Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0145t.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/13/08 22:18:37
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CIDADE FESTIVA
Discotecas chegam ao Gonzaga

Na década de 1980, as discotecas substituíram as tradicionais danceterias, atraindo o público jovem para seus salões com música moderna, em alto volume, e efeitos de luz na pista de dança. Poucos anos depois, porém, as constantes brigas entre gangues de rua, que chegavam a fechar o trânsito na Avenida Ana Costa, determinaram o afastamento do público e o fechamento dessas discotecas. Em meio a essa agitação, o bairro do Gonzaga comemorou seu centenário, e no caderno especial Gonzaga Ano 100, publicado em 18 de junho de 1988 pelo jornal santista A Tribuna, um dos temas, na página 19, foi esse:


As discotecas Zoom e Lofty são as principais opções para aqueles que gostam de dançar
Foto de Ademir Henrique, e legenda, publicadas com a matéria

As opções para movimentar o corpo

Pelé, Luma de Oliveira, Helô Pinheiro, Vanuza, Cláudia Raia, Mariete, Paul Clark e Jan Kalicki (ambos do conjunto The Bolshoi), Sidney e Muller (da Seleção Brasileira de Futebol). Estas são algumas personalidades que você pode encontrar, de repente, na Discoteca Zoom, afirma Plínio, relações públicas. A Zoom, a Danceteria Lofty, o Baile do Atlântico e o Clube Sírio-Libanês formam as quatro casas que oferecem música para todos as idades e gostos. Fazem parte do roteiro boêmio do bairro mais underground da Cidade: o Gonzaga.

À noite, todos os gatos são pardos, diz o ditado popular. Nisso o Gonzaga oferece os locais mais democráticos de diversão. As danceterias são freqüentadas por pessoas de todas as classes sociais e das diversas faixas etárias. De quinta a domingo os espaços são ocupados por multidões à procura de som para soltar os movimentos do corpo. Na quinta-feira, tanto a Zoom quanto a Lofty oferecem programação. Ao contrário desta última, que mantém o ritmo disco, a primeira reserva esse dia para músicas românticas (lentas, tangos, boleros e um pouco de pagode).

Na sexta, além das duas danceterias, o público ganha mais uma opção: a conhecida "SSS", a Super Sexta do Sírio. Lá, jovens e adultos se reúnem num espaço amplo com direito ao bate-papo ao redor da piscina.

Quem pensa que é preciso fazer parte de um grupo para freqüentar as danceterias está muito enganado. É bom saber que a maioria dos freqüentadores (homens e mulheres) vai sozinho e se diverte bastante. Novas amizades sempre acontecem e é preciso estar aberto para isso. Fábio Mattos, gerente da Lofty, garante que a sexta é o dia mais badalado pela moçada que quer se divertir.

Zoom - A Zoom oferece matinês aos domingos, das 17 às 21 horas, para adolescentes de 12 a 17 anos. Os ingressos custam Cz$ 200,00. À noite os preços variam de Cz$ 700,00 a Cz$ 300,00, dependendo do dia. Segundo Índio, o didjei (termo utilizado pelos freqüentadores para designar D. J., ou seja, disc-jockey) da casa, a seleção musical vai desde Noel, até Debbie Harry, passando por Blue Mercedez, Rick Astley, Pretty Poison, One Way, Georgio, Salt-N-Pepa e Taylor Dayne. A Zoom possui seis camarotes, telão para vídeo-clip, máquina de fumaça, máquina de produzir bolhas de sabão e "bar cinco estrelas", ressalta o gerente.

Lofty - A Lofty iniciou esta semana, na quarta-feira, a Jam Session, programação de música ao vivo para servir a um público mais seleto, interessado em curtir o som de cada instrumento. Participaram Edgar Scandurra (Grupo Ira), Gilvan Gomes e Roberto Firmino (Gang 90), Sérgio Santana (Patrulha do Espaço) e Victor Leite (do grupo Maria Angélica não mora mais aqui). "Estamos começando uma programação alternativa. Pretendemos dar espaço para os conjuntos locais", destaca Fábio.

Para mexer com os músculos e espíritos da juventude, o didjei da Lofty, Alan Roger (egípcio, criado na Grécia e França e atualmente no Brasil) destaca trabalhos de New Order, The Cure, Billy Idol, George Harrison, Rick Astley, Blue Mercedez, Depeche Mode, Marrs e Livin in a Box. Dos nacionais aponta Paralamas do Sucesso, Ego Trip, Ultraje a Rigor e Lobão. Além da máquina de fumaça e show de luzes, Fábio confidencia a próxima aquisição: um aparelho de raio laser e mais um jogo de luzes.

No segundo semestre será inaugurado no terceiro piso o Single Bar e a lanchonete. Os preços da Lofty variam de Cz$ 700,00 a Cz$ 400,00.

Às pessoas com mais idade o Gonzaga oferece o Baile do Atlântico, que promove, às segundas-feiras, o tradicional Baile da Cebola, onde a mulher tira o homem para dançar.

O quadrilátero que forma o bairro proporciona tudo isso. Agora está na hora de largar o sonho e cair na diversão. Qual lugar você prefere?


Anúncio publicado no suplemento especial Gonzaga Ano 100 do jornal A Tribuna, em 18/6/1988