Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0145o.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/27/07 14:23:54
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CIDADE FESTIVA
Banda Carlos Gomes

Matéria publicada no Almanaque Santos 1969, editado em Santos naquele ano pelo falecido jornalista Olao Rodrigues e pela empresa Roteiros Turísticos de Santos, de P. Bandeira Jr. (página 146):

A nossa banda

Santos tem uma só banda de música civil, a Carlos Gomes, organizada em 1957 por um grupo de músicos amadores, sob a orientação do saudoso maestro Savério Angrisani. Sua organização oficial, porém, foi a 13 de abril de 1962, quando se constituiu em sociedade civil, com a finalidade de desenvolver e estimular a Arte Musical, por meio de concertos e outras exibições públicas, ensino gratuito de música, assistência técnica e beneficente aos seus integrantes, divulgação da música, atividade social-recreativa e amparo a toda e qualquer iniciativa em prol da música, notadamente no que concerne à assistência e proteção a outras corporações musicais.

Reconhecida como sociedade de utilidade pública, pela Lei Municipal n. 2.903, de 16 de junho de 1964, e registrada no Conselho Nacional de Serviço Social, sob n. 4.894-64, a Banda Musical Carlos Gomes, depois de orientada artisticamente pelo maestro Savério Angrisani, é atualmente regida pelo capitão Inácio Pinto de Souza, oficial reformado da Força Pública do Estado, de cuja banda musical também foi regente.

Com 35 músicos do sexo masculino, das mais diferentes profissões, sem objetivo de lucro, pois apenas recebem diminuta ajuda de custo para cobrir as despesas pessoais de representação, a Banda Musical Carlos Gomes, pela expressão técnico-musical, goza de merecido conceito em Santos e nos centros em que já se exibiu. É a banda civil da Cidade.

Seu presidente é o dr. José Gonzalez Lopes, que muito vem pugnando pelo alevantamento técnico e social da benquista corporação.