dentro do clube, e que poderá integrar um futuro Departamento Feminino do Clube, já que as mulheres presentes foram incentivadas a se organizar e inclusive montar equipes esportivas para participar de competições.

O caderno Marinha Mercante/OESP voltava a informar sobre as atividades do clube, na edição de 24 de setembro de 1985:


Clima de descontração marcou a reunião-churrascada
promovida dia 15 pelo Clube do Conteiner, em Santos
Foto publicada com a matéria

Clube do Conteiner amplia diretoria

Embora tenha resolvido convocar para breve uma reunião específica de trabalho para o debate dos estatutos da entidade, a diretoria do Clube do Conteiner decidiu por consenso ampliar seu quadro dirigente, com a inclusão da diretora Valéria Paula Guimarães, da Flexi-Van, encarregada de organizar o futuro Departamento Feminino do clube.

O fato foi comunicado aos associados e familiares durante a reunião-churrascada promovida dia 15 em Santos, na sede da Associação Desportiva da Polícia Militar, que teve comparecimento maciço (105 pessoas, não considerando as crianças parentes dos associados) e se tornou assim somente um encontro de confraternização. Na oportunidade, foram apresentadas e colocadas à venda as novas camisetas com a marca do clube, em promoção destinada a arrecadar fundos para as futuras atividades da entidade.

Segundo o presidente Fernando Nunes Cunha e o diretor Washington Perissini, o grande comparecimento de associados e familiares "significa que a idéia está sendo assimilada", e os diretores esperam que cada associado, dentro das respectivas empresas, seja o porta-voz do clube e convide os colegas para as próximas reuniões, já que o clube não tem ainda quadro associativo e assim todos os que direta ou indiretamente atuam com conteineres podem participar das atividades da agremiação.

Porém, os associados desejam que a entidade ganhe logo cunho jurídico, de forma a poder cumprir as exigências da Prefeitura Municipal de Santos para a instalação de uma barraca de praia e conseqüente filiação a uma liga desportiva.

Aliás, Fernando Cunha abriu com Cr$ 1 milhão oferecidos por sua empresa, Repcon Reparos de Conteineres, a campanha de arrecadação de fundos para a compra da barraca de praia, e prevê-se apoio semelhante da empresa Flexi-Van, bem como da Gelco-CTI.

Foi também destacada a presença de Nevina Spotti, dos Armazéns Gerais Spotti, que compareceu como convidada de um dos diretores, Washington Perissini, pois sua empresa utiliza conteineres para a exportação de café porta-a-porta.

Ao final, foi lembrado que a próxima reunião do Clube do Conteiner deverá ser na forma de um jantar dançante com bingo, durante a semana, inclusive para atrair outros membros da comunidade regional ligada aos conteineres, que têm dificuldade em comparecer a encontros realizados nos finais de semana, como os até agora verificados.

No dia 9 de novembro de 1985, A Tribuna voltava a registrar, na seção Porto & Mar:


Felício (E), Washington Perissini e outros participantes do encontro homenagearam
Fernando Cunha pela medalha da Ordem do Mérito Naval
Foto cedida a Novo Milênio por Maria José Mattos

Clube do Contêiner elege diretoria e novo conselho

Pioneiro nacional no setor, o Clube do Contêiner - criado em maio em Santos - voltou a reunir-se dia 6, para retificar os nomes da diretoria e eleger seu Conselho Fiscal, dentro da proposta de institucionalizar a entidade, para que possa se filiar a ligas desportivas e promover outras atividades, que não poderia realizar sem estatutos.

No encontro, na Rua Braz Cubas, 8, foi confirmada para efeitos estatutários a diretoria eleita em 22 de junho, durante reunião-churrascada realizada em dependências da Marinha de Guerra, na Praia de Paranapuã, na área continental de São Vicente. A chapa diretiva, com mandato de um ano, a partir da reunião de junho, é presidida por Fernando Nunes Cunha (Repcon Reparos de Contêineres) e integrada por Washington Perissini (CTI), Otávio Eduardo Antunes (Agência Marítima Bússola), Ciro Pescelaro Pezzo (Wilson Sons/Efeliciano Terminais), Walter Campos Motta Jr. (Agência Marítima Dickinson) e José Caetano Rodrigues Branco (Agência Náutilus), que ficará encarregado do setor desportivo, além de Valéria Paula Guimarães (Flexi-Van), escolhida em reunião posterior para constituir o Departamento Feminino da entidade.

Foi também eleito o Conselho Fiscal, composto por Carlos Pimentel Mendes, jornalista; Neuza Maria de Santana (Lloydbrati) e Thomaz Arrebola Filho (Agência Agenave), como membros efetivos, além de três suplentes: Luiz Edgard Guimarães Ferreira (Brasil Marítima), Antônio Bispo dos Santos Filho (Mesquita S.A. Transportes e Serviços) e Roberto Henrique Rafael (Mesquita Agência Marítima Ltda.). A gestão do conselho fiscal acompanhará a da diretoria do clube.

O encontro serviu, também para tratar de temas relativos ao desenvolvimento da entidade, como a busca de recursos para aquisição de barraca de praia e a preparação da próxima reunião social, a verificar-se dentro de um mês.

Homenagem - Os participantes homenagearam o presidente Fernando Cunha, por ter sido oficialmente indicado pelo grão-mestre da Ordem do Mérito Naval, o presidente da República, José Sarney, para receber dia 13 de dezembro a medalha dessa ordem, no grau Cavaleiro. Ele e mais o dirigente do grupo armador Libra, Álvaro Marques Canoilas, serão os únicos paulistas homenageados, em cerimônia a realizar-se a bordo do porta-aviões Minas Gerais, no Dia do Marinheiro.

Fernando agradeceu e falou sobre o Clube do Contêiner, lembrando que este funciona dentro do "contexto da verdadeira democracia, porque é composto de uma diretoria e um conselho fiscal, sendo a eleição dos membros dirigentes feita pela comunidade. Isso mostra uma diferença do que se vê por aí: entidades em que os associados elegem um conselho e este elege a diretoria, o que dá margem a confusões". Citou ainda a intenção do clube de - apesar de contar com estatutos agora - manter o caráter de informalidade das reuniões, que visam o congraçamento de todos aqueles que atuam profissionalmente ligados à conteinerização de cargas e a atividades afins.

Leva para a página seguinte da série

Veja mais:
Clube do Conteiner (2)