Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0134k1.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/27/07 11:54:38
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MADEIRENSES
Madeirenses em Santos (4-b)

Leva para a página anterior
Quando habitantes da montanhosa ilha da Madeira resolveram migrar para o Brasil, encontraram na região de Santos um dos melhores lugares, a começar pelo nome da ilha, São Vicente, que recordava localidade homônima em seu arquipélago do meio do Atlântico. Além disso, ilustres patrícios já os antecederam, trazendo na bagagem os instrumentos e as técnicas para a usinagem do açúcar e o preparo do vinho, além de atuarem como entreposto no comércio entre Brasil e Portugal.

E, em Santos, as encostas dos morros lembraram também sua montanhosa terra natal. Em terras santistas, a colônia madeirense ficou conhecida por suas festas e pelas bordadeiras, que continuaram em terras brasileiras as técnicas ancestrais que deram fama à sua ilha. Depois de uma fase de declínio, a comunidade ganhou em 2006 uma ajuda da administração pública, para a construção de um centro turístico, cultural e esportivo no morro do São Bento, que foi inaugurado em fins de 2007, como informa o Diário Oficial de Santos, em sua edição de 27 de novembro de 2007: 


INAUGURADO ESPAÇO DE CULTURA, LAZER E TRADIÇÃO PORTUGUESA - Com a nova unidade, o Morro São Bento entra no roteiro turístico da cidade - Grande público prestigiou a solenidade de entrega da obra, durante a qual houve apresentação de grupo folclórico e queima de fogos

Foto: Ademir Henrique, publicada com a matéria

Morro São Bento entra no roteiro turístico da cidade

O Centro Turístico, Esportivo e Cultural Morro São Bento, inaugurado pela Prefeitura no sábado, vai integrar o roteiro da Linha Conheça Santos, tendo como atrações as tradições da Ilha da Madeira, preservadas pelos imigrantes que povoaram o local.

A novidade foi anunciada pelo prefeito João Paulo Tavares Papa na festa de entrega do prédio, que concentrará atividades visando melhorar a qualidade de vida dos moradores do morro.

"Estamos dando o primeiro passo para estimular o turismo e com isso desenvolver a economia do São Bento. Teremos aqui o marco inicial da cultura madeirense em nossa cidade, além de um espaço especial para o esporte, cultura e lazer", afirmou o prefeito.

A construção do Centro foi viabilizada por uma parceria entre a Prefeitura e o Rancho Folclórico Madeirense, que congrega grupos de danças folclóricas e cedeu parte do terreno utilizado. A União das Bordadeiras, famosas pelas rendas e trabalhos manuais, e a Associação dos Moradores do Morro se  uniram pelo sucesso do projeto.


A história e a cultura dos imigrantes originários da Ilha da Madeira estão retratadas num colorido painel de cerâmica, de 10 m por 3,5 m, estampado numa das paredes da quadra poliesportiva do Centro Turístico, Esportivo e Cultural Morro São Bento. Além de valorizar a edificação, a obra - de autoria de Ademir da Costa, que esteve presente na inauguração – ilustra as várias etapas da vida da comunidade madeirense em Santos. O artista plástico elogiou a preocupação da administração municipal com a qualificação do turismo e as questões sociais

Foto: Anderson Bianchi, publicada com a matéria

Uma queima de fogos e a apresentação de danças e canções típicas marcaram a solenidade, que contou com a presença do presidente da Assembléia da Região Autônoma da Madeira, João Heliodoro Dantas, que veio de Portugal especialmente para o evento. "O Rancho exercerá suas atividades mantendo as tradições do povo da Madeira e a Prefeitura ocupará o tempo ocioso das crianças e jovens do São Bento", disse ele.

A presidente do Rancho Folclórico, Claudete Pereira de Souza, ressaltou que esta era uma antiga reivindicação dos moradores, e representará um importante instrumento da preservação da cultura portuguesa e nova referência turística em Santos.

No Centro, serão realizados ensaios e apresentações dos grupos santistas que mantêm as tradições lusitanas, assim como aulas, exposição e venda dos bordados e peças artesanais, e de produtos da culinária madeirense.


João Heliodoro Dantas, presidente da Assembléia da Região Autônoma da Madeira

Foto: Anderson Bianchi, publicada com a matéria

Um espaço com múltiplas funções, inclusive para portadores de deficiência

Edificado na Rua São Luiz, o Centro tem espaço para atividades esportivas, culturais e de lazer. Com arrojadas linhas arquitetônicas, foi concebido em três níveis distintos (térreo, superior e mezanino), com o cuidado de facilitar o acesso aos portadores de necessidades especiais e idosos: há elevador, rampas e piso tátil nas áreas de circulação para pessoas com deficiência visual.

A área construída é de 1.647 m². O pavimento inferior abriga saguão de exposições, salas de administração e de cursos, cozinha, biblioteca, sala de informática, sanitários e vestiários. O piso superior conta com quadra poliesportiva, salão social, copa, palco e sanitários. Já as salas de som e de depósito de materiais foram instaladas no mezanino.

A obra teve um custo final de R$ 2 milhões e 94 mil, garantidos pelo Fundo Estadual das Estâncias Turísticas, Hidrominerais e Balneárias, que pela primeira vez aprovou um projeto no morro de Santos. O Centro foi construído em uma encosta, que recebeu cuidados especiais de segurança, entre os quais a construção de muros de arrimo, canalização de nascentes, com drenagem, aterro e terraplanagem. O projeto foi elaborado pelos arquitetos da Prodesan e a Erbauen a empresa contratada para executar a obra, sob supervisão da Prefeitura.


Grupo de dança folclórica se apresenta na quadra poliesportiva

Foto: Anderson Bianchi, publicada com a matéria

Centro atenderá 200 alunos de escolas municipais e estaduais

A garotada dos morros da cidade terá no Centro do São Bento um núcleo do programa Santos Criança, com atividades esportivas diversificadas para estudantes de 7 a 12 anos no período contrário ao das aulas regulares.

Serão atendidos ali 200 alunos das escolas municipais e estaduais dos morros, por meio do Projeto Escola Total-Jornada Ampliada.

A nova unidade municipal mantém vários serviços dirigidos para moradores de todas as idades. Entre os destaques, um pólo do Centro Municipal de Inclusão Digital, com cursos gratuitos de informática e acesso à Internet para a comunidade.

Aulas de teatro, capoeira, dança de salão, dança de rua, ritmos brasileiros e ginástica para a terceira idade compõem a série de cursos e atividades oferecidas pelo Centro. A quadra poliesportiva também poderá ser utilizada pela população, mediante agendamento prévio.

A biblioteca possui um acervo com cerca de dois mil livros para empréstimo por 15 dias, renováveis por igual período. A brinquedoteca, equipada com mais de 200 brinquedos novos, oferecerá atividades lúdicas para crianças de até cinco anos acompanhadas pelos pais, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Entre as oficinas com ênfase ao resgate da cultura madeirense estão a de culinária, com dez alunos por turma, e a de bordado, que será ministrada pelas integrantes da União das Bordadeiras, com trabalhos manuais específicos.

O Rancho Folclórico Típico Madeirense do Morro São Bento ensaiará no local, todos os domingos, das 18h30 às 22h30.


Centro Municipal de Inclusão Digital

Foto: Anderson Bianchi, publicada com a matéria

 


Biblioteca

Foto: Anderson Bianchi, publicada com a matéria

 


Brinquedoteca

Foto: Anderson Bianchi, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série