Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0142h.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/24/08 12:04:37
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - SFC - 9
Guerra parou para verem futebol do Santos

Quando a Coréia freqüentava o estádio...
Leva para a página anterior
Entre os freqüentadores do Estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro, havia um grupo especializado em atormentar um radialista, como foi lembrado na seção Tribuna do Leitor do jornal santista A Tribuna, em 26 de novembro de 2007 (página A-13):


Ilustração do chargista Max, publicada com a matéria

Grupo Coréia

Nem a favor nem contra, o negócio dos integrantes da chamada Coréia, um grupo que freqüentava o Estádio Urbano Caldeira, era infernizar a vida do radialista Vigilato Ernani Arantes Franco Baccarat, o comandante da equipe de esportes da famosa PRG-5 - a popular Rádio Atlântica de Santos - de tão saudosas lembranças na vida dos torcedores do clube da Vila Belmiro.

O grupo, na sua maioria, era formado por moradores do Campo Grande e adjacências, os quais se reuniam no bar do "pinga no bambu", situado no Canal 2, nas proximidades da Carvalho de Mendonça, de propriedade do Caldeira, pai do Lenine. Alguns integrantes do grupo não gostavam do Alvinegro e se aproveitavam da Coréia para extravasarem toda a antipatia que nutriam pelo time praiano. Na verdade, eram torcedores de outros clubes enrustidos no meio da galera dos torcedores santistas.

A fase áurea do grupo de fanfarrões foi nos anos 50 e início dos anos 60. A maioria dos coreanos era composta por ex-jogadores de times amadores da Cidade, principalmente do Vasquinho, Americana e Ás Negro da Vila. A Coréia se extinguiu naturalmente com a evolução técnica do time do Santos e com o crescimento da torcida santista, a qual não via com bons olhos as brincadeiras do grupo.

Relação dos participantes mais assíduos da Coréia: Américo, Aníbal, Antônio de Campos (Sapólio), Aparício, Ari, Ary de Oliveira, Ayala, Belmiro, Bereco, Bonelli, Bráulio, Caetano (Botoca), Careca, Carlos Magno (Carioca), Coruja, Dico, Emílio Sanchez, Feio, Ivaldi Lopes (Vadinho), Ivo, João Carlos, João Pintado, João Tavares (Cobrinha), Joel, Júlio das Neves, Júlio Peres, Layre Fernandes, Leonardo Augusto, Machado, Maninho, Marcelo, Marinheiro, Mário Boneca, Mata Aranha, Mateus (Pó-de-arroz), Mazica, Meio Quilo, Milton Charuto, Naldo, Nanaio, Nanica, Neca, Osmarino, Oswaldo Magalhães, Otávio Barbosa, Pardinho, Paulista, Piola, Redilmar Ferreira (Tinho), Reginaldo Ferreira (Naldo), Rivaldo Marques (Salamanca), Ronaldo Giangulio, Rouxinol, Sérgio, Souzinha, Taxinha, Toninho (Galego), Toninho (Macarrão), Toninho Boca, Toninho da Muleta, Valdir (Tuim), Valdir Barbosa (Muca), Vicente Cruz e o atleta laureano Juarez Guimarães, um ser humano digno de respeito e admiração por parte de todos os associados do Santos FC.

Guilherme Gomez Guarche.

Leva para a página seguinte da série