Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0150q.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/03/13 23:05:12
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - OS IMIGRANTES
Porto de chegada dos primeiros coreanos

Leva para a página anterior

Em 28 de junho de 2009, o jornal paulistano Folha de São Paulo publicou matéria no suplemento Revista da Folha sobre os vários grupos de migrantes que se estabeleceram na capital paulista. Na página 12 dessa publicação, registrou:


(Em Santos) O cargueiro holandês que trouxe os primeiros imigrantes a São Paulo

Foto: arquivo pessoal/livro A Jovem Coreia, publicada com a matéria

Um porto brasileiro

A primeira leva de imigrantes saiu de Bufan, cidade portuária perto da capital Seul, na Coreia do Sul, em fevereiro de 1963, com 17 famílias a bordo. Foram 56 dias de viagem em um navio holandês. Aportaram em Santos e foram abrigados no Retiro dos Imigrantes, onde fica hoje o Memorial, na Mooca.

De lá, foram mandados para trabalhar em lavouras como colonos agrícolas, em cidades como Guararema e Arujá, no interior do Estado.

O professor Oswaldo Truzzi ressalta que pode ter havido um desvio de rota nos anos iniciais desse movimento. "Muitos dos coreanos que vieram para São Paulo pretendiam, na verdade, ir para os EUA. São Paulo serve como um ponto de transição para cidades como Los Angeles, que se dedica ao mesmo tipo de negócio com confecção.

Alguns conseguiram comprar seu pedacinho de terra e usaram para o plantio de frutas e o cultivo de arroz. Outros tentaram a sorte no Paraná com a criação de aves.

Os que ficaram em São Paulo fixaram residência no bairro do Glicério, região central, ou foram para a Liberdade. Em seguida, a maioria dos coreanos se concentrou no Bom Retiro. Serviram de mão-de-obra nos negócios de italianos e judeus. Com o passar do tempo, surgiram as primeiras butiques de roupas tocadas por coreanos.

Leva para a página seguinte da série